JESUS FUNDA, EDIFICA SUA IGREJA

postado em: Igreja Católica | 0

Jesus funda sua Igreja na pessoa de Pedro, vamos ver nesta pequena catequese a edificação da Igreja. Mas é necessário entendermos que quando Jesus funda sua Igreja, ele também cria a unidade. Algumas pessoas frequentam alguma denominação, simplesmente pelo fato de se sentirem bem. Claro, é bom se sentir bem. Mas será que se sentir bem é algo determinante para alicerçar nossa fé?

Se sentir bem for algo determinante, então podemos dizer que até mesmo aquele que não crê, se sente bem por não crer.

Bem, esta catequese, busca mostrar a importância da Igreja Católica e sua formação por meio de seu fundador, Jesus Cristo. Para nossa reflexão será abordado:

  • A Igreja
  • Jesus Cristo Funda sua Igreja
Leia e perceba que a Igreja não surgiu do nada, surgiu de um propósito e esse propósito vindo de Jesus. 

A IGREJA

A palavra igreja deriva do grego εκκλησία [ekklesia] e logo depois para o latim, ecclesia. Em uma tradução livre seria o mesmo que chamados ou convocados. No entanto a Igreja é muito mais que um simples sentido de palavra, embora possamos afirmar, que todos, todos nós somos chamados ou convocados para participar deste mistério, que é a Igreja.
Existe algo muito maior do que aquilo que possamos compreender, algo quem sabe que escape nossa inteligência, e realmente entender a grande obra de Jesus Cristo, sua Igreja.
O Padre, escritor e teólogo, Luigi Giussani, fala em seu livro “Porque a Igreja” as seguintes palavras:
[…] como uma pessoa pode chegar a compreender se de verdade Jesus de Nazaré é ou não o acontecimento que encarna aquela hipótese de revelação em sentido estrito?
Esse problema é o coração daquilo que historicamente se chama Igreja [1].

Logo, para melhor compreender a Igreja de Jesus Cristo, é necessário uma experiência intima com ela.
 
A Igreja não é somente uma instituição humana, mas é o próprio Cristo e testemunha a si mesmo.

Blog católico destinado a fé a Igreja Católica

JESUS FUNDA SUA IGREJA

A Igreja Católica não foi fundada pelo Imperador Constantino, como alguns querem acreditar. Sim, Jesus Cristo, fundou, em outras palavras, edificou sua Igreja, juntamente com seus Apóstolos. Ele quis ter a sua Igreja. Não uma mera instituição, mas com personalidade própria, autoridade e poder.
Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?

Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.

E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

 

Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (S. Mt 16, 16-19)
Jesus forma sua Igreja e dá à ela autoridade, na pessoa de Pedro. E é nesta Igreja que seus discípulos se sustentam, e reconhecem que o próprio Jesus Cristo é a cabeça de todo o corpo da cristandade.

Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja.(Cl 1,18)

A instituição edificada por Jesus, faz dela o fim para que todos os que nela estão, sejam conduzidos e instruídos. A Igreja é o elo maior e mais forte entre os cristãos. Devemos, por meio dela, buscar o caminho a ser conduzido. Se não ouvirmos a Igreja, nós mesmo, não merecemos crédito.

E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. (S. Mt 18, 17)
A Igreja de Cristo é portanto o porto seguro dos cristãos. É onde os Apóstolos se debruçaram no amor de Deus e na esperança do Cristo Ressuscitado. Ela é a “coluna e sustentáculo da verdade” (1Tm 3,15).

Estar na Igreja não é um ato de apenas se sentir bem, ou em um rito ou em qualquer confissão cristã, mas é estar na verdadeira e única Igreja edificada por Jesus Cristo, Católica.

Este é Blog Catequese do Leigo. Gosto de falar sobre catequese e formação católica. Assine o blog gratuitamente e receba a atualização no seu e-mail. Gostou do post, deixe seu comentário ou sua crítica, abraços.

[wp_link_assinar]

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta