ATIVIDADE PARA PRIMEIRA COMUNHÃO – DINÂMICA

postado em: Catequese | 8

Atividades para a catequese são sempre bem vindas, quando a intenção é apresentar para o catequizando uma forma de demonstrar os ensinamentos da nossa fé católica.

Embora uma atividade ou dinâmica seja aparentemente um momento de descontração, não podemos fazer da catequese um “momento de recreio” onde o momento de diversão supera o momento de instrução.

Para a catequese infantil o catequista precisa manter seu grupo no foco principal que o Cristo que está sendo anunciado e este é o papel fundamental do catequista, anunciar Jesus Cristo.

DINÂMICAS OU ATIVIDADES SÃO BOAS, MAS…

E geralmente as crianças possuem um ânimo para a dispersão muito forte. E muitas vezes uma atividade para a catequese pode ser um meio de colaborar, se bem aplicado, uma ferramenta que permita permanecer no objetivo da atividade.

Antes de continuar quero apresentar para você alguns pontos daquilo que NÃO PODE SER um momento de atividade ou dinâmica na catequese, o primeiro já foi falado, vejamos:

  1. Não deve ser focada só na diversão.
  2. Não deve ser obrigada ou punitiva, dependendo da brincadeira, crianças e até mesmo adultos se sentem deslocados, não o exponha e não de punições, não é este o foco, o foco é sempre anunciar Jesus. Não é você e tão pouco a atividade.
  3. Não faça sempre atividades ou dinâmicas, não se preocupe em estar sempre criando brincadeiras, atividades ou dinâmicas, isso pode fazer com que o grupo “vicie” em encontros ou aulas de catequese neste estilo e muitas vezes pode não integrar todo o grupo, além de criar um desgaste no próprio catequista em se obrigar a buscar sempre novas atividades ou dinâmicas para o grupo.
  4. Se sua atividade for envolver materiais, busque algo que possa ser por sua responsabilidade, principalmente se for um grupo infantil, pois muitas vezes não sabemos como é a realidade de cada família.

A relação acima não é uma lista definitiva, mas um parâmetro para que possamos analisar como agir de uma maneira mais coerente como catequista e como o nosso grupo. A palavra chave para tudo é ter bom senso.

A atividade que será apresentada pode ser utilizada em um encontro de catequese de adultos ou infantil e é muito simples.

OBJETIVO DA ATIVIDADE PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA

Esta atividade é própria para quem está na catequese para a Primeira Eucaristia ou Comunhão. O catequista deve instruir o seu grupo sobre o Sacramento da Eucaristia. O catequista irá mostrar, que com a Eucaristia, nós estamos UNIDOS a Cristo e a Igreja.

Material, Iremos precisar de:

  1. 1 cartolina de preferência branca
  2. 1 rolo de fita adesiva transparente (durex)
  3. 1 tubo de cola
  4. 1 rolo de barbante branco
  5. 1 tinta ou anelina amarela (opcional)
  6. 1 furador de papel
  7. 1 uma figura do rosto de Cristo
  8. 1 foto 3×4 (opcional) de cada participante do grupo
  9. 1 Canetinha ou giz de cera vermelha

Obs.: Todos podem trabalhar na confecção, pois o trabalho manual também ajuda alguns que aprendem desta maneira. Isto vai depender a realidade de cada grupo de catequese.

Com esta atividade será mostrado a união entre a Igreja, que somos nós  em Cristo, que também é a Igreja, pois somos o Corpo Místico de  Cristo. Você também pode dizer que será feito um ostensório vivo.

PASSOS PARA MONTAR A DINÂMICA

A atividade em si é muito simples, e precisa ser acompanhada de ensino catequético. Vamos montar o ostensório vivo:

1º PASSO

Com a cartolina, será feito representações de partículas da hóstia, será feito uma MAIOR e outras MENORES. Com um auxílio de um prato ou algo que tenha uma boa forma circular desenhe um circulo MAIOR, algo em torno de uns 20 cm de diâmetro.

Feito isto, recorte as representações das hóstias menores, com mais ou menos 5 cm de diâmetro, estas representações menores será cortada na quantidade de integrantes do grupo de catequese, incluindo você catequista.

