FESTA DE CORPUS CHRISTI MISSA DE PRECEITO

postado em: Catequese | 0

A Festa de Corpus Christi é celebrada em toda a Igreja. É o único dia do ano em que Jesus Sacramentado é transladado em procissão fora do templo.

Os fieis em procissão, juntamente com o sacerdote, carregando o ostensório, que leva Jesus em um trajeto decorado. As decorações transmitem a fé e a sensibilidade do Povo de Deus para com o Corpo de Cristo que é apresentado publicamente.

celebracao da festa de corpus christi

A FESTA DE CORPUS CHRISTI

Geralmente as paróquias de todo o mundo, se organizam e enfeito ao redor de suas paróquias, enfeitando as ruas com expressões de nossas fé.

Muitas pessoas passam a madrugada organizando, interagindo e se alegrando com os enfeites. Além da procissão a solenidade de Corpus Christi é celebrada com a Santa Missa.

Algo que muitas pessoas não sabem, é que Santa Missa celebrada na festa de Corpus Christi é Missa de preceito. Isto significa que nós católicos temos a OBRIGAÇÃO de ir e participar da Santa Eucaristia.

Nem todas as Missas celebradas são de obrigação do fiel católico. Temos obrigação de celebrar as Missas dominicais e as Celebrações que estão no calendário litúrgico como dias de Festa ou de Guarda.

Esta obrigação do fiel católico corresponde é o cumprimento do 3º MandamentoGuardar Domingos e dias de Festa de Guarda.

Todos os domingos, que é o dia do Senhor, são dias de preceito, porém, além do domingo, a Igreja, que é Mãe e Mestra, oportuna em sabedoria, a nos proporcionar dias solenes, como por exemplo, a festa de Corpus Christi.

Então, não basta irmos na procissão e depois, irmos embora para a casa, assim, não cumprimos o preceito. Poderia deixar de ir a procissão, mas não a celebração da Santa Missa.

Veja aqui se quiser saber um pouco mais sobre a origem da Festa de Corpus Christi e como ela passou a acontecer como solenidade na Igreja.

procissao de corpus christi

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também e receba as atualizações em seu e-mail. Um forte abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta