CATEQUESE, INICIAÇÃO DA FÉ CRISTÃ E CATÓLICA

postado em: Catequese | 0
Em outro momento já falamos a respeito da importância da catequese, mas este assunto de fonte praticamente inesgotável nos faz pensar se estamos realmente fazendo nosso papel como catequista e formadores de novos discípulos. Os desafios de catequizar sãos dos mais diversificados, seja ele problemas em nossa paróquia – quando digo problema me refiro a todo e qualquer tipo de inconveniência – ou por qualquer interferência do mundo moderno.

A CATEQUESE

A catequese é envolvida por meio do mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde é apresentado ao catequizando o motivos verdadeiros para uma verdadeira devoção ao amor a Cristo e a sua Igreja.
O Papa João Paulo II no diz:
vosso papel principal deve ser o de suscitar e alimentar, em vossas Igrejas, uma verdadeira paixão pela catequese; uma paixão, porém, que se encarne numa organização adaptada e eficaz, que empenhe na atividade as pessoas, os meios e os instrumentos e, também, os recursos financeiros. Podeis ter a certeza disto: se a catequese for bem feita nas vossas Igrejas locais, tudo o mais será feito com maior facilidade (CT 63).
(Diretório Nacional de Catequese, 5 ed. 2007)
A iniciação catequética é o meio pelo qual o catequizando é envolvido por motivos verdadeiros e concretos sobre os mistérios da fé e por sua participação efetiva no seio da Igreja.
No início do cristianismo, a catequese era o período em que se estruturava a conversão. Os já evangelizados eram iniciados no mistério da Salvação e em um estilo evangélico de ser: experiência de vida cristã, ensinamento sistematizado, mudança de vida, crescimento na comunidade, constância na oração, alegre celebração da fé e engajamento missionário.
(Diretório Nacional de Catequese, 5 ed. 2007)
Os catequistas estão ligados a missão evangelizadora dos primeiros cristãos, dos primeiros convertidos a fé em Jesus, celebrando a comunhão junto com toda a Igreja.
Como está estruturada nossa catequese? Estamos nos preparando para evangelizarmos e apresentar o Cristo Ressuscitado aos nossos irmãos? Deixe seu comentário, ajude a melhorar o blog.

[wp_link_assinar]

Digite seu e-mail e receba as atualizações

Catequista

Catequista

Sou ex-espirita. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.
Catequista

Últimos posts por Catequista (exibir todos)

Deixe uma resposta