Com a canetinha vermelha ou giz de cera, pinte a borda de cada circunferência recortada, somente a borda. Ficará algo como na figura 1, supondo que seja um grupo de 8 integrantes, catequistas e catecúmenos.

atividades-para-catequese-primeira-eucaristia
Figura1: Partícula maior e menores

2º PASSO

Pegue a representação da hóstia maior, recorte um pedaço de durex 4 cm, conforme a quantidade de partículas menores, no meu caso será oito pedaços de durex de 4 cm. Você irá colar 2 cm de durex de um lado e sobre será colado do outro lado de forma que as duas partes do durex fiquem uma abaixo da outra, sendo separadas pela cartolina. você fará isso acompanhando a circunferência da cartolina, conforme a figura 2.

particula-hostia-dinamica
Figura 2: Partícula maior e durex

Faça o mesmo agora com as representações das partículas menores conforme a figura 3 que está abaixo.

particulas-menores-hostia-durex
Figura 3: Partículas menores com durex

3º PASSO

O durex irá servir como um aparador pois iremos amarrar o barbante em cada ponta onde foi colocado o durex. Por isso, com o furador você irá fazer um furo em cada durex colado na representação da hóstia maior.

dinamica-eucaristia-furada
Figura 4: Partículas perfuradas

4º PASSO

Corte pedaços de barbantes com o comprimento de 1,5 m. Se você optou por ter a tinta amarela, mergulhe na tinta amarela apenas a metade do barbante. No exemplo que estou mostrando para esta atividade será a quantidade oito pedaços. Separe e espere secar.

5º PASSO

Pegue a figura de Cristo, recorte o rosto também de forma circular. Esta figura será colada na representação maior da hóstia. Se você optou por ter fotos de seus catecúmenos recorte também as fotos e cole nas representações menores. Caso contrário escreva o nome do integrantes dos grupos. Amarre uma ponta do barbante na representação maior e a outra ponta nas representações menores. Se você for colar fotos dos integrantes, não deixe alguém sem a foto. Veja na Figura 5 o resultado.

atividade-dinamica-primeira-eucaristia

Alterne as pontas pintadas do barbante como apresentado na figura 5. Na representação foi colocado apenas duas representações menores, mas deve-se colocar todas, até completar o círculos.

Depois que estiver pronto, todos agora em um circulo irá segurar a ponta que está representada ou pela foto ou pelo nome, seguindo o círculo.

SENTIDO DA DINÂMICA

O catequista irá explicar, que pela Eucaristia, pela Comunhão, estamos unidos com Cristo, com ele somos um juntamente com todos os outros irmãos que comungam do mesmo Pão da Vida.

A representação depois de pronta e em formato de círculo também estará semelhante ao sol. Logo Cristo é o Sol que ilumina pela Eucaristia toda a Igreja, todos nós.

A borda vermelha é o Sangue de Cristo que comungamos também na Eucaristia e que foi derramado por toda a humanidade. As cores amarela e próprio branco do barbante simbolizam as cores da Igreja, as cores do Vaticano, onde está a sede Apostólica e todas as outras dioceses e paróquias devem estar unidas a ela. Que todos sejam um, é o pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo (S. Jo 17, 21)

Ah, veja logo abaixo meu primeiro vídeo sobre como podemos aprender para ensinar. Entendeu? Não? Então assista o vídeo. Abraços.

Você também poderá gostar de ver estas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo. Compartilhe curta no Facebook. Assine o Catequese do Leigo e receba as atualizações. Não esqueça, deixe seu comentário. É muito importante para mim. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

8 Responses

  1. Tatiane silva

    Eu tenho 20 anos e tenho uma dinâmica para ensinar a todos, a brincadeira chama:
    BRINCANDO COM AS PALAVRAS
    E precisamos de
    1 caixinha cheia de palito de dente ou 1 caixinha de fósforo
    O principal divide os alunos em 2 equipes,vai dividir os palitos nos 2 grupos o principal vai ditar uma palavra e os alunos devem desenhar a palavra com os palitos quem acabar primeiro diz *ACABEI* e o outro grupo será obrigado a parar o principal deve ver se a palavra está certa,ganha quem ficar com mais pontos.

  2. Nicole

    Que dinâmica MARAVILHOSAAAAA! Farei com certeza na minha turma de Crisma 🙂 Muito obrigada!

    • Catequista

      Olá Nicole, obrigado, que bom que ajudou. Mas lembre a dinâmica jamais pode substituir a real formação para os catequizandos. Abraços e mais uma vez obrigado por suas palavras.

  3. Jarlene Torquato da Silva Dantas

    boa tarde Marcelo! gostei muito dessa dinâmica da 1º eucaristia em breve farei com minha turma. sou da catequese infantill e como você fez um roteiro para para catequese de adultos que tal fazer para catequese infantil, estou começando agora e tenho um pouco de dificuldade. abraços e ate breve

    • Marcelo Catequista

      Olá Jarlene, obrigado por seu comentário, isto ajuda muito o blog. Sobre o roteiro para a catequese infantil, vou providenciar sim um roteiro adaptado. Um grande abraço.

Deixe uma resposta