O QUE É O MISSAL E SUA IMPORTÂNCIA NA LITURGIA

postado em: Catequese | 0

O Missal é basicamente um livro litúrgico, o sacerdote utiliza o este livro para iniciar e conduzir as orações litúrgicas. O uso deste instrumento só é eficaz quando um ministro ordenado o utiliza nas celebrações.

A IMPORTÂNCIA DO MISSAL

o uso do missal na santa missa

A Santa Missa já foi celebrada em grego e posteriormente em latim. A língua grega era muito difundida entre o ocidente e o oriente, com o avanço do império romano o latim passou a ser basicamente utilizado em todas as províncias romanas.

Como a Igreja sempre se preocupou com a uniformidade dos textos litúrgicos, o Missal necessitava ser constituído também de forma universal.

Deste modo, o latim, passa a ser a língua oficial para as celebrações. Com exceção dos ritos orientais, que foram despontando na Igreja em diferentes períodos e conservado a fé recebida pelos Apóstolos.

No entanto como o ocidente avançava progressivamente, muito mais do que o oriente, as normas litúrgicas necessitavam administrar o culto divino.

A preocupação neste contexto administrativo busca evitar problemas como abusos litúrgicos, como por exemplo, a alteração das palavras que devem ser ditas no momento da consagração.

Desta forma, um sacerdote (padre) não pode achar que a Oração Eucarística deve ser de um jeito e outro padre achar que deve ser de outra forma.

Isto era uma das finalidades do uso do latim, garantir a uniformidade da língua e sua interpretação original. Em qualquer lugar do ocidente que se participasse da Santa Missa, a língua oficial era o latim.

A LÍNGUA OFICIAL DA IGREJA E O MISSAL

o uso do missal

A língua oficial da Igreja continua sendo o latim, a maioria dos documentos que são promulgados são em latim e posteriormente traduzidos.

Hoje, após o Concílio do Vaticano II, o Missal possui tradução na língua de cada pátria. Para que qualquer alteração seja feita no Missal, em qualquer língua, deve ser aprovada pela Santa Sé.

O órgão competente que revisa e valida todas as alterações do Missão, além de outras funções é a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Para concluirmos, deve-se entende-se entender que o uso do Missal garante para nossas celebrações:

  • Uniformidade e universalidade das celebrações
  • Manutenção da tradição litúrgica
  • Significado e sentido real das palavras
  • O Missal é indispensável para a Santa Missa

As alterações que possam ser feitas no Missal são administradas pelo concelho dos Bispos, no caso do Brasil a CNBB. É importante dizer que nos últimos anos, um grupo de Bispos do Brasil tem se dedicado em revisar o atual Missal.

Esta revisão do Missal é de extrema importância, pois desta forma podemos nos aproximar ainda mais dos textos originais do latim.

Veja este vídeo sobre o grupo que está na administração da revisão do Missal para o Brasil e garantir sua melhor tradução para as celebrações.

Você também poderá gostar de ler sobre estas postagens aqui do Blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta