CORPUS CHRISTI MARCHA PARA JESUS

postado em: Sacramentos | 0

A Igreja sempre teve a consciência de a Hóstia Consagrada juntamente com o Vinho, são de fato o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Já foi escrito aqui no Blog algumas postagens sobre o Sacramento da Eucaristia e os milagres que cercam o Corpo de Cristo na hóstia consagrada, CORPUS CHRISTI e é isso que quer dizer em latim, CORPO DE CRISTO.

Vale ressaltar que em ambas as espécies pão e vinho está a presença integral de Jesus Cristo, não só no Pão Sagrado, mas também no Vinho. A festa de Corpus Christi se tornou mundialmente conhecida e é uma verdadeira marcha para Cristo.

MARCHA PARA JESUS

As procissões de Corpus Christi é de fato a Marcha para Jesus, ocorrem SEMPRE em uma QUINTA-FEIRA por ser este o dia da INSTITUIÇÃO DO SACRAMENTO DA EUCARISTIA.

Sim, está lembrado? Páscoa, Tríduo Pascal, a quinta-feira santa, conhecida vulgarmente como MISSA DE LAVA PÉS, é a CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR, onde é instituído a EUCARISTIA.

Bom, já sabemos então porque as procissões de CORPUS CHRISTI acontecem sempre em uma quinta-feira, vale ressaltar também que é o único dia do ano em que a Sagrada Comunhão é exposto solenemente fora do templo.

Festa de Corpus Christi - Instituição Papa Urbando IV

Embora a Igreja sempre tenha o zelo e a plena convicção de que Cristo se faz presente na hóstia consagrada. No entanto Deus em sua sublime bondade para com seus fiéis mesmo que incrédulos realiza milagres no seio da Igreja para que aqueles que já creem, solidifique ainda mais a fé, e os que não creem possam, quem sabe, passar a crer.

Mas ainda existe aquele velho ditado, que diz “Para os que creem nenhuma prova é necessária, mas para os que não creem toda prova é pouca”…acho que é isso.

CORPUS CHRISTI – O MILAGRE

A festa de Corpus Christi é marcada por um dos grandes milagres eucarísticos na história da Igreja. O Milagre que deu origem a festa de Corpus Christi aconteceu na cidade de Bolsena que fica na Itália no ano de 1263.

Nesta época que havia uma religiosa muito devota do Santíssimo Sacramento, Santa Juliana de Mont Cornillon, e que lhe tinha sido revelado por meio de um sonho ou visão a devoção ao Sagrado Corpo e Sangue de Cristo.

Há algumas histórias que cercam o fato, uma delas é que um padre celebrante da ocasião teria consigo uma dúvida sobre o fato de Jesus estar realmente presente na hóstia.

Especulação ou não, o fato é que a hóstia após a consagração passou a sangrar e a gotejar sangue sobre o corporal, que é uma tolha de forma geralmente quadricular onde se repousa a hóstia após a consagração.

Tomando ciência do acontecido o Papa Urbano IV (1262-1264) – nome de batismo Jacques Pantaléon – pediu para que as espécies fosse levadas até ele que residia em Bolsena, ao encontrar o Bispo Bispo Giacomo juntamente com outros fiéis, o Papa Urbano IV exclamou, CORPUS CHRISTI – CORPO DE CRISTO.

A festa de CORPUS CHRISTI foi instituída então pelo Papa Urbano IV com o decreto Transiturus no ano de 1264, mas tomou maior força no papado de Clemente V.

A Igreja em si não precisa de milagres para que se prove a presença real de Cristo na Santíssima Eucaristia, no entanto a bondade de Deus se expressa nos mais diversos milagres que acompanha sua marca divina em especial no Corpo e no Sangue de Cristo.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail. Veja aqui mais sobre a festa de Corpus Christi.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta