E EM JESUS CRISTO SEU ÚNICO FILHO NOSSO SENHOR – CREDO

postado em: Catequese | 0

E em Jesus Cristo Seu Único Filho Nosso Senhor, esta é mais uma afirmação do Simbolo dos Apóstolos. É necessário sabermos o que está por trás desta afirmação, que é um dos fundamentos de nossa Fé.

Entender a Fé ajuda a amar mais a Igreja e seu fundador, Jesus Cristo. A Fé não é algo cego e tão pouco uma aspiração emocional, mas um encontro pessoal com o Filho de Deus.

JESUS CRISTO, ÚNICO FILHO DE DEUS

jesus é o unico filho de deus

Este verso que proclamamos a nossa Fé em toda a Santa Missa, tem um profundo significado, que muitas vezes passa desapercebido.

Não há nenhuma pretensão desta e outras postagem sobre o Credo Apostólico, esgotar o assunto. Mesmo porque a discussão é teológica e muito profunda.

No entanto existem elementos básicos para qualquer católico compreender. E ao proclamarmos o Creio, estamos dizendo a toda a assembleia que o Simbolo dos Apóstolos é o resumo da nossa Fé. Vejamos.

Deus Pai é um Ser e sempre existiu. Desta mesma forma é Deus Filho (Jesus) e isto quer dizer que o único Filho de Deus também SEMPRE EXISTIU. Assim o Pai é Deus e o Filho é Deus.

Jesus nasceu da Virgem Maria, porém Jesus ENCARNOU, isso quer dizer que o Filho de Deus tomou NATUREZA HUMANA, tornou-se “carne”. A Fé católica, ensinada pelos Padres da Igreja, no diz que Jesus possui duas NATUREZAS, a DIVINA E A HUMANA.

Jesus sempre existiu e é Deus, e também é o ÚNICO FILHO de Deus. Quando se diz que Jesus e o único Filho de Deus, quer dizer que é o ÚNICO FILHO que não foi CRIADO. Jesus não pode ter sido criado, caso contrário ele também seria uma CRIATURA como nós.

MAS E NÓS, NÃO SOMOS TAMBÉM FILHOS DE DEUS?

Nós também somos filhos de Deus, porém somos CRIATURAS. Além de sermos criaturas, não possuímos as mesmas naturezas que Jesus.

Além disso, somos filhos de Deus por ADOÇÃO, que é o que ocorre no Sacramento do Batismo. O Batismo nos insere na família de Deus, sua Igreja.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre a eficácia do Sacramento do Batismo que nos foi conferido pelo poder do Espírito Santo.

§537 – Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus.

Na Palavra de Deus, na carta aos Efésios é dito que: “No seu amor nos predestinou para sermos ADOTADOS como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade” (Ef. 1, 5)

JESUS É NOSSO SENHOR

jesus cristo senhor de tudo o que existe

Jesus é Senhor de tudo e de todos. Tudo lhe foi dado e nada sem Ele foi criado. Sendo Jesus o único Filho eterno de Deus só pode haver um único Senhor. Lemos na carta aos Colossenses:

“Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE.” (Col 1, 16)

Portanto toda a criação, incluindo nós, pertencemos ao Senhor Jesus.  O parágrafo 447 do Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre o Senhorio de Jesus.

§448 – Muito freqüentemente nos Evangelhos determinadas pessoas se dirigem a Jesus chamando-o de “Senhor”. Este título exprime o respeito e a confiança dos que se achegam a Jesus e esperam dele ajuda e cura. Sob a moção do Espírito Santo, ele exprime o reconhecimento do Mistério Divino de Jesus. No encontro com Jesus ressuscitado, ele se transforma em expressão de adoração: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). Assume então uma conotação de amor e afeição que tornar-se-á  peculiar à tradição cristã: “É o Senhor!” (Jo21,7).

Podemos concluir então nesta reflexão que:

  • Jesus é o único filho de Deus desde a eternidade
  • Jesus se encarnou, se fez homem, mas sempre foi Deus
  • Somos filhos de Deus pela ação do Batismo
  • A Jesus tudo foi entregue, sendo Senhor de toda a criação

Portanto em nossa Profissão de Fé, proclamamos que cremos em JESUS CRISTO SEU ÚNICO FILHO E NOSSO SENHOR.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine o blog e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta