OS SACRAMENTOS

postado em: Sacramentos | 0
Os Sacramentos, são instrumentos de salvação e cura. A Igreja por meio de Jesus Cristo confere aos seus fieis meios para que possam se santificar. Os meios por excelência provem dos sacramentos que a Igreja administra. A Igreja por meio da Sucessão Apostólica, pela graça do Espirito Santo tem o poder de ministrar os meios de conduzir o rebanho de Cristo.

[wp_link_assinar]

OS 7 SACRAMENTOS, SINAIS E MISTÉRIO 

O termo SACRAMENTO provém de uma palavra em grego – mysterion – originou-se dai dois outros termos para o latim, mysterium e sacramentum. A tradição oriental da Igreja também denomina de “os santos mistérios” quando se refere aos Sacramentos. Os Sacramentos são um mistério Divino, juntamente com Cristo de onde provém todo o mistério da salvação. Os Sacramentos também são sinais da graça e da ação de Deus no meio da Igreja, por meio destes sinais podemos perceber a presença de Deus em cada etapa de nossas vidas ou para cada necessidade que temos. A Igreja também é um sinal de Cristo, portanto um SACRAMENTO do próprio Cristo.

 
A Igreja em Cristo é como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano […] Como sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. «É assumida por Ele como instrumento da redenção universal (CIC §775 – §776)
Os Sacramentos também são uma forma de manter a Igreja unida na catolicidade daquilo que ela crê e consequentemente ensina. Unida pois todos os membros recebem o mesmo SINAL da presença de Cristo por meio dos Sacramentos e isso de uma forma UNIVERSAL, católica. Não existe, para aqueles que estão unidos a Igreja de Cristo, um ensinamento contrário, em todas as igrejas particulares é o mesmo Cristo que é anunciado e o mesmo credo é proferido. São os mesmos meios que são ministrados para a preservação da fé de todos os fiéis.
 
Mas a unidade do Corpo não anula a diversidade dos membros: «Na edificação do Corpo de Cristo existe diversidade de membros e funções. É o mesmo Espírito que distribui os seus vários dons, segundo a sua riqueza e as necessidades dos ministérios para utilidade da Igreja» . A unidade do Corpo Místico produz e estimula a caridade entre os fiéis (CIC §791)
os-sacramentos-da-igreja

Os ministros ordenados, salvo algumas exceções são os responsáveis por administrar os sacramentos. Responsáveis sim, e não proprietários, ninguém o é de fato. A Igreja tem por função ministrar e administrar o uso e com real zelo pelos Sacramentos. 

Os sacramentos ministrados pela Igreja são 7 (sete) e dentro da simbologia bíblica o número sete sempre recebeu um destaque de perfeição. São eles:
  1. Batismo
  2. Crisma ou Confirmação
  3. Eucaristia
  4. Penitência ou Reconciliação
  5. Ordem
  6. Matrimônio
  7. Unção dos Enfermos

O vídeo abaixo apresenta de forma simples o objetivo uma passagem sobre os sete sacramentos.

 

Estes são os Sete Sacramentos, sinais e mistérios ministrado pela Igreja desde a antiguidade, que no entanto foram evoluindo conforme o entendimento do Magistério e das experiências que suscitaram no meio da Igreja desde sua condução inicial pelos Apóstolos e seus sucessores já na Igreja Primitiva.

 
Este é o Blog Catequese do Leigo, assine a lista e receba as atualizações no seu e-mail. Muito obrigado por ter chegado até aqui. Volte sempre. Deixe seu comentário e ajude a evangelizar. Compartilhe. Obrigado e um forte abraço.
[wp_link_assinar]
Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta