IGREJA MILITANTE, PADECENTE E IGREJA TRIUNFANTE

postado em: Catequese | 0

A Igreja é uma instituição divina, criada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A Igreja é muito mais sobrenatural do que humana, é o Corpo Místico de Jesus (Rm 12, 4-5).

Estar na Igreja é muito mais que estar em um lugar. É muito mais que fazer parte de um grupo de pessoas que se reúnem aos Domingos. Estar na Igreja é estar com o próprio Cristo.

Além de estar com Cristo e em Cristo, fazer parte da Igreja é estar em comunhão com toda ela. A Igreja de Cristo possui três dimensões, são elas: Igreja Militante, Igreja Padecente e Igreja Triunfante.

A IGREJA MILITANTE

igreja-triunfante

Esta dimensão da Igreja, denominada de Militante, diz respeito a todos nós. Todos os que aqui estamos neste mundo e fomos Batizados.

A palavra MILITANTE em seu significado quer dizer aquele que “caminha“, “combate” e “defende uma causa“. Portanto, todos nós que fazemos parte da Igreja de Cristo, neste mundo, a Igreja Militante, caminhamos na esperança. Estamos em um combate com nós mesmos e com o mundo.

Também defendemos um causa, a causa da Igreja de Jesus. Nós leigos também somos responsáveis pelo Corpo de Jesus a Igreja.

A IGREJA PADECENTE

Esta é outra realidade da Igreja de Jesus, uma dimensão caritativa e humilde para com aqueles que “padecem”, mas não estão condenados.

A Igreja Padecente diz respeito a todos os que estão no Purgatório. Antes de mais nada é importante deixar claro que o Purgatório não é um de “desgraça” ou “sem a graça” ao contrário, é um estado de PURIFICAÇÃO da alma que já se tem a certeza da salvação.

No Céu nada de impuro pode entrar. Só os que se encontram em ESTADO DE GRAÇA é que podem ser recebidos na vida eterna. Portanto o Purgatório purifica aqueles que não merecem a condenação eterna, mas ainda não podem entrar no Céu, na vida eterna.

Sobre a realidade do Purgatório a Igreja nos ensina no Catecismo:

§1030. Os que morrem na graça e na amizade de DEUS, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.

A IGREJA TRIUNFANTE

A Igreja Militante, somos nós, a Igreja Padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.

A salvação é gratuita, mas depende da misericórdia de Deus. Fomos todos feridos pelo pecado, mas chamados a Bem Aventurança (S. Mt 5, 12). A Bem Aventurança é a busca e ao mesmo tempo o cumprimento da salvação. No Céu só há os vitoriosos os triunfantes.

No Céu só há santos, todos os que presenciam a Glória de Deus viverão eternamente em santidade.  Esta é a beleza infinita da Igreja Triunfante, o Céu, que nos ensina o Catecismo da Igreja:

“§1023-1024Os que morrem na graça e na amizade de Deus, e que estão totalmente purificados, vivem para sempre com Cristo. São para sempre semelhantes a Deus, porque o vêem “tal como ele é” (1Jo 3,2), face a face: (1Cor 13, 12; Ap 22, 4)”. Jesus deixou claro: “o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18,36), e falou muito do Céu: “De que vale o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna” (Mc 18,36); “ajuntai tesouros no Céu onde a traça e o ladrão não entram…” (Mt 6,20); “os justos resplandecem no Céu” ( Mt 13, 43). Ao moