JESUS CRISTO – HOMEM E DEUS AS NATUREZAS DE JESUS

postado em: Jesus Cristo | 0

Jesus Cristo é sem dúvida um dos homens, se não o maior em termos de popularidade. Isto mesmo, popularidade. Não é sobre isso que trata esta catequese, mas Jesus Cristo marcou a humanidade oriental e principalmente a ocidental por sua passagem, mas não uma mera passagem, pois o Filho de Deus veio como um ser humano, Jesus Cristo.

JESUS CRISTO – UM HOMEM, UM DEUS

É necessário entendermos alguns conceitos e entender isso nos ajuda a compreender melhor quem é este Jesus Cristo que mexeu com o coração dos homens de sua época e ainda inflamou os pensamentos e ações dos mais variados homens e mulheres de todas as épocas após sua ressurreição.

Mas o que precisamos entender o seguinte o nome de JESUS CRISTO não é JESUS CRISTO e sim JESUS. Pode ser que não faça diferença isto para você, mas na verdade faz muito diferença entender isto.

Não vou discutir aqui se Jesus existiu, logo no final deste post haverá um link para esta discussão.

A diferença se faz em CRER que Jesus, o filho de Maria e de José é de fato o Cristo. A palavra Cristo na língua grega significa UNGIDO ou MESSIAS, foi adicionado por ele ser o Messias, descrito nas profecias da Sagrada Escritura.

Uma curiosidade, o livro do Eclesiástico foi escrito por um autor de nome Jesus, filho de Sirach. O livro do Eclesiástico foi escrito entre 190 a 124 antes de Cristo.

Portanto o Jesus do Evangelho é considerado por nós cristãos o Cristo. O Judeus também esperavam o Messias, que para eles viria em honra e glória. Inclusive este foi um dos motivos o que levou Jesus a morte. Pois ele, o filho de Maria se dizia o Cristo, filho de Deus e Rei. Jesus Cristo.

Assim, criam os Apóstolos, que Jesus é de fato o Cristo, por isto o chamamos de Jesus Cristo. Embora que, para os Judeus isso não fala diferença alguma, já que para eles o Cristo (Messias) ainda não veio ao mundo.

Crer então de que Jesus é de fato o Cristo é uma questão de FÉ. Por mais provas que se possa ter, frente a todas as indicações de que o Jesus Cristo dos católicos e de todos os cristãos é de fato o Messias, o Judeus permanecem irredutíveis a este assunto.

 

Jesus Cristo

O simbolo do PEIXE fui e é muito usado pela igreja e também por muitas denominações cristãs. A palavra peixe em grego e escreve ICTIS, que permite usar como siglas (I.C.T.I.S)  que descreve – Iesus Christós Théos Ios Soter – traduzindo para Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

Assim ensina a Igreja sobre Jesus Cristo no Catecismo da Igreja Católica:

É aquela realizada no seu Verbo encarnado, Jesus Cristo, mediador e plenitude da Revelação. Sendo o Filho Unigênito de Deus feito homem, Ele é a Palavra perfeita e definitiva do Pai. Com o envio do Filho e o dom do Espírito, a Revelação está, finalmente, completada, ainda que a fé da Igreja deva recolher todo o seu significado ao longo dos séculos.

Portanto para nós “cristãos” Jesus é o Cristo.

AS NATUREZAS DE JESUS CRISTO

A Igreja sempre ensinou, por meio da Sagrada Escritura e pelo testemunho dos Apóstolos e seus sucessores, que Jesus Cristo, embora sendo Filho de Deus é também verdadeiramente homem, sendo verdadeiramente Deus. Na carta Paulina aos Filipenses está escrito:

Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. (Filipenses 2, 6-7).

Jesus portanto possui duas condições ou naturezas, a humana e a divina. Jesus Cristo, para nós cristãos (e para todos também) veio ao mundo como ser humano, porém Deus.

Então perceba que por meio desta reflexão, crer que Jesus é o Cristo é um ato de fé. Cremos sim que de fato Jesus Cristo é o Filho de Deus e veio até o mundo e se revelou para toda a humanidade.

Quando se dá uma catequese, é importante deixar claro que não cremos em fábulas, não cremos em algo que surgiu da fantasia da mente humana, mas possui uma história e uma razão de ser. Um catequista bem formado, passa uma informação sólida baseada em fatos.

Nós, como católicos, não devemos ter medo ou receio de dizer que Jesus Cristo é de fato o enviado por Deus. E que este Jesus Cristo edificou sua Igreja e transmitiu sua autoridade aos Apóstolos.

Você também pode gostar de ler estas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua você estar aqui, gostaria muito que deixasse seu comentário logo abaixo. Deixe sua sugestão ou crítica e espero que tenha gostado do conteúdo. Assine o blog gratuitamente e receba as atualizações em seu e-mail e fique sempre informado.

Veja também esta postagem Jesus Cristo Existiu? E mantenha sua catequese atualizada. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta