COMUNHÃO ESPIRITUAL O QUE É E COMO RECEBER

postado em: Catequese | 0

A Comunhão Espiritual não é um Sacramento, é uma bem espiritual que podemos receber quando quisermos em qualquer horário e em qualquer lugar.

O desejo do coração contrito pode, em um momento de oração, desejar receber Nosso Senhor Jesus Cristo espiritualmente.

O QUE É A COMUNHÃO ESPIRITUAL

Não trata-se aqui de uma presença real como na Santa Eucaristia que recebemos na Santa Missa. Na Hóstia consagrada Jesus está presente em corpo, alma e divindade integralmente.

Portanto na COMUNHÃO ESPIRITUAL, Nosso Senhor pode estar presente espiritualmente em nós. Este tipo de comunhão faz parte de nossa Fé católica e é recomendada que o façamos.

comungar cristo espiritualmente

Não há nem um impedimento ou restrição para que possamos desejar que Cristo possa estar conosco, em nossa alma de maneira espiritual.

Também podemos desejar esta presença em nossa alma diversas vezes ao dia. Este tipo de comunhão sempre foi comum entre os santos. Recebiam Jesus espiritualmente várias vezes ao dia.

POR QUE RECEBER E DESEJAR JESUS ESPIRITUALMENTE

Muitas vezes, depois de um exame de consciência, percebemo que estamos em pecado GRAVE ou pecado MORTAL. Quando estamos nos encontramos nesta situação não podemos comungar.

A comunhão de fato, por excelência é a comunhão por meio do Sacramento da Eucaristia, na celebração da Santa Missa. Porém, quando estamos em pecado grave, não podemos comungar.

O Apóstolo Paulo já alertava a comunidade de Corinto sobre o perito da má conduta e falta de zelo com relação ao corpo e sangue de Cristo:

Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. (1 Cor. 10, 24; 27-29)

Paulo deixa claro que o Corpo de Nosso Senhor não é um mero pedaço de pão, e que para consumi-lo, deve saber em seu íntimo se assim o deve.

Lembre-se que os pecados leves ou também chamados de veniais, com o arrependimento e contrição, são perdoados na Santa Missa.

Logo existem casos que não se deve comungar Cristo sacramentalmente, como já dito os que estão em pecado grave. Também os que estão impedidos canonicamente de comungarem não podem receber Cristo no Sacramento, como por exemplo os casais de segunda união.

Deste modo a comunhão espiritual é uma graça para qualquer um, inclusive para os que estão impedidos, seja por pecado mortal ou canonicamente de receber a Eucaristia.

SANTA CATARINA DE SENA E A COMUNHÃO ESPIRITUAL

Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, pertenceu a terceira ordem dos Dominicanos (Ordem dos Pregadores), nasceu em 1347 e faleceu em 1380.

Ela, Catarina de Sena, tendo em seu coração um receio quanto ao valor da comunhão espiritual, recebeu uma visão de Nosso Senhor que lhe disse:

Neste Cálice de ouro ponho as tuas Comunhões Sacramentais e neste Cálice de prata ponho as tuas Comunhões Espirituais. Estes dois Cálices Me são muito agradáveis.

Desta forma, Nosso Senhor mostra para Santa Catarina de Sena, que embora a comunhão espiritual não tenha o mesmo valor, é possível e é de agrado a Nosso Senhor.

A comunhão espiritual é um desejo em que alma se expressa no querer Cristo presente junto de sim. Há muitos outros santos que se expressam no desejo de estar unido espiritualmente a Jesus.

No Evangelho de São João, Jesus expressa seu desejo em nos tornarmos um com ele “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós” (Jo. 15,4).

santa margarida mara lacoque

A comunhão espiritual é uma realidade da nossa Fé, deve ser querida e utilizada com real devoção. É grandioso sabermos que Jesus está presente na Hóstia Consagrada. E também é maravilhoso saber que podemos no unir a Cristo espiritualmente.

COMO PODEMOS RECEBER A GRAÇA DA COMUNHÃO ESPIRITUAL

Você já percebeu que mesmo não estando em estado de graça, sem pecado mortal, podemos desejar Cristo espiritualmente. Mas existe alguma forma ou modelo de oração para que isto ocorra?

Bem, o momento por excelência para se receber Cristo espiritualmente, assim como sacramentalmente é na hora da Santa Missa. No entanto podemos desejar a comunhão espiritual em qualquer lugar e várias vezes.

Você mesmo pode fazer sua oração pedindo a comunhão espiritual. Porém há uma oração conhecida de Santo Afonso de Ligório, onde se expressa o desejo do Cristo espiritual:

“Meu Jesus, eu creio que vós estais no Santíssimo Sacramento.
Eu vos amo sobre todas as coisas. Eu vos desejo em minha alma.
E, já que agora não posso receber-Vos Sacramentalmente,
vinde pelo menos espiritualmente ao meu coração. (pausa)
Como já tendo vindo, eu Vos abraço e me uno a Vós.

Não permitais que eu me separe mais de vós.”

Com amor e desejo você pode recitar e meditar nesta oração várias vezes ao dia. Ame Jesus Sacramentado, mas também o receba espiritualmente sempre que o desejar.

Mesmo você conhecendo sobre a comunhão espiritual espero ter colaborado um pouco mais com sua Fé. Propague também você esta riqueza da nossa Igreja e aproxime tantas quantas forem as pessoas a Cristo.

Obrigado por sua visita, deixe também seu comentário logo abaixo com críticas e sugestões. Você também pode receber atualizações assinando aqui o Catequese do Leigo. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta