A TRADIÇÃO DA IGREJA

postado em: Catequese | 0

A tradição é sem dúvida um dos alicerces que sustentou e sustenta a fé da Igreja. Mas o que é a tradição? Bem, nesta pequena catequese, buscarei apresentar para você meu amigo visitante qual é o sentido da tradição na Igreja e sua importância.

Muitos católicos ignoram certos fatos da Igreja, até mesmo repetem e ensinam sobre a fé católica e mesmo assim não se dão conta que estão utilizando a tradição para ensinar. Então, me acompanhe um pouco e vamos juntos tentar entender mais sobre o significado da tradição para nós católicos e sua importância. Vem comigo!

[wp_link_assinar]

TRADIÇÃO

Vamos lá. Suponha que em sua família sua mãe ou seu pai, conte fatos que ocorreram com os pais de seus pais ou até mesmo de um antepassado relativamente distante, um bisavô(a). No entanto não há basicamente um registro escrito, não há um documento impresso carimbado autenticando aquele determinado fato. A tradição é então aquilo que é transmitido de forma oral, é falada. Logo, isso é passado por uma TRADIÇÃO familiar. Desta mesma forma assim é a TRADIÇÃO dentro da IGREJA. Logo, nem todos os fatos foram escritos ou necessariamente precisariam estar impresso na Bíblia para ser verdade de fé.

Mesmo porque, em nenhum momento na Sagrada Escritura é dito que ela é a única regra de fé. Além do mais, a Bíblia, passou por 3 séculos, isso mesmo, trezentos anos SEM BÍBLIA. E o que guiava a Igreja era e é justamente a Tradição. Mas por falar nisso a Bíblia fala algo sobre a tradição? Sim!

Veja por exemplo na carta Paulina:

Permanecei, pois, constantes, irmãos, e conservai as tradições que aprendestes, ou por nossas palavras, ou por nossa carta (2 Tessalonicenses 2, 14).

Sacou? De novo então, “…CONSERVAI AS TRADIÇÕES…POR NOSSAS PALAVRAS…”. Quer dizer que nem tudo está escrito ou pode ser escrito, mas transmitido de forma oral por meio da TRADIÇÃO.

A Tradição da Igreja Católica

A Tradição da Igreja é por tanto a indicação para guiar a um caminho seguro, onde os ensinamento dos Apóstolos foram guardados e ensinados, assim também como na Igreja Primitiva no inicio do Cristianismo.

[wp_link_assinar]

O Catecismo da Igreja Católica ainda diz sobre a Sagrada Tradição:

A Tradição Apostólica realiza-se de duas maneiras: mediante a transmissão viva da Palavra de Deus (chamada também simplesmente a Tradição) e através da Sagrada Escritura que é o próprio anúncio da salvação transmitido por escrito. (CIC § 76)

ALGUNS ENSINOS DA TRADIÇÃO

A pequena lista abaixo, nos mostra o que aprendemos pela Tradição:

  • O nome do bom ladrão pregado ao lado de Cristo, Dimas
  • Os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana
  • A aparição de Jesus para Pedro quando este queria bancar o fujão
  • A pregação na cruz de São Pedro de ponta cabeça
  • Nome do soldado que transpassou Jesus com a Lança, Longino (São Longino)  – Gaius Cassius Loginus

A Igreja é então mantida e guiada por três fontes de conhecimento da fé católica, sendo a Tradição, A Sagrada Escritura e o Magistério.

Os Apóstolos morreram

A tradição não é uma estória e sim história de fatos que foram transmitidos de forma oral e ensinada durante séculos dentro da Igreja.

[wp_link_assinar]

Bem, obrigado por estar aqui. Deixe seu comentário, me ajuda incentiva muito a continuar a escrever e a trabalhar para a catequese. Seja um assinante do Blog Catequese do Leigo, receba gratuitamente as atualizações do Blog. Um grande Abraço e fique com Deus.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta