O PAPEL DO LEIGO NA IGREJA – O LEIGO E SUA AÇÃO NA IGREJA

postado em: Catequese | 2
O leigo e seu papel na Igreja. A ação do leigo corresponde a vários ambientes como o religioso e o social. Ser leigo não é ser ausente e sim presente nas necessidades do mundo moderno.
Quem são os leigos? O Compêndio do Vaticano II (CV) diz que: Pelo nome de leigos aqui são compreendidos todos os cristãos, exceto os membros de ordem sacra e do estado religioso aprovado pela Igreja. (CV p. 77)” Logo, os leigos são todos os não ordenados ou pertencente de alguma ordem religiosa. No entanto, nós os leigos, somos …incorporados a Cristo pelo batismo (CV p. 77)”.
Esta breve catequese busca apresentar de modo simples o papel do leigo dentro da Igreja. O Concílio do Vaticano II trás grandes expectativas sobre o laicato e sua presença no Corpo Místico de Jesus Cristo, sua Igreja.

O LEIGO E SUA MISSÃO NA IGREJA

Então, pelo batismo somos incorporados na Igreja de Cristo, e somos chamados e empregar nosso esforços no caminho evangelizador e com isso participando na salvação de todos.
Somos leigos
O Catecismo da Igreja Católica diz que:

Os batizados tornam-se “pedras vivas” para a “construção de um edifício espiritual, para um sacerdócio santo” (1Pd 2, 5). 

Na dinâmica da Igreja, mesmo fora do ofício da ordem, somos colaboradores no caminho da salvação.
Aqui estamos então, como agentes de pastorais, colaboradores litúrgicos, grupos de encontros e principalmente os catequistas.
 
No documento do Concílio do Vaticanos II ainda é dito que:
 

“O apostolado dos leigos é participação na própria missão salvífica da Igreja (CV p. 79).” 

Unidos a Cristo, somos chamados a servir, a seguir um caminho de apostolado na construção do Reino de Deus, colaborando com toda a Igreja.

Existem várias ações onde o leigo pode exercer seu papel, dentro e fora da Igreja. O leigo pode exercer sua vocação como:

  • Catequistas
  • Ministros Extraordinário Comunhão  
  • Ministro da Palavra
  • Pastorais (Batismo, Dizimo, da Promoção Humana, Pastoral da Criança etc)
  • Pastoral ou Agentes da Liturgia
  • Grupos de Jovens
  • Movimentos (Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, MFC, RCC e etc)

E fora da Igreja, nós LEIGOS somos chamados a testemunhar nossa fé, precisamos de leigos católicos dentro e fora da Igreja, onde realmente possamos apresentar e representar o mesmo Cristo que adoramos em nossas Liturgia Eucarística, clique aqui e leia mais sobre o tema de VOCÊ É CATÓLICO MAS….

Precismo de bons políticos e bons empresários, professores, médicos que também possam manifestar a fé para com seus irmãos.


E você, qual seu apostolado? Como você exerce o seu serviço na comunidade? Comente e evangelize. Obrigado por sua presença aqui no Blog, deixe seu comentário e ajude outra pessoas a conhecerem o trabalho do Catequese do Leigo. Compartilhe. Se você ainda não é assinante, clique aqui e receba as atualizações gratuitamente. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Respostas

  1. Adelson da silva

    Pra mim está sendo um aprendizado muito grande pois estou a pouco tempo como catequista e vcs estam me guiando muito bem.obg a todos.

    • olá Adelson, obrigado por suas palavras aqui no Catequese do Leigo. Seja sempre bem vindo. Sempre que puder deixe suas sugestões e até mesmo críticas. O Catequese do Leigo se esforça para manter um material atualizado para todos os que dispõem na tarefa de catequizar. Um grande abraço. Paz e Bem.

Deixe uma resposta