Laudato Si, Louvado Seja

postado em: Catequese | 0

 

Chave de Leitura:

Encíclica Laudato Si, Seja Louvado, Papa Francisco

  
Laudato Si ou Louvado Seja é o título da Encíclica do Papa Francisco tratando Sobre o Cuidado da Casa Comum. A Carta Encíclica do Papa Francisco divulgada no último mês de junho de 2015 trouxe grandes repercussões nas mídia como um todo, seja ela impressa, televisiva ou em redes sociais, que o que acompanhei um pouco mais de perto.

A principio fui entrando em algumas comunidades e me apresentando como favorável e extremamente feliz sobre a Laudato Si. Pois a Encíclica do Papa Francisco, em resumo tratando sobre ecologia, apresentava justamente junto com toda a missão da Igreja sua posição a favor de um futuro melhor para toda a humanidade. Dando enfase inclusive em seu nome de eleição papal, Francisco.

Percebi que muitas pessoas das comunidades católicas, não católicas e descrentes se posicionavam de forma contrária aquilo que eu estava acreditando, na verdade eu não tinha lido a Encíclica, então, calei-me. Algumas pessoas contra argumentando diziam, “mas você já leu” a Laudato Si. É realmente eu não havia feito a leitura da Encíclica Laudato Si.

Mas porque me encantei em saber sobre a Carta Encíclica do Papa? Bem, sou estudante de um programa de mestrado em bioenergia e durante o curso, no conteúdo das disciplinas e dos artigos lidos me fez pensar o quanto a Igreja é sempre atual e o quanto este tema deve ser debatido além das fronteiras. Então li a Laudato Si e Deus seja louvado por ela.

enciclia-papa-francisco-louvado-seja

 

LAUDATO SI

Deus seja Louvado. E sempre será por sua Igreja.

Nas redes sociais houve comentários de todos os gêneros desde chamando a Carta Encíclica de algo infantil até de despreparo nas informações. E é neste viés que pretendo discorrer. Houve quem disse que o Papa estaria sendo ingênuo. Lamentável. Ingenuidade é afirmar um Jesuíta ser ingênuo.

Do que trata a Encíclica Laudato Si? A Encíclica é conduzida por uma reflexão de quem observa a Economia, o Consumismo, o Meio Ambiente e a Humanidade. Em suma, o comportamento de todos nós em nossa casa comum, o planeta Terra.

Falar de Economia é praticamente falar de todos estes outros elementos em conjunto. Mas antes, quero falar de São Francisco de Assis. O jovem de Assis, também como é conhecido, ao se entregar aos pés do Cristo pobre, inciou uma jornada que UNIA toda a criação. Toda criatura, obra divina de Deus é chamada de irmão por São Francisco, pois tudo que há partiu de um só Criador.

Somos todos irmãos, estamos todos ligados ao mesmo meio.  Em meados da década de 60 Ludwig von Bertalanffy um cientista biólogo publicou um trabalho sobre a Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Seu trabalho consiste em dizer que os mais diversos sistemas pode compor um grande Sistema e que as divisões deste Sistema são sistemas menores que interagem entre si. Estamos todos interligados, UNIDOS. Há uma troca de energia entre a natureza e o homem.

 

A ECONOMIA e o CONSUMO

Os meios de produção, como máquinas para operacionalizar e industrializar processos, ou seja, produzir mais e mais rápido, foram intensificados no século XVIII pela chamada Revolução Industrial, promovendo a capacidade do aumento de produção, pois antes, tudo era produzido manualmente.

As máquinas criadas para a otimização dos processos de produção utilizavam, assim como hoje, combustíveis de origem fóssil, mais precisamente o petróleo. Toda esta modificação na estrutura de produção modificou não só a capacidade de produção, mas também o comportamento do indivíduo frente ao consumo. Passamos a consumir mais e rapidamente.

Muito bem, o modelo econômico passou a ser questionado frente as questões de recursos ambientais, pelo simples fato de que TUDO o que temos hoje, alimento, vestuário, construções, transporte, tecnologia e etc são RETIRADOS da natureza para se produzir o que necessitamos para satisfazer nossas necessidades.

Para a economia contemporânea os recursos entram em um estado de transformação, onde o capital, industria e o trabalho participam de forma contínua e cíclica. Neste conceito não faltaria recursos.

No entanto este modelo passou a ser também questionado. Nicolas Georgescu-Roegem foi um matemático e economista romeno que lançou um olhar crítico sobre o modelo econômico. Conforme Gerogescu-Roegem vivemos em um modelo econômico linear e não cíclico. O que significa que os recursos são extraídos, transformados, consumidos e retornam em forma de resíduos.

