PROFISSÃO DE FÉ O CREDO APOSTÓLICO DA IGREJA – O CREIO

postado em: Catequese | 0

O Creio ou a Profissão de Fé é um ato de expressão da doutrina preservada e ensinada pela Igreja desde a Igreja Primitiva. É no Creio de proclamamos no que cremos.

Iniciaremos aqui um pequeno estudo sobre o CREIO, será abordado parte por parte da nossa PROFISSÃO DE FÉ. Então acompanhe durante as próximas semanas, uma explicação sobre o CREDO APOSTÓLICO.

Antes de mais nada, se você não está habituado ao termo IGREJA PRIMITIVA, vamos entendê-lo. Chama-se por Igreja Primitiva os primeiros séculos da era cristã, é o inicio da Igreja. Basicamente o século I, II e II.

O livro dos Atos dos Apóstolos é um dos principais documentos que se tem registro sobre a ação das primeiras comunidades e conversões. É o florescimento da Igreja, a Igreja que se inicia em ação, é a Igreja Primitiva.

É portanto na Igreja Primitiva que o cerne, o núcleo, o centro dos primórdios da Igreja em comunhão com todos os Apóstolos de Cristo.

credo apostolico

O CREIO É UMA PROFISSÃO DE FÉ DA IGREJA DE JESUS

Neste primeiro post, não será abordado ainda a explicação em si de cada parágrafo do CREIO, mas sim, uma abordagem sobre sua origem.

Desta forma, precisamos deixar claro alguns pontos, como por exemplo, dizer que o creio não é uma oração. É comum dizermos, vamos “rezar o creio”, porém o Creio não é uma oração.

O Creio é um expressão, uma afirmação daquilo que nós católicos cremos, deixado pelos Apóstolos de Cristo e ensinado pela Igreja até nossos dias.

Esta afirmação da nossa Fé é proferida, ou seja, é professada em toda Santa Missa, sempre após a proclamação do Evangelho. O Creio é conhecido de várias outras formas, como:

  1. Creio
  2. Credo Apostólico
  3. Profissão de Fé
  4. SÍmbolo dos Apóstolos
  5. Os doze artigos da Fé

Veja uma breve explicação de cada um dos modos de se referir no que cremos.

O CREIO OU CREDO APOSTÓLICO

O termo CREIO ou CREDO possuem o mesmo sentido, que é o sentido de CRER, dizemos em alta voz recitando o que dizemos crer. É portanto Apostólico justamente por sua origem na era apostólica.

A palavra CREDO é uma variante do verbo CRER, por exemplo: “Qual é o vosso CREDO“, em resposta seria “Eu CREIO em…“.

oracao do creio

PROFISSÃO DE FÉ

Do mesmo modo que o Credo a palavra PROFISSÃO é uma expressão do verbo PROFESSAR, que tem o sentido de DECLARAR, JURAR ou mesmo RECONHECER PUBLICAMENTE.

Sendo assim, em cada Celebração Eucarística declaramos ou professamos nossa Fé, quando recitamos no que cremos.

Nossa Profissão de Fé não foi algo meramente inventado, mas tem origem na era Apostólica e de seus sucessores. Dizia São Gregório de Nazianzo o Teólogo (330 – 379), Bispo e doutor da Igreja:

“Antes de todas as coisas conservai-me este bom depósito, pelo qual vivo e combato, com o qual quero morrer, que me faz suportar todos os males e desprezar todos os prazeres: refiro-me à profissão de fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Eu vo-la confio hoje. É por ela que daqui a pouco vou mergulhar-vos na água e vos tirar dela. Eu vo-la dou como companheira e dona de vossa vida. Dou-vos uma só Divindade e Poder, que existe Una nos Três, e que contém os Três de uma maneira distinta. Divindade sem diferença de substância ou de natureza, sem grau superior que eleve ou grau inferior que rebaixe… A infinita conaturalidade é de três infinitos. Cada um considerado em si mesmo é Deus todo inteiro… Deus os Três considerados juntos. Nem comecei a pensar na Unidade, e a Trindade me banha no deu esplendor. Nem comecei a pensar na Trindade, e a unidade toma conta de mim” (Or. 40,41).

A recitação da nossa profissão de Fé é de origem Apostólica portanto sua composição é rica, solene e antiquíssima.

SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS

Em alguns livros e até mesmo em alguns folhetos dominicais para o acompanhamento da Santa Missa, é comum encontrar a expressão PROFISSÃO DE FÉ ou SIMBOLO DOS APÓSTOLOS.

A palavra SÍMBOLO tem origem na língua grega SÝMBOLUM. Sua formação provém de duas outras palavras, SYN e BALLAEN.

SYN significa algo que está JUNTO, e BALLAEN é algo como ATIRAR, LANÇAR ou ARREMESSAR. Symbolum traduzindo de forma literal seria algo que se “lança junto”.

O sentido de simbolo também tem uma expressão de MARCA ou uma espécie de CARIMBO. Algo que está atestado pela Fé dos Apóstolos.

Santo Ambrózio Bispo de Milão e doutor da Igreja diz em um de seus escritos sobre o Símbolo dos Apóstolos:

Ele é o Símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé´(Sententia Comunis). (Symb. 7)

O Símbolo dos Apóstolos (Creio) era somente passado para os batizados, somente quem era de fato cristão, sabia recitá-lo.

OS DOZE ARTIGOS DA FÉ

Este esta expressão para com o Símbolo dos Apóstolos é em virtude da composição literária e textual do Creio. Veja sua estrutura:

  1. Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra
  2. e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor
  3. que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria
  4. Padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado
  5. Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus
  6. Está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,
  7. de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
  8. Creio no Espírito Santo,
  9. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos
  10. Na remissão dos pecados
  11. na ressurreição da carne
  12. na vida eterna

Amém.

Como se percebe existem DOZE artigos que compõem a expressão de nossa Fé, esta composição é a estrutura básica de toda a nossa Fé.

Ao contrário do que muitos imaginam este formato do CREDO APOSTÓLICO é bem mais antigo do que o CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO.

Como dito anteriormente o Creio não é bem uma oração, mas uma declaração daquilo que nós cremos, mas é comum referi-lo como uma oração.

Você também poderá gostar de saber sobre este assunto:

PROVAS DE QUE PÔNCIO PILATOS EXISTIU REALMENTE

Obrigado por sua visita, seja sempre bem vindo. Deixe seu comentário logo abaixo. Você também pode assinar e receber em seu e-mail as novidades aqui do Blog.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta