A IGREJA DE CRISTO SE PERDEU

postado em: Igreja Católica | 0

A Igreja de Cristo teria se perdido ao longo do tempo? A Igreja de Cristo, não se perdeu. Bom nessa catequese gostaria de abordar este tema bem polêmico.

A Igreja se perdeu, deixou de cumprir seu papel! Ouvi várias vezes, em conversas de amigos protestantes que isso seria uma realidade. Então, resolvi escrever, para você meu amigo catequista, que pretende se aprofundar mais neste e em outros temas.

Iremos ver nesta catequese:

  • A Promessa de Cristo para sua Igreja
  • Pode a Igreja se perder?

Se você chegou até aqui, deixe seu recado e também assine gratuitamente o Blog Catequese do Leigo e receba as atualizações por e-mail, clique aqui.

A Promessa de Cristo para sua Igreja

Jesus pregou e ensinou junto aos seus discípulos e a uns constitui Apóstolos. No Evangelho de São Mateus, encontramos algo fundamental para nossa catequese.

O evangelista narra no capítulo 16, a edificação da Igreja, a autoridade apostólica e sua promessa de que a Igreja prevaleceria. Mas não qualquer igreja, mas a única e verdadeira Igreja que ele fundou.

A missão da Igreja de Jesus era e ainda é anunciar o Cristo e a Boa Nova. Alguns dizem, mas a Igreja de Jesus não é uma instituição. No entanto Jesus fundou uma instituição! Um grupo de pessoas onde delegou, ensinou e instituiu seus ministros. E ao formar esta instituição, Ele, Jesus Cristo, promete:

[…] as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (São Mateus 16, 18)

Jesus “edificou”, “fundou”, “formou” e “instituiu” a SUA Igreja. E as “portas do inferno” não prevaleceria contra ela. A Igreja vence todo o mal.

O mal das divisões, das heresias e das ideologias. Jesus edifica sua Igreja em sólida rocha onde a UNIDADE é primordial.

Eu e o Pai somos um. (São João 10, 30)

A UNIDADE da Igreja também é um desejo de Jesus, a Igreja não pode ensinas divisões, ela precisa ser reta para guiar o povo de Deus, para que todos possam ser UM.

Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste (São João 17, 21).

Jesus promete que as “portas do inferno” não venceriam a sua Igreja e roga ao Pai a unicidade dos que dos que iriam continuar sua missa.

PODE A IGREJA SE PERDER?

A Igreja de Jesus se perdeu no decorrer da história? Algumas pessoas, principalmente as do círculo protestante, tentam enfatizar que a Igreja de Cristo se perde.

Bem, meus amigos, isso não é verdade. Em primeiro lugar, Jesus deixou um ministério aos Apóstolos e seus sucessores e isto não se perdeu. Só os verdadeiros pastores (Bispos) são sucessores dos Apóstolos.

Então a resposta é NÃO. A Igreja de Cristo não se perdeu. Jesus não abandonou sua Igreja, nem mesmo a mercê dos seus próprios filhos, que como seres humanos e pecadores, cometem erros.

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo (São Mateus 28, 20).

Jesus não fundou ou instituiu uma nova Igreja. Os erros dos filhos da Igreja não fizeram nem mesmo a própria Igreja se perder, não poderia. Porque Jesus é a cabeça da Igreja (Efésios 5, 23).

A Igreja é única, e não estamos falando de um templo mas sim da instituição edificada pelo próprio Cristo. E Jesus não pode mudar de ideia, pois ele é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hebreus 13, 8).

cristo-ressuscitado-blog-catequese-do-leigo

Bem, nesta catequese, falamos mais um pouco sobre a Igreja de Jesus Cristo, e de uma forma básica, buscou-se apresentar a Unicidade da Igreja e sua continuidade na história, como sendo Jesus seu guia e seu fundador.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. você também pode assinar e receber as atualizações toda semana em seu e-mail. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta