PREPARAR O AMBIENTE PARA O ENCONTRO DE CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

O encontro da catequese é o momento onde podemos passar a instrução da iniciação cristã. Este encontro pode ser elaborado e assim ambientar os participantes.

Existem várias formas para você deixar seu encontro de catequese receptivo. Este receptividade pode de alguma forma passar vários elementos da nossa Fé.

AMBIENTE PARA O ENCONTRO DE CATEQUESE

como preparar um encontro para a catequese

Independente se a catequese é infantil ou se é para adultos, o encontro de catequese deve sempre focar a instrução catequética. Embora a instrução seja o foco da catequese, o ambiente para o encontro pode ser trabalhado de diversas formas.

Os encontros de catequese podem acontecer em diversos lugares, como:

  1. Dentro da igreja
  2. Em casa
  3. No salão da igreja
  4. Na sala de catequese

Se o seu encontro de catequese acontece dentro da igreja, então seu ambiente está pronto. Basicamente todo o ambiente espiritual e orante está presente. Embora haverá um prejuízo, o templo restringe por exemplo o uso de lousas e de algum tipo de movimentação mais dinâmica.

O encontro de catequese também pode acontecer em casa. Desta forma você pode utilizar dos recursos que você já dispõe, como por exemplo, passar filmes instrutivos em DVD. Geralmente a casa da gente representa um ar de acolhimento.

Considero o salão da igreja um lugar não muito agradável, mas se não houver outra saída será o necessário. O salão pode dispersar a atenção, principalmente se estamos falando de catequese infantil.

De todos os lugares para o encontro da catequese, uma sala nas dependências da igreja ou do contro catequético, é o melhor lugar.

A sala de catequese permite um ambiente privado e na maioria dos casos livre de  interferências. Mesmo que possa haver outros encontros acontecendo no mesmo horário, a sala de catequese mantém uma reunião saudável.

PREPARAR O AMBIENTE PARA O ENCONTRO

O encontro de catequese também é um ambiente de oração e formação espiritual. A presença de crucifixo, velas e alguma imagem reforça o ambiente e seu propósito catequético.

Nos meus encontros de catequese eu costumo preparar um altar com um mini círio, uma imagem da capelinha da Mãe Peregrina e um crucifixo.

Preparo em uma mesa, com uma toalha branca e deixo em destaque. No final de cada reunião, deixo livre para alguém levar o crucifixo e a Mãe Peregrina para casa e trazer no próximo encontro.

preparar um ambiente para a catequese

As imagens acima são um exemplo do que eu uso em meus encontros de catequese. Você não necessariamente precisa ter todas estas imagens ou do mesmo estilo. Cada qual pode adequar, também se desejar, conforme sua realidade.

O ideal é fazer com que o ambiente para o encontro seja além de instrutivo, um ambiente de oração e também de formação espiritual.

O círio que eu uso por exemplo, quase que dá para todo o período de catequese de um ano. O crucifixo e a imagem da Mãe Peregrina eu faço um sorteio no dia em que eles recebem os sacramentos, que se dá na Páscoa do ano seguinte.

Perceba que não citei a Bíblia, por ser um instrumento catequético que é evidente que não deve estar ausente nos encontros para a catequese.

Bem, e você, como você preparar seu ambiente para o encontro de catequese? Compartilhe com a gente deixando suas dicas e outras sugestões.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

DEVE-SE FALAR DINÂMICAS NA CATEQUESE SEMPRE?

FORMAÇÃO PARA O CATEQUISTA – O DESAFIO DE CONTINUAR

Muito obrigado por sua visita. Se você gostou desta postagem deixe seu comentário logo abaixo com suas criticas e sugestões nos comentários. Você também pode assinar o blog e receber todas as novidades em seu e-mail. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta