A PALAVRA HÓSTIA TEM SIGNIFICADO PARA OS CATÓLICOS?

postado em: Catequese | 0

A Hóstia é uma palavra comum utilizado no meio católico, mas muitas vezes a usamos sem saber qual é o sentido ou origem da palavra hóstia. Na verdade só devemos chamar de hóstia após a consagração.

Sabemos que Cristo se faz presente real e verdadeiramente na consagração por meio das mãos do ministro ordenado, o padre. Somente o padre tem a unção por meio dos seu ministério e sacerdócio de consagrar as espécies do pão e do vinho. Mas porque chamamos de hóstia?

hostia vitima pascal

O SIGNIFICADO DE HÓSTIA

Antes de mais nada, precisamos entender alguns pontos básicos sobre a Santa Missa. A maior celebração e louvor a Deus, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo só se evidência na Santa Missa.

Não existe qualquer outro tipo de oração que possa se comparar ou substituir a Liturgia da Missa. Mas por que? Bem, vamos ver alguns nomes dado à liturgia. Podemos chamar de:

  1. Santa Missa (a palavra missa vem de missão)
  2. Ceia do Senhor
  3. Divina Liturgia (na tradição oriental)
  4. Celebração Eucarística
  5. Eucaristia
  6. Sacrifício Eucarístico 

Para entender o sentido e significado da palavra hóstia, vamos nos atentar para o 5 item da lista, Sacrifício Eucarístico. Existem outros modos de nos referenciar a Santa Missa, mas estes são os mais comuns.

O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO

A Santa Missa portanto é o santo SacrIfício Eucarístico, por que? Porque na celebração da Eucaristia, Cristo é oferecido como SACRIFÍCIO.

Na Litúrgia da Missa dizemos em alta voz EIS O CORDEIRO DE DEUS, AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Nesta afirmação, dita por São João Batista (S. Jo 1,29-34).

santa missa corpo do senhor

A presença do cordeiro era comum nos sacrifícios realizados pelo judeus em suas celebrações. Podemos notar esta realidade no Antigo Testamento.

Veja no livro de Levítico 14, 12-13:

Tomará, em seguida, um dos cordeiros e o oferecerá em sacrifício de reparação com a medida de óleo, e os agitará como oferta diante do Senhor. Degolará o cordeiro no lugar onde se imolam as vítimas pelo pecado e o holocausto, no lugar santo, porque a vítima do sacrifício de reparação, assim como a do sacrifício pelo pecado, pertencem ao sacerdote: esta é uma coisa santíssima.

Então perceba, que Cristo é o CORDEIRO é portanto a VÍTIMA que será oferecida em SACRIFÍCIO na celebração da Santa Missa. E agora temos o significado da palavra HÓSTIA.

O significado de HÓSTIA é VÍTIMA, logo enquanto não houve a consagração, chamamos de PARTÍCULA, após a consagração chamamos de HÓSTIA, que é a vitíma, que é Cristo. E também é por isso que chamamos Cristo de VÍTIMA PASCAL.

Espero que tenha gostado, deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também e receba as atualizaçõs em seu e-mail. Um forte abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta