O RITO ORIENTAL E OCIDENTAL NA IGREJA

postado em: Igreja Católica | 2

O que são os ritos Oriental e Ocidental da Igreja? Algumas pessoas desconhecem que nossa fé é una dentro de uma diversidade de dons. Espero que nesta catequese, você possa entender um pouco sobre o Rito Oriental e Ocidental da Igreja.

Em uma resposta objetiva podemos dizer que, a Igreja possui dois ritos, um Rito Oriental e Ocidental. E para ficar melhor esclarecido, quando falamos de RITO, neste contexto, estamos falando da FORMA de se CELEBRAR a mesma em sintonia com a TRADIÇÃO.

Portanto, temos dois ritos por haver a TRADIÇÃO ORIENTAL e OCIDENTAL.

RITO CATÓLICO ORIENTAL E OCIDENTAL

Como surgiram a diferença de ritos na Igreja? Então vamos lá! Quando os Apóstolos começaram a sair em missão, para anunciar o Cristo, justamente para cumprir o que ele havia ordenado: Ide por todo mundo e pregai o Evangelho (S. Mc 16, 15). Estes mesmos Apóstolos foram cuidando para criar as comunidades cristãs.

E assim estas comunidades foram, dentro da TRADIÇÃO APOSTÓLICA, constituindo seu próprio modo de celebrar e administrar as igrejas locais.

É importante entender que tanto o rito oriental e ocidental estão em consonância com toda a Igreja Católica, quando estas estão ligadas a Igreja regida pelo Papa. Outro ponto importante é que a Igreja nasceu no Oriente e logo depois se estendeu até o Ocidente.

rito-oriental-e-ocidental

Há sim, tradição e ritos orientais que não estão unidas a Igreja de Roma, como o exemplo da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, porém não é o objetivo deste post, mas futuramente gostaria de tratar deste assunto.

Vale entender que os ritos devem estar em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. Outro ponto a se considerar é que o rito ocidental, também é chamado de RITO LATINO.

Existem alguma diferença entre os sacramentos em ambos o ritos? Bom, depende. Em resumo, não. Não no sentido de profissão de fé, pode haver no sentido de ADMINISTRAÇÃO dos sacramentos. Por exemplo, no rito oriental é comum o fiel receber a EUCARISTIA só depois da confirmação da fé, ou seja somente depois que recebeu o SACRAMENTO DA CRISMA. E se olharmos com profundidade faz todo o sentido.

Mas saiba que os sacramentos são os mesmos para o rito oriental e ocidental. Outra peculiaridade é que no rito oriental o celibato pode ser opcional para os Padres, sendo então que o sacerdotes podem ser casados. Porém para os sacerdotes de rito ocidental o celibato é uma regra inerente ao sacerdócio.

Para entendermos melhor sobre a formação da Tradição e do Rito do Oriente, podemos citar o Apóstolo São Judas Tadeu que esteve na Mesopotâmia pregando o Evangelho.

 

A IGREJA EM ROMA

Mesmo a Igreja tendo nascida no oriente. A Igreja se solidifica com maior força em Roma. O Apóstolo Pedro, que já havia passado por Antioquia (Oriente) se dirige a Roma e lá é morto em nome do Evangelho de Cristo.

Nos escritos de  Eusébio de Cesária +340 é narrado que Orígenes um dos grandes teólogos do inicio do cristianismo, atesta que Pedro indo até Roma, foi morto sendo crucificado de ponta cabeça.

Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo.

(“História Eclesiástica” de Eusébio, III)

A Igreja então edificada por Jesus Cristo e continuada pelos Apóstolos espalhou o Evangelho pelo Oriente e posteriormente pelo Ocidente, constituindo assim a tradição e os ritos Orientais e Ocidentais da Igreja.

Ensina a Igreja sobre as igrejas particulares dos ritos orientais no DECRETO ORIENTALIUM ECCLESIARUM SOBRE AS IGREJAS ORIENTAIS CATÓLICAS:

Estima das Igrejas Orientais

1. A Igreja católica aprecia as instituições, os ritos litúrgicos, as tradições eclesiásticas e a disciplina cristã das Igrejas Orientais. Com efeito, ilustres em razão da sua veneranda antiguidade, nelas brilha aquela tradição que vem dos Apóstolos através dos Padres (1) e quê constitui parte do patrimônio divinamente revelado e indiviso da Igreja universal. Por isso, no exercício da sua solicitude pelas Igrejas Orientais, que são vivas testemunhas desta tradição, este sagrado e ecumênico Concílio, desejando que elas floresçam e realizem com novo vigor apostólico a missão que lhes foi confiada, decidiu estabelecer alguns pontos, além daquilo que diz respeito à Igreja universal, deixando o restante à providência dos Sínodos orientais e da Sé Apostólica. 

Veja alguns exemplos de na lista abaixo dos Ritos Orientais que estão ligados ao Papa:

  • Igreja Católica Siríaca
  • Igreja Greco-Católica Melquita
  • Igreja Maronita
  • Igreja Católica Caldeia
  • Igreja Católica Arménia
  • Igreja Católica Copta

Existem outras de comunidades católicas de rito oriental, mas por meio desta lista já se pode ter uma noção de como é a diversidade de ritos em nossa Igreja. É importante saber que, NÃO SE TRATA DE OUTRA IGREJA é a mesma Igreja de Cristo, porém com RITO diferente do Rito Ocidental, outro ponto O RITO ORIENTAL e OCIDENTAL transmite a mesma fé Apostólica.

Estas Igrejas são administradas por PATRIARCAS e estes pode ser nomeados ou reconhecidos pelo Papa.

patriarca-igreja-rito-maronita-catequese
Patriarca Béchara Pierre Raï

 

Você pode ainda ver mais sobre a questão das Igrejas de Rito Oriental clicando aqui. Veja mais sobre a Igreja de Rito Maronita no Brasil.

patriarca-gregório-rito-melquita-catequese
Patriarca Gregório III e Bento XVI

A riqueza da Igreja é inestimável, é de extrema importância para nós catequistas entendermos esta diversidade de ritos dentro da mesma fé.

Muito obrigado por estar aqui, deixe seu comentário logo abaixo deste post. Assine nossa lista de receba as atualizações do Catequese do Leigo em seu e-mail. Um grande abraço. Paz e Bem.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Respostas

  1. Antonio Lucas Henrique de Paiva

    Oi Catequista boa noite, muito boa explicação sobre a Igreja Católica de ritos diferentes, sendo uma só Igreja, e as que estão ligadas ao Papa. Aos poucos vou tirando minhas dúvidas e compreendendo mais a Igreja Católica. obg. Salve Maria!

Deixe uma resposta