SÃO COSME E SÃO DAMIAO – SANTOS CATÓLICOS

postado em: Igreja Católica | 2
Conhecemos como São Cosme e São Damião, porém seus nomes verdadeiros são Acta e Passio. Praticavam a medicina por volta do século III. A Igreja celebra no dia 26 de setembro a honra aos irmãos gêmeos que viveram na Ásia Menor e curavam as pessoas sem querer nada em troca, por isso eram chamados de inimigos do dinheiro.

Os santos médicos foram perseguidos e condenados a morte pelo imperador Diocleciano. Foram acusados por não adorarem os deuses do culto religioso do império romano. Disseram eles ao serem interpelados pela acusação:

Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!

sao-cosme-e-sao-damiao

São Cosme e São Damião (Acta e Passio) foram decapitados por ordem do imperador e são considerados padroeiros dos farmacêuticos e médicos.

SÃO COSME, SÃO DAMIÃO E DOUM – SINCRETISMO RELIGIOSO

A fé católica fundamentada na tradição da Igreja, nos ensina que, eram dois os irmãos e que viveram no século III. O sincretismo religioso, mais precisamente na umbanda, acrescentou um outro “santo” junto aos irmãos. Existe uma confusão na umbanda, retratando São Cosme e São Damião como crianças, o que não é de verdade.

Não existe nenhuma prova existencial de Doum, sua origem é própria da crença religiosa da umbanda. Na umbanda se faz comemoração dos supostos três irmãos no dia 27 de setembro ou no dia 12 de outubro .


santos-cosme-e-damiao

A figura acima retratada não representam a imagem cristã dos verdadeiros santos católicos venerados pela Santa Igreja.


Dentro da cultura e sincretismo religioso da umbanda e do candomblé os santos, São Cosme e São Damião são sincretizadas nas figuras do IBEJI, uma linha ou falange de orixás infantis. Não são as imagens dos santos católicos.


sincretismo-ibeji

 

A fé católica é rica em imagens e símbolos que nos ajudam a entender e a contemplar o mistério divino. No entanto o sincretismo pode confundir integrantes de outros grupos religiosos cristãos e até mesmo católicos pouco instruídos. Embora não havendo concordância doutrinal entre religiões como a umbanda e o candomblé, devemos respeitar tal posição. E quando possível catequizar estas pessoas sem opressão ou repúdio.

 

E você já viu alguma imagem destas? Já se confundiu? Dê sua colaboração e ajude a melhorar o blog. Assine o Blog e receba as atualizações no seu e-mail. Deixe seu recado logo abaixo desta postagem, comente e compartilhe com seus amigos. 

São Cosme e São Damião, rogai por nós.

Você também poderá gostar de ver esta postagem sobre o que é a CANONIZAÇÃO dos santos.

 

[wp_link_assinar]
Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Respostas

  1. ex espírita?
    como assim?

    • Olá Roselaine, bom dia. É simples, já fui espírita, já acreditei no espiritismo. Hoje nãos ou mais espírita e não creio em nada da doutrina espírita. Se quiser mais detalhes, podemos conversar. Abraços.

Deixe uma resposta