SINCRETISMO RELIGIOSO ENTRE O CATOLICISMO E UMBANDA

postado em: Igreja Católica | 4

O Sincretismo Religioso é uma das definições que podemos utilizar para explicar, quando elementos de uma religião A se funde com os elementos da religião B.

Nesta post sobre catequese, gostaria de abordar este tema para que possamos entender o que acontece em determinada religiões que apresentam elementos da fé católica.

Bem, eu sou ex-espirita e participei de algumas religiões como a umbanda e o espiritismo. E para abordar um pouco sobre o que é sincretismo religioso vou me focar a religião da umbanda.

SINCRETISMO RELIGIOSO UMBANDA E CATOLICISMO

A umbanda nasceu praticamente no meio os escravos que vieram para o Brasio no período colonial. Os escravos possuíam já sua religiosidade dentro da cultura africana. Como não eram cristãos, passaram a ser catequizados, sabe-se lá como.

No entanto muitos não quiseram seguir o cristianismo. Mas como a maioria dos “sinhozinhos” eram cristãos os escravos não se arriscavam em demonstrar a religiosidade africana que em sua maioria era baseada nos elementais (força do vento, a água, o fogo, o trovão e etc.)

Então, os escravos criaram um meio de continuar suas práticas devocionais utilizando as figuras católicas, como por exemplo as imagens dos santos, para ocultar a devoção ao seus orixás ou guias.

E isto é chamado de sincretismo religioso, quando então a uma união de características de uma fé para com outra. Esta mesclagem deu origem então a UMBANDA que quer dizer o mesmo que curandeiro ou curandeirismo.

Para nós católicos o sincretismo religioso trouxe um problema, pois alguns santos foram mesclados com fé dos africanos que aqui estavam por conta da escravidão. Explico.

Congá

SANTOS CATÓLICOS E OS ORIXÁS

Já que o sincretismo é a definição de unir ritos e de mais características, o mais comum é encontrarmos por exemplo, como já dito anteriormente SANTOS CATÓLICOS em ambientes da UMBANDA. Por exemplo:

  • A imagem de Jesus de braços abertos é Oxalá
  • Nossa Senhora da Conceição (Maria) é Iemanjá
  • São Lázaro é o Omulu
  • E a imagem de São Jorge representa Ogum

 

Sincretismo Religioso

Tô boladão.. 😛

Bom, brincadeiras a parte, o Sincretismo Religioso é um fato natural, onde crenças se fundem. Nós católicos também temos elementos que vieram do Judaísmo.

Contudo embora o sincretismo religioso dentro da umbanda provoque uma similaridade no culto ao santos, embora estreita, ela não deveria confundir os católicos. No entanto não é isso que ocorre.

Muitos católicos desavisados entendem como sendo algo próximo ao catolicismo, o que não é de fato. A Igreja em seus ensinamentos nos adverte para que não pratiquem cerimônias  de origem reencarnacionista, no catecismo lemos:

A superstição, que é um desvio do culto devido ao verdadeiro Deus, e que se expressa nas várias formas de adivinhação, magia, feitiçaria e espiritismo; (CIC § 445)

Bem, meu amigo leitor, espero ter esclarecido e ajudado a entender um pouco mais sobre o que é Sincretismo Religioso. Você está no Blog Catequese do Leigo, assine a lista e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande Abraço.

Ah, deixe seu comentário é muito importante para mim e ajuda a melhorar o Blog. Caso queira saber um pouco mais da definição do que vem a ser sincretismo religioso. E bom estudo. Um forte abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

4 Responses

  1. Antonio Lucas Henrique de Paiva

    Não sabia o verdadeiro significado de sincretismo religioso, mas graças a vc. entendi e tirei uma dúvida sobre as imagens de Santos da Igreja Católica que estão incorporadas nas seitas e religiões oriundas da africa. Boa tarde; Salve Maria!

    • Catequista

      Olá Antonio, esta questão das imagens causam muita confusão. As imagens utilizadas em um centro de umbanda não possuem, a princípio, o mesmo sentido para nós católicos. Abraços.
      Paz e Bem.

  2. Sandro Oliveira

    Xangô sincretizado com São Jorge? Onde isso? São Jorge é sincretizado com Ogum, o Orixá do ferro. Xangô na verdade é sincretizado com São Pedro, São Jerônimo ou São João. As semelhanças nem sempre se dão por conta da força do Santo, como por exemplo Santa Bárbara que por ser protetora contra raios e tempestades logo é sincretizada com Iansã, Orixá dos ventos, raios e tempestades. Algumas vezes esse sincretismo se dá por algo na imagem do santo, exemplo: O leão na imagem de São Jerônimo que é símbolo de Xangô, bem como o detalhe da caverna na pintura do quadro de são Jerônimo que lembra a rocha que também é símbolo de Xangô.

    • Catequista

      Olá Sandro, obrigado por sua contribuição. Na verdade quando criei este post, contei com minha memória da infância, pois já frequentei a umbanda.

Deixe uma resposta