Alguns cientistas podem afirmar que este processo é resolvido com o próprio avanço da tecnologia e com a otimização dos recursos, porém não é algo tão simples assim. Deve-se levar em consideração que o comportamento, praticamente de toda a humanidade, está vinculada ao consumismo. Este é um dos pontos que trata primordialmente a Encíclica Laudato Si.

Portanto o comportamento de consumo, como assim mesmo apresenta a Laudato Si está atrelado ao padrões do mercado com o viés de maximização dos lucros.

Todos os processos, desde a extração até o consumo, utilizam algum tipo de energia e gera algum tipo de resíduo. Lembrando que para produzir energia é necessário algum meio seja ela por recurso hídrico, fóssil ou qualquer outro.

 

laudato-si-consumismo

 

Dizer que precisamos parar de gerar resíduos isso sim seria infantil e em nenhum momento é dito isto na Encíclica Laudato Si e sim que é preciso haver uma mudança comportamental de toda a humanidade. Os recursos ainda serão extraídos, nós continuaremos a consumir, porém é preciso refletir e discutir sobre as ações do homem sobre a natureza, pois é dela que extraímos os recursos que serão utilizados para suprir nossas necessidades.

Existe sim, uma intensificação na ocorrências climáticas em decorrência do comportamento humano. E isto é um alerta para toda a humanidade. E é neste sentido que a Carta Encíclica Laudato Si, Louvado Sejas é alicerçada, apresentar um aviso de alerta e promover o diálogo.

Um outro fator que acredito é que a Laudato Si pode chegar de forma muito mais ampla a todas as estruturas sociais, seja ela pela Igreja, por outras comunidades cristas ou mesmo outras vias interessadas,  pois geralmente as pesquisas que estão no meio acadêmico circulam basicamente nas universidades entre pesquisadores.

 

MAS E O FEITO ESTUFA?

Existe uma grande divergência, má informação e interesses globais sobre este assunto e como sempre mercadológico. Sim, o efeito estufa existe. E é importante prestar atenção agora. O chamado efeito estufa SEMPRE EXISTIU, sempre em todas as épocas. E vai continuar a existir. O efeito estufa é necessário para a própria manutenção da vida.

Sempre no decorrer da história houve variações deste fenômeno alterando as condições climáticas. Mas então onde está o problema, pois também esta referência é citada na Encíclica do Papa Francisco como preocupante. Sim, e é preocupante, pois as ações humanas estão alterando as condições naturais e intensificando as ações do efeito estufa.

Esta intensificação é causada pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE), na própria Encíclica Laudato Si é mencionado alguns destes cases, os mais comuns e intensificantes como: dióxido de carbono, metano, óxido de azoto e etc. Isto sem falar das contaminações por ações humanas no solo e na água. As mais variadas ações da industria, liberam gases que influenciam a atmosfera.

Para concluirmos. Continuo a dizer abertamente que a Encíclica Laudato Si é de extrema competência, é atual e pertinente para nosso tempos. O Papa Francisco sabiamente abordou um tema de extrema pertinência para toda a humanidade. Isto é um fato. Outro fato de tamanha relevância é que não vai haver alteração ou mudanças significativas se nosso comportamento não for mudado. Enquanto o consumo desenfreado, a busca pelo capital a todo custo e a má informação for nossas bases de vida neste planeta, os futuros habitantes estão grandes problemas à enfrentar. E somos todos responsáveis pela manutenção da vida, não somente a nossa, o que seria um egoísmo sem fim, para por todos aqueles que virão e partilhar da irmã e mãe terra. Fazemos parte de um grande sistema. Louvado Seja pela vossa Criação.

 

Deixo aqui alguns links caso alguém queira ler algum material com um teor acadêmico/científico que irá com certeza enriquecer a leitura da Laudato Si.

 

Degradação Ambiental e Teoria Econômica: Algumas Reflexões sobre uma “Economia dos Ecossistemas”

A Economia Ecológica e Evolucionária de Georgescu-Roegen

A Encíclica Laudato Si é um apelo fundamentado de forma reflexiva. Nós enquanto catequistas devemos estar atento a este apelo, possamos passar a diante as palavras do Santo Padre em nossas comunidades.

ORAÇÃO CÂNTICO DA CRIAÇÃO – SÃO FRANCISCO

Cântico do Irmão Sol Altíssimo, onipotente, bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos; e homem algum é digno de te mencionar.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante com grande esplendor: de ti, Altíssimo, é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas, que nos céu formastes claras e preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, pelo qual às tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo pelo qual iluminas a noite. E ele é belo e jucundo e vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a mae terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor, e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados os que as sustentam em paz, que por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar conforme tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade.
Obrigado por estar aqui. Deixe seu comentário e assine o Catequese do Leigo, receba as atualizações em seu e-mail. Paz e Bem.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.