666 O NÚMERO DA BESTA

postado em: Bíblia | 0
Talvez este seja um dos simbolismos da Sagrada Escritura que tenha mais especulação entre os cristãos, seja católico ou protestante. O número da besta o 666 – seiscentos e sessenta e seis – é tema de filme hollywoodiano e fantasias entre algumas denominações protestantes. Alguns até dizendo que o Papa é a besta do Apocalipse. O livro do Apocalipse foi escrito pelo Apostolo São João, provavelmente quando esteve prese na ilha de Patmos.
Olá meus amigos, esta catequese busca mostrar de forma didática um dos mais polêmicos assuntos da Sagrada Escritura, mais precisamente sobre o livro do Apocalipse. O número da besta é discutido principalmente no meio protestante, com a pretensa ideia de “descobrir” ou até mesmo “apontar” quem seria a tal besta cujo o número seria o 666. Espero de forma clara abordar o assunto. Esta catequese aponta os seguinte tópicos:

 

  • O Apocalipse de São João
  • Mas e o Número 666?
  • Mas a quem se refere o número da besta?
  • O Perigo da Especulação

Comente e deixe seu recado, ajude nessa catequese a abordar este assunto com outros catequistas.

 

Apocalipse - Livro de São João

O APOCALIPSE DE SÃO JOÃO

Alguns biblistas apontam pela dúvida de que a autoria do evangelho de São João, suas cartas e o livro do Apocalipse tenha sido o mesmo o apóstolo São João. No entanto isso não torna inválida a canonicidade do livro e sua ação dentro da história da Igreja e do plano de Deus.
O termo Apocalipse é grego e (αποκάλυψις)Apokálypsis– que quer dizer REVELAÇÃO. É provável que os textos atribuídos ao livro do apocalipse tenha iniciado nos anos 70 e concluído por volta dos anos 90 DC. A principio o livro é cheio de simbolismos, busca animar e precaver os cristãos da tribulação, as grandes perseguições.
 
[wp_link_assinar]

MAS E O NÚMERO 666?

Rodeado de “interpretações” das mais ilusórias possíveis o número seiscentos e sessenta e seis mantém vivo a especulação de cineastas e religiosos, até mesmo para atacar a própria Igreja de Cristo.
Mas o que é dito sobre o número em Apocalipse 13, 18?
Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis.

O autor do livro então dá algumas pistas no próprio texto. Ele diz, que é preciso ter INTELIGÊNCIA, ou seja, ter entendimento, saber do que está se referindo no contexto pois será necessário CALCULAR.E o resultado do Calculo é a resposta que será um HOMEM.
Entre os judeus existe ou existia uma técnica cabalista denominada de GEMATRIA que consiste em atribuir valores numéricos as letras, logo, é necessário saber da técnica para que se possa calcular.
Número da Besta

 

MAS A QUEM SE REFERE O NÚMERO DA BESTA?

O número propositalmente narrado pelo autor do Apocalipse faz menção às tribulações e perseguições ocorridas com os cristãos. É preciso lembrar que os imperadores romanos clamavam para si atributos de divindade.
O número cabalístico, 666, o tão alarmante número da besta, narrado no livro do Apocalipse está fazendo referência, na verdade ao próprio imperador César Nero, que em grego, transpondo para o hebraico e aportuguesando, somando o nome da direita para a esquerda, fica:
N
V
R
e
N
R
a
S
e
Q
Total
50
6
200
50
200
60
100
666
O nome descrito por São João é César Nero, que detinha o poder político e religioso de sua época. Assim como seu sucessor Domiciano, que também exigiu para si ser chamado de “nosso Senhor e Deus”.

O PERIGO DA ESPECULAÇÃO

Alguns tentando denegrir a imagem da Igreja se lançam nas mais desvairadas fabulas. Enraizou-se no meio de determinados grupos de protestantes que o Papa então seria a besta narrada no livro de São João, o Apocalipse. Alegaram então que no título “Vigário do Filho de Deus” transpondo para o latim “Vicárius Filii Dei” somaria o valor de 666.
V
I
C
A
R
I
U
S
F
I
L
I
I
D
E
I
Total
5
1
100
1
5
1
50
1
1
500
1
666
Além de ser fantasiosa tal acusação, é preciso lembrar que o livro do Apocalipse foi escrito em grego para cristãos da Ásia Menor, que falavam grego e tinham pouco conhecimento em hebraico – é preciso ter inteligência. A gematria cabalista dos judeus é diferente da valoração do latim para os valores numéricos.
Um outro ponto preponderante é que NENHUM Papa utiliza o título “Vigário do Filho de Deus“. Além de que o autor se referia a “um homem” e não a algum título.
Se levarmos ao pé da letra até mesmo um simples nome como Luís que em latim se escreve LUDOVICUS chegaremos ao resultado de 666.
 
L
U
D
O
V
I
C
U
S
Total
50
5
500
5
1
100
5
666
Espero ter ajudado a compreender melhor esta questão. E também podemos perceber como pode ser perigoso a livre da bíblia. E você já conhecia sobre este tema? Deixe seu recado. Abraços. Ah, se quiser ler um outro artigo interessante sobre o número da besta, clique aqui. E não esqueça de deixar seu comentário!!
 [wp_link_assinar]

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta