A IGREJA QUE ATRASOU A HUMANIDADE

postado em: Igreja Católica | 0

Atualmente um modismo inconsequente se instalou no senso comum, a Igreja atrasou, e por vezes até proibiu o desenvolvimento da humanidade, principalmente a ocidental.

Esse pensando na verdade não é recente, mas veio ao longo do tempo tomando força e as mais variadas formas seja ela no meio cristão ou não.

Mas o que acontece é a maioria das pessoas apenas repetem o que já ouviram sem nenhuma base de questionamento. Antes de continuar gostaria de deixar uma pergunta par a reflexão, Porque dizer que a Igreja atrasou a humanidade?.

a igreja catolica atrasou a humanidade

A IGREJA É UM ATRASO

É necessário situar que, a Igreja Católica foi perseguida pelos imperadores romanos. Ao agir com honestidade em busca da verdade, não oculte este fato.

Então em primeiro lugar é muito fácil dar as costas a mais de 2000 anos de história simplesmente por confusões de informações especulativas e tendenciosas.

Digo ainda que, estas confusões estão até mesmo no meio católico. Bem, na Bíblia vemos o quanto os primeiros cristãos sofreram perseguições e foram levados até a morte.

Estes relatos ultrapassam as páginas das Bíblia. A Igreja obteve seu reconhecimento como instituição religiosa praticamente em 313 com o Édito de Milão.

Por volta do ano 257, Valeriano proíbe aos cristãos o culto divino e a visita às catacumbas. Em 258, a recusa dos sacrifícios ao imperador é castigada com a morte (para os clérigos), o confisco dos bens (para os leigos ricos), o banimento e  trabalhos forçados (FROHLICH, 1987 p. 25).

É importante notar que mesmo nessa época a Igreja já tinha uma prévia estrutura formada quanto sua origem, instituição e hierarquia.

Em 303 Galério e Diocleciano desencadeiam uma perseguição sistemática contra os cristãos, atingindo todo o império (FROHLICH, 1987 p. 31).

Entenda que as falácias que permeiam o senso comum ignoram ou por má-fé ou por falta de conhecimento de relatos como estes descritos.

Para alguns a Igreja passa só ser Igreja e fonte de toda “maldade” no período da Idade Média. Fazendo da Igreja a mais maldosa de todas as organizações da humanidade.

Chamando este período de a “Idade das Trevas”. Dizer que a Igreja é atraso em si é no mínimo desprezar os fatos anteriores e posteriores ao período da Idade Média.

MAS A IGREJA JÁ FEZ ALGO DE BOM ?

Bom, esta pergunta é lamentável. É lamentável simplesmente pelo fato de que a Igreja em si já é algo grandioso pela obra de Deus, deixada e edificada por Nosso Senhor Jesus para conduzir seus filhos. Embora isto é uma questão de fé.

Um dos grandes feitos já realizado pela Igreja, PARA QUEM NÃO SABE,  foi evitar a invasão de Átila rei dos Hunos pelo PAPA LEÃO I a ROMA (FROHLICH, 1987 p. 37).

Papa Leão I

Em 452, o Papa Leão I Magno foi designado pelo imperador Valentiniano III a guiar uma delegação do império enviada ao Átila, rei dos Hunos, para convencê-lo a retirar-se. Na época, a população romana confiava mais no prestigio dos papas que nas guardas imperiais (CARTELLI, 2010).

Alguns tentam até mesmo denegrir a Igreja, dizendo que a mesma foi a favor da escravidão. Embora a situação seja polemica tal como a inquisição, os “faltosos de informação” alardeiam situações isoladas e caluniosas.

Por volta do ano 877 o Papa escreve uma carta aos príncipes de Sardenha, condenando o comércio dos escravos. É pecado grave mantê-los em escravidão (FROHLICH, 1987 p. 71).

Você também poderá gostar destas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Espero que tenham gostado deste post e que tenha contribuído com mais informação. Deixe seu recado logo abaixo com sua opinião. Assine o blog e receba as atualizações eu seu e-mail. Abraços.

Fonte: FROHLICH, Roland, Curso básico de história da Igreja/ Roland Frohlich; (tradução e adaptação Alberto Antoniazzi) – São Paulo: Paulus, 1987.
CARTELLI, Anna, Ascensão e queda dos estados pontifícios. 2010 acessado em 24/11/2013.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta