CIRIO PASCAL NA QUARESMA

postado em: Igreja Católica | 0
Para entendermos melhor iniciemos com o significado da palavra CÍRIO. Muito bem, a palavra círio tem origem no Latin (CEREUS) que por sua vez é exatamente aquilo que é VELA GRANDE DE CERA, este é o significado da palavra.
O círio está presente em algumas celebrações litúrgicas como a do sábado santo e no dia em que for celebrado os batizados.

 

Então vamos entender o contexto e sua presença na celebração do sábado santo e seus símbolos.

QUAL O SENTIDO DO CÍRIO NO SÁBADO SANTO

Bom já entendemos o significado do termo círio, agora vamos para o entendimento de sua utilização na liturgia. Muito bem, o círio ao contrário da EUCARISTIA, SIMBOLIZA Cristo, isto mesmo, é algo que representa Jesus Cristo na sua Igreja.

Na Missa da Vigília Pascal, também conhecida de forma popular como missa do fogo ou da luz, celebra-se a ressurreição de Cristo, sua vitória contra a morte e salvação do mundo.

O Círio contém alguns símbolos, além de sua própria simbologia. Há a presença das letras gregas o ALFA e o ÔMEGA, representando que Ele, Jesus Cristo é o princípio e o fim de tudo, já que a letra alfa é a primeira letra e o ômega a última letra do alfabeto grego.

 

catequese-do-leigo-cirio-pascal

 

Em algumas confecções do círio também há a presença de um cordeiro, significando o cordeiro perfeito que foi imolado como sacrifício perfeito, JESUS CRISTO.

 

Na celebração do Sábado Santo, o padre irá abençoar a água batismal e em seguida irá mergulhar o Círio Pascal, no sentido de que Cristo, penetra e fecunda sua Igreja formando a comunidade cristã.

 

Este é um breve post sobre a presença do Círio na liturgia Pascal. Deixe seu comentário, assine o blog e curta também no facebook o Blog Catequese do Leigo, abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta