BÍBLIA – A FORMAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA

postado em: Bíblia | 1
Formação Bíblica - Livros canônicos - protocanônicos e deuterocanônicos
Sem dúvida alguma, a Bíblia é um dos livros mais lidos no mundo, seja por cristãos ou não. Mas o fato é que provavelmente alguém, em algum momento teve contato com a Bíblia em algum episódio de sua vida. Seja por curiosidade ou por busca e motivação da fé. Devemos ter em mente que as Sagradas Escrituras não compõem uma fundamentação cientifica e sim religioso, de conceitos e formas que alimentam a fé dos que creem. 
[wp_link_assinar]

 

Caros amigos, esta catequese sobre a Bíblia apresenta um breve estudo sobre a Diáspora que contribuiu para a formação das Sagradas Escrituras. Fazendo um paralelo com a formação dos Judeus e dos Cristãos.

 
Acompanhe esta catequese por breve tópicos, que buscam apresentar e esclarecer de forma objetiva a formação dos livros da Bíblia, que são:
 
  • Como a Bíblia foi Escrita
  • Como a Bíblia foi sendo Formada 

Ao final desta leitura você terá um pouco mais de conhecimento sobre a formação dos livros sagrados.

 

COMO A BÍBLIA FOI ESCRITA?

Bom, em primeiro lugar é necessário entender que o termo Bíblia vem do “grego” – βιβλιον (biblion = livro)– ou biblioteca. A Bíblia na verdade é uma coleção de vários livros escritos em tempos e costumes diferentes da antiguidade.
Os materiais que se utilizavam para escrever eram a cerâmica, o pergaminho e o papiro.
A cerâmica era e ainda é a arte de modelar o barro para se produzir utensílios, como vasos de barro e “lajotas” para se escrever.
O pergaminho é um pedaço de couro, geralmente de carneiro, curtido, para que se pudesse escrever.
E o papiro é uma planta que nascia nas margens do rio nilo com diversas utilidades, a fabricação de cestos por exemplo. Suas folhas também eram utilizadas para que se pudessem escrever.

COMO A BÍBLIA FOI SENDO FORMADA?

 

As Sagradas Escrituras ou Bíblia como comumente falamos, não foi formada ou escrita de uma só vez. Isso levou tempo e muito tempo. Primeiramente e naturalmente os livros sagradas foram sendo desenvolvidos no meio do povo Judeu. A estudos que dizem que os primeiros livros da Bíblia teria sido escrito IX séculos antes de Cristo.
 Por vários motivos o povo Judeu acabou por serem divididos em alguns grupos, entre eles os palestinos e o gregos, a esta ocorrência é chamada de diáspora. Esta divisão se deu por conta de deportações (Alexandre Magno) e perseguições entre 175 – 163 AC. por Antíoco Epífanes.
  
Os judeus que estavam fora do grupo palestino, que guardavam a tradução Hebraica começaram a traduzir as escrituras para o grego, com a intenção de preservar a tradição e passar para as futuras gerações sua fé. Pois mesmo entre eles já não se falavam o Hebreu e sim o Grego. Nessa tradução, outros livros de língua grega, entre os judeus, foram surgindo e foram acrescentados a lista de livros que já tinham antes da Diáspora. 
 

Bom, para não tornar este post longo, vou dividi-lo, penso que ficará melhora. Espero que gostem. Dê sua opinião. E lembre, a Bíblia é a palavra de Deus. Assine o Blog e receba as atualizações no seu e-mail. Abraços.

Fontes: 
VALDÉS, Ariel Álvarez. Que sabemos sobre a Bíblia? V. I. ed. Santuário. Aparecida – SP. 1997.
STRABELI, Fr. Mauro. Bíblia: Perguntas que o povo faz. ed. Paulos. São Paulo. 1990. 

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

One Response

  1. Aristeu Alves

    ”Evangelho de Judas” É Irrelevante à Luz De Um Surpreendente Texto Talmud de Jmmanuel Ainda Muito Mais Antigo.

    Descoberto em Jerusalém em 1963, inaugura uma Nova Era Verdadeira, enquanto ao mesmo tempo expõe às claras todas as farsas e as falsificações dos evangelhos do Novo Testamento como sendo mais corrompidos do que até mesmo os teólogos e seminaristas jesuíticos cristitas suspeitam.

    Escrito 100 anos antes – por Judas Ischkerioth – um documento em aramaico pouco conhecido é considerado ser a Verdadeira Fonte do Livro de Mateus, e de ter precedido os outros Evangelhos distorcidos e falsificados.

    Este documento VERDADEIRO , descoberto em Jerusalém em 1963, inaugura uma Nova Era Verdadeira, enquanto ao mesmo tempo expõe às claras todas as farsas e as falsificações dos evangelhos do Novo Testamento como sendo mais corrompidos do que até mesmo os teólogos e seminaristas jesuíticos cristitas suspeitam.

    Esta é uma completa análise comparativa do livro Talmud de Jmmanuel (Talmud de Jmmanuel/Emmanuel/Immanuel), mostrando, em grande parte quando comparado com o Evangelho de Mateus, que o Talmud de Jmmanuel foi a fonte original Verdadeira e Real para esse evangelho falso do Novo Testamento e que foi falsificado e distorcido por Mateus.

    O Talmud de Jmmanuel informa-nos precisamente quais são os versículos de Mateus que são verdadeiramente genuínos, e quais são parcialmente verdadeiros, e quais são pura e simplesmente invenções e completas mentiras e distorções propositadas.

    Em mais de 100 comparações de passagens paralelas, e que estão neste livro Talmud de Jmmanuel que apontam que os argumentos falsificados por Mateus e suas dependências baseadas na verdade do Talmud de Jmmanuel são vistos como sendo difíceis de inverter, e em todos os outros casos, as diferenças entre os dois são também consistentes com a autenticidade do Talmud de Jmmanuel que é Verdadeiramente Verdadeiro.

    A partir da leitura conscienciosa e profunda do livro Talmud de Jmmanuel vê-se em verdade que os estudiosos do século 19 erraram em assumir que os “evangelhos” de Marcos foram escritos antes de Mateus.

    A VERDADEIRA VIDA DE EMMANUEL/IMMANUEL.
    A VERDADE QUE AS IGREJAS OCULTARAM DA HUMANIDADE.

    Isaías 7:14 Portanto o JSHWSH mesmo vos dará um sinal: eis que uma jovem mulher conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

    Isaías 8:8 e passará a Judá, inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel.

    SAIBA DA VERDADE QUE OCULTARAM DA HUMANIDADE POR MAIS DE 2000 ANOS:

    Página direta para fazer DOWNLOAD/BAIXAR o livro TALMUD DE EMMANUEL/IMMANUEL em PDF ONLINE. Espere carregar todo o livro na tela e depois dê SALVAR COMO

    http://talmud-de-jmmanuel.webs.com/

    http://adjutor156.wix.com/talmud-de-jmmanuel

    http://wahrheit7x7.webs.com/talmuddejmmanuel.htm

    Página direta para fazer DOWNLOAD/BAIXAR o livro TALMUD DE EMMANUEL/IMMANUEL em PDF ONLINE. Espere carregar todo o livro na tela e depois dê SALVAR COMO

    http://ia801008.us.archive.org/18/items/TALMUDDEJMMANUELCOMPLETOComCapa/TalmudDeJmmanuelCompletoComCapa.pdf

    http://ia601709.us.archive.org/31/items/TalmudDeJmmanuelCompleto.pdf/TalmudDeJmmanuelCompletoComCapa.pdf

Deixe uma resposta