A ORAÇÃO DO CATEQUISTA – ENTREGA E MISSÃO

postado em: Catequese | 0

A oração do catequista é a penas um modelo que pode nos dar um espelho de como podemos rezar e pedir a Deus para que ele nos oriente.

Nós catequistas precisamos também rezar uns pelos outros, pedindo ao Espírito Santo encorajamento. São tantos os desafios que enfrentamos, principalmente que lida com a catequese infantil.

oração pelo catequista

ORAÇÃO DO CATEQUISTA I

Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito.
Daí-me o entendimento de vossa verdade para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la.
Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs.
Amém.

ORAÇÃO DO CATEQUISTA II

Deus, Pai de bondade, na força do teu Espírito, ajuda-me a assumir, com coragem e entusiasmo a missão de catequista na realidade em que me colocaste.
Faze-me viver, em profundidade, o encontro transformador com Jesus Cristo, para que, assim, possa suscitar em muitos o amor apaixonado pelo Mestre e por seu estilo de vida.
Ensina-me a abraçar a catequese como espaço privilegiado de vivência comunitária, de modo a contribuir para que nossa Igreja se torne, cada vez mais, lugar de comunhão e participação.
Concede-me a graça de ser profeta a serviço de tua Palavra e nela encontrar inspiração para conduzir o teu povo a uma autêntica experiência religiosa.
Meu testemunho cristão seja de tal modo coerente que contagie os catequizandos e suas famílias e envolva toda a comunidade num processo permanente de amadurecimento na fé. Renova minhas motivações na busca de uma catequese libertadora, sensível ao jeito e às necessidades de nossa gente, capaz de ligar fé e vida e de caminhar com os mais pobres, favorecendo a formação integral de todas as pessoas.
Dá-me a disposição necessária para preparar-me sempre melhor e cumprir, com generosidade e perseverança, a exemplo de Maria, o serviço que me confias.
Assim seja!

ORAÇÃO DO CATEQUISTA III

Senhor,
chamaste-me a ser Catequista
na Tua Igreja
e na minha Paróquia.
Confiaste-me a missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar,
com a minha vida,
os valores do Evangelho.
É pesada, Senhor,
a minha responsabilidade,
mas confio na Tua graça.
Faz-me Teu instrumento
para que venha o Teu Reino,
Reino de amor e de Paz,
de Fraternidade e Justiça.

Amém

ORAÇÃO DO CATEQUISTA IV

Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito.
Dai-me o entendimento de vossa verdade, para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la.
Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade.
Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência.
Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade.
Que eu me deixe envolver profundamente pelo Amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs.

Amém.

ORAÇÃO DO CATEQUISTA V

Pai, permita que eu possa sempre transmitir sua Palavra, e que a minha vida seja guiada pela ação do Espírito Santo, em nome de Jesus.
Que eu saiba comunicar o Evangelho, testemunhando o seu eterno Amor por nós.

Amém.

Estes modelos de orações é um compilado de orações que encontrei. No entanto você também pode, em suas orações particulares pedir em seu coração os dons necessários para esta caminhada.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE O CATEQUISTA

§428 Aquele que é chamado a “ensinar o Cristo” deve, portanto, procurar primeiro “este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo”; é preciso “aceitar perder tudo… a fim de ganhar a Cristo e ser achado nele”, e “conhecer o poder de sua Ressurreição e a participação em seus sofrimentos, conformando-me com ele em sua Morte, para ver se alcanço a ressurreição de entre os mortos” (Fl 3,8-11).

Você também poderá gostar de ler estas outras postagens:

  1. O que é a onipotência de Deus?
  2. Sobre a Igreja Católica
  3. Ei católico, você sabe o que é cisma?

Ao desejarmos anunciar Jesus, devemos nós também buscar o anúncio de Cristo. Nós, como catequistas, somos instrumentos, sendo instrumentos precisamos estar preparados. E esta preparação se dá na busca do conhecimento da verdade, que é Cristo.

Bem, muito obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine o blog e receba as atualizações em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta