12 DE OUTUBRO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

postado em: Catequese | 0
Nossa Senhora, a Mãe do Meu Senhor (Lc. 1, 43). Nossa Senhora é um ícone nacional. A Santa Mãe de Jesus é padroeira do Brasil. Desde 1717 os brasileiros rendem graças a ela, pelo aparecimento da imagem de Nossa Senhora no rio Parnaíba do Sul que se prende nas redes dos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves.

Esta breve catequese, busca apresentar um pouco da história da nossa Mãe Querida, Nossa Senhora Aparecida. Nossa Senhora também quis fazer presente em nossa pátria, se tornando a padroeira do Brasil.

NOSSA SENHORA RAINHA DO BRASIL

No ano de 1929 o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como sendo a Rainha e padroeira do Brasil. A Basílica de Aparecida passou a ser construída em 1955. Tem capacidade de até 45.000 mil fiéis e em tamanho está em segundo lugar, perdendo para a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Nossa Senhora

UM DOS PRIMEIROS MILAGRES DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Um escravo fugitivo é capturado pelo senhorio. Indo de volta para o lugar de onde havia fugido passam diante da capela de Nossa Senhora e pede para rezar. Rezando diante da imagem as correntes que o prendiam nas mãos e pés se solta. Zacarias que era o escravo havia sido libertado por Nossa Senhora e agora pelo seu senhorio que ficou espantado diante da ocorrência.
 
Maria, sendo canal da graça de Deus, realiza por meio do Seu Filho, Jesus, milagres em seu nome. O catecismo nos ensina que:
 
 

“…e é em nome dele (Jesus) que os discípulos de Jesus operam milagres” (CIC p. 122, §434)

Quanto mais Maria, que foi sua zelosa Mãe. E que é aquela que nos diz “Fazei tudo o que ele voz disser” (Jo. 2, 5).
 
 

MARIA, NOSSA SENHORA DOS POVOS

Maria tem se apresentado ao longo da história em diversas situações, formas e lugares. Mas sempre é a Mesma Maria.
  • Nossa Senhora de Fátima em Portugal,
  • Nossa Senhora de Lourdes na França e
  • Nossa Senhora de Guadalupe no México. 

A Igreja sempre teve Maria como sendo um modelo de extrema importância para os cristãos. Ela, a Mãe de Jesus, esteve presente em todos os momentos da vida do seu Filho, Jesus.


O que podemos aprender com Maria, Você já teve alguma experiência ou uma graça concedida por meio da intercessão de Nossa Senhora? Comente. Assine o Blog Catequese do Leigo e receba as atualizações no seu e-mail.  

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta