A VERDADE NÃO EXISTE A VERDADE É AQUILO QUE ME FAZ BEM

postado em: Catequese | 0

A verdade passou de ser uma palavra desprezada pela nossa sociedade. Parece que falar de verdade é falar de algo ultrapassado, pesado e coisa de gente fechada para os novos tempos.

Nossos jovens e toda a sociedade tem engolido uma cultura, que foi articulada, para desprezar o conceito do que vem a ser de fato verdadeiro.

A todo momento somos bombardeados por novos “valores”, seja na música, nos filmes, nas novelas e tantos outros canais culturais. E lamentavelmente na educação.

Falar de Deus Criador na catequese, por exemplo, tem sindo um desafio. Deus não representa mais nada, a ciência tem “respostas” para tudo. Ouvimos faláceas como estas e nos sentimos intimidados, nos calamos, aceitamos e assim a “falsa verdade” vai conquistando seu espaço.

Convido você, amigo leitor do Catequese do Leigo, a fazer uma breve reflexão sobre este tema. Acredito que todos nós, catequistas, temos enfrentados inúmeros problemas com a indiferença social sobre a Fé e a Igreja.

será que a verdade existe

A VERDADE NÃO EXISTE

A todo momento estamos diante desta afirmação ou de forma objetiva ou sutilmente. Querem que aceitemos a ideia de que a verdade é algo que depende de pessoa para pessoa e de época para época.

Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará. (S. João 8, 32)

Observando esta afirmação descrita no Evangelho de São João, Jesus diz que a verdade é libertadora. Bem pensemos, se aquilo que é verdadeiro muda conforme o tempo e conforme as pessoas, então não é possível conhecer a verdade.

Eu sou o caminho a VERDADE e a vida  (S. João 14, 6)

Na narração do mesmo Evangelho de São João, Jesus também diz que ele é a verdade. Então também podemos pensar, se Jesus é a Verdade e a verdade é mutável, mudando de tempos em tempos, assim seria Jesus. O que não pode ser, pois sabemos pelas Escrituras que Jesus é IMUTÁVEL, é o mesmo ontem hoje e sempre (Rm 8, 13). Jesus não muda. Se Jesus não muda, também a verdade não pode mudar.

UM ERRO NA AFIRMAÇÃO SOBRE O QUE É VERDADEIRO

Existe um erro nesta afirmação. Se alguém diz que a verdade não existe, esquece-se que esta afirmação pode ser falsa ou verdadeira. Então presta atenção agora, se a afirmação é FALSA então a verdade existe, do mesmo modo se a afirmação é VERDADEIRA, a verdade também existe, porque a afirmação se torna verdadeira com a própria negação, compreende.

Logo, se está correto em dizer que a verdade não existe, então isto é verdade. A lógica da frase cai em um círculo, em que ela mesma se desmente.

Os grandes filósofos almejavam e refletiam acerca da verdade, buscavam-na como um elemento natural e desejoso por todos. Esquivar-se da verdade é tornar a própria realidade obscura, sem rumo e sem sentido.

Santo Agostinho A verdade é doce e amarga. Quando doce perdoa; quando amarga cura.

…É AQUILO QUE ME FAZ BEM?

Esta também é um tipo de afirmação que se deve ter cuidado. Existem muitas coisas que são verdades, porém em um primeiro momento nos magoam.

Hoje na modernidade há muitas coisas que não são boas, mas estão com aparência de bem. A todo momento somos alvos de informações de todos os tipos apresentando cada um a sua verdade.

A cada instante há uma promessa de que isso ou aquilo é que irá fazer você se sentir livre e feliz, apresentando a uma “verdade” ilusória.

O pensamento atual quer trazer o “ponto de vista” como referência para o que é verdadeiro, porém cada um teria o seu modo de conhecer aquilo que pode ser ou não verdade.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as novidades e atualizações todas as semanas, basta se cadastra no Catequese do Leigo. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta