VOCÊ QUE É CATÓLICO MAS…

postado em: Igreja Católica | 0
Olá amigo e leitor do Catequese do Leigo. Se é sua primeira vez ou costuma dar uma visitinha no blog de vez em quando, SEJA BEM VINDO. Tenho muita alegria em poder escrever e de alguma forma entrar em contato com você. Mas caso seja sua primeira vez, assine o blog e receba as atualizações em sua caixa de e-mail gratuitamente. E deixe seu comentário é muito importante para mim.

Caros amigos, esta reflexão não tem a pretensão, apensar do título, julgar ou condenar, mas simplesmente refletir como anda nossa conduta de católico. E deixo claro, não sou santo ou perfeito, mas precisamos estar no caminho…
 
Trago até vocês mais uma de minhas reflexões ao longo de minha caminhada dentro da Igreja de Jesus Cristo. Nela eu creio e professo minha fé. Nesta reflexão do blog venho com o seguinte tema, ENTÃO VAMOS LÁ! VOCÊ É CATÓLICO MAS… 
 
Muito bem, caro amigo, você é católico, vai a celebração da Santa Missa, mas..
 
Presta a atenção em quem vai ou não para a fila da comunhão? Amigo (a) relaxa, não somos melhores que ninguém, isso não compete nem a mim, nem a você e também nem ao padre. E outra, você já ouviu falar em COMUNHÃO  ESPIRITUAL? 
 
São Tomás de Aquino, grande teólogo da Igreja já dizia sobre a comunhão espiritual:

A realidade do sacramento pode ser obtida antes da recepção ritual do mesmo sacramento, somente pelo fato que se desejar recebê-lo (cf. S. Tomás de Aquino, Summa Theologicae, III, q. 80,a, 4).

E tem mais, documentos da Igreja nos ensinam sobre a comunhão espiritual, que é o ato de desejar a comunhão, de receber a Eucaristia:
 
Os fiéis devem ser ajudados na compreensão mais profunda do valor da participação ao sacrifício de Cristo na Missa, da comunhão espiritual, da oração, da meditação da Palavra de Deus, das obras de caridade e de justiça” (cf. Congregação para a Doutrina da Fé, Carta aos Bispos,1994, n.6).
 [wp_link_assinar]
Então cavalheiros e damas de “binóculos” no banco da igreja, me poupe, REZE e peça para Deus em seu infinito amor, converter o meu coração, o seu e de todos os fiéis da Santa Igreja. Capiche?  
Então, você é católico praticante, vai a Missa, participa do banquete do cordeiro, dá a Paz de Cristo aos irmãos, paga o dízimo, no entanto é proprietário de uma empresa e explora seus colaboradores, humilha-os quando há algum erro. E o pior, sonega os tributos que incidem sobre a folha de pagamento, como INSS e FGTS, não paga devidamente o 13º de seus funcionários. Minha avó chamava isso de SANTO DO PAU OCO.
Parabéns, meu caro (a) por ajudar a desmoralizar a Igreja de Cristo com sua falta de humanidade.
 
A Igreja precisa de leigos conscientes do seu Batismo,  e que não se escondam atrás de orações sem prática de ação cristã.
catequese-do-leigo-voce-catolico
 

Você é daquele ou daquela que diz a célebre frase “O MUNDO É DOS ESPERTOS”… Olha, você tem acompanhado os escândalos de nossos políticos atualmente, neste ano de 2015? Eles se julgaram espertos. O mundo deve ser daqueles que zelam pela honestidade, onde o que é seu, não pode ser meu, por força ou por usurpação. Você foi aquele que viu uma nota de R$10,00 cair de alguém, mas se achou ESPERTO de mais para falar para a pessoa? Seu “senduca”… e ainda vai ler o SALMO DE RESPOSTA na Missa de Domingo…Barbaridade.

 
Meu amigo, vamos nos endireitar no caminho do Senhor? Tenho muito que melhorar, muito! 
 
E você tem síndrome de “o mestre mandou“, explico, é uma síndrome que tudo o que você faz é tão bom e tão perfeito que as pessoas deveriam fazer da mesma forma que você faz!
Então meu amigo, essa não cola, isso serve para você e não para o outro, se servir ele fará igual, mas não porque você está mandando ou dizendo que é bom, mas porque a pessoa sentiu a mesma mística.
São Francisco de Assis tirou a própria roupa e entregou para o pai, e foi viver uma vida de pobreza, mas não disse a ninguém que deveria fazer o mesmo, SACOU? 
 
Vivemos em um mundo onde os valores estão sendo ridicularizados pela mídia, pelos amigos não catequizados e até por católicos de boca. Então, vamos mudar este cenário? Vamos mostrar que vale a pena acreditar e viver em um ideal maior, o ideal de Jesus Cristo.
Vamos ser honestos conosco, com a comunidade e principalmente com aqueles que não são cristão ou cristãos de outras denominações. Vamos catequizar pelas nossas ações, não só com palavras de efeito. DEUS É DEZ ou DEUS É FIEL
 
catequese-do-leigo-hellboy-voce-catolico
 
O Hellboy ai em cima pode ter cara de “caramunhão“, mas luta contra o mal como ninguém!
 
Nós somos a Igreja de sacerdotes, mesmo como leigos, fazemos parte do sacerdócio na Santa Igreja.
 
Cristo, sumo sacerdote e único mediador, fez da Igreja «um reino de sacerdotes para Deus seu Pai (18). Toda a comunidade dos crentes, como tal, é uma comunidade sacerdotal. Os fiéis exercem o seu sacerdócio baptismal através da participação, cada qual segundo a sua vocação própria, na missão de Cristo, sacerdote, profeta e rei. É pelos sacramentos do Baptismo e da Confirmação que os fiéis são «consagrados para serem […] um sacerdócio santo» (19).  (fonte: vaticano)
 
Então, amigos, vamos fazer do nosso sacerdócio um motivo de conversão para nossos irmãos separados e para aqueles que não tem fé. Agir e catequizar com o Cristo Ressuscitado para uma nova vida. 
 
Bem meus amigos, esta é uma reflexão do Catequese do Leigo, doeu até no meu calo. Assine o blog e receba as atualizações. Deixe seu comentário deste post ou de algum outro que tenha gostado ou não. Mas gostaria muito de saber o que está pensando sobre este pequeno blog sobre catequese. Um grande abraço.
 [wp_link_assinar]
Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta