QUANTO TEMPO DEVE DURAR O ENCONTRO DE CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

O encontro de catequese é o momento de instrução e preparação para que o catecúmeno receba os sacramentos. Mas quanto tempo deve durar um encontro ou uma reunião de catequese?

Nesta postagem quero dialogar com você com relação ao tempo que devemos usar para nossos encontros com os catecúmenos. O tempo muitas vezes pode ser nosso inimigo.

TEMPO PARA O ENCONTRO DE CATEQUESE

hora para o encontro de catequese

Não importa o dia em que seu encontro aconteça e nem o horário, o tempo será sempre algo que você deverá se preocupar. E entenda aqui tempo como a quantidade de horas que você irá usar para sua reunião com os catecúmenos.

Geralmente eu organizo meus encontros assim:

  1. Oração inicial
  2. Um breve diálogo perguntando como foi a semana
  3. Um comentário sobre o encontro anterior
  4. O conteúdo programado para o dia
  5. Abertura para perguntas
  6. Encerramento com oração

Estes sete itens obviamente é o que costumo seguir, mas cada catequista tem sua própria estrutura de conduzir o encontro de catequese.

É claro que os itens “conteúdo programado para o dia” e as “perguntas” consumirá uma maior tempo. Eu sempre recomendo que as perguntas sejam feitas durante a abordagem do conteúdo programado.

Permitindo que seus catecúmenos perguntem durante o encontro, deixa a reunião mais dinâmica e menos centralizada no catequista.

Geralmente um encontro de catequese pode durar entre 1 hora e 30. No entanto, um encontro bem preparado e fundamentado, pode levar um pouco mais de tempo.

Mas seu encontro pode durar ainda em torno de 1 hora, isto vai depender de como você vai expor seu conteúdo e como o catequista se relaciona com os catecúmenos.

Se você como catequista, deseja realizar seu encontro entre 1h à 1h e 30m, tome cuidado com os desvios de conversa e também do próprio conteúdo.

Sempre que o conteúdo exigir um tempo maior, avise no encontro anterior que a reunião poderá terminar um pouco mais tarde. Eu geralmente gasto mais tempo para falar do Sacramento da Eucaristia e do rito da Santa Missa.

Então o tempo para um encontro de catequese irá depender do conteúdo, do tema que o catequista irá abordar. Evite, por exemplo cansar o grupo de catequese.

A dica então é, observe seu próprio ritmo para expor o conteúdo, busque não ultrapassar o tempo de 2 horas. Quando observar que uma reunião poderá passar do tempo, sempre avise antecipadamente.

Você também poderá gostar desta outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta