O QUE É A ONIPOTÊNCIA DE DEUS

postado em: Catequese | 0

A ONIPOTÊNCIA de Deus é uma realidade LÓGICA e própria de sua natureza. Mas antes de falarmos sobre Deus ser onipotente, é preciso entender alguns outros conceitos sobre Deus.

DEUS É CRIADOR DE TUDO

Quando falamos que DEUS É CRIADOR logo imaginamos em algo físico ou palpável, por exemplo, Deus é criador na natureza no que se refere as árvores, rios, pássaros etc. Tudo o que há, tudo o que existe foi criado por Deus, rezamos no Niceno-Constantinopolitano:

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

Sim, Deus é criador de tudo o que existe visivelmente e também das coisas invisíveis como por exemplo os anjos, mas além dos anjos, que são seres inteligentes e de vontade própria, Deus criou LEIS que organizam e regem o universo.

Deus é unipotente

Por exemplo, a GRAVIDADE do planeta terra colabora com a harmonia e organização dos corpos que estão no planeta terra.

Então Deus, que é onipotente, por isso também é CRIADOR de tudo, criou LEIS imutáveis, ou seja, leis que não podem ser quebradas, por exemplo, não se pode somar 1 + 1 e resultar em 3, é impossível é ilógico e irracional.

DEUS É PERFEITO E IMUTÁVEL

Se Deus é CRIADOR DE TUDO não pode ele MUDAR TUDO, bom depende, pois sendo DEUS PERFEITO, Ele não pode ser outra coisa se não Ele mesmo, portanto Deus é IMUTÁVEL.

Então DEUS É PERFEITAMENTE BOM E JUSTO, logo DEUS NÃO PODE DEIXAR DE SER o contrário disso. E por que não? Lembremo-nos o que Deus disse para Moisés:

EU SOU AQUELE QUE SOU (Ex. 3,14 )

Deus nunca será e tão pouco nunca foi, logo Deus É, sendo assim IMUTÁVEL, Porque tudo que é mutável, ou seja, que sofre mudança, pode deixar de ser, então não é perfeito.

Deus sendo IMUTÁVEL também criou leis IMUTÁVEIS como os exemplos acima descritos, ou em outros exemplos, Deus não pode fazer um triangulo com 4 lados ou um “circulo quadrado”, pois isso seria ilógico.

Deus é o criador da lógica, logo Deus não pode se contradizer. O triângulo deixaria de ser triangulo da mesma forma que o circulo deixaria de ser circulo.

A ONIPOTÊNCIA DE DEUS

Bem, é necessário que saibamos o que é onipotência, algumas pessoa se confundem e acabam entrando em contradições e até mesmo sendo ridicularizado por descrentes.

A palavra onipotência provém e origem grega “omnipotentia” o que significa que Deus possui todas as potências, sendo ele ATO PURO.

Sendo Deus possuidor de todas as potências Ele é perfeito, pode tudo fazer dentro da sua própria natureza e não pode ser aquilo que não É.

Como dito anteriormente Deus NUNCA FOI e também por sua natureza NUNCA SERÁ, pois Ele É.

Outra coisa que precisamos entender é que Deus criou TUDO, sendo criador de tudo Ele e por Ele mesmo não pode se contradizer e nem ir contra a própria lógica criada por Ele.

Compreenda então que a ONIPOTÊNCIA de Deus obedece uma LÓGICA PURA e INTELIGENTE que é própria da SUA NATUREZA PERFEITA.

Desta forma Deus não poderia ir contra sua natureza que é perfeita e harmoniosa, porque É perfeito e imutável.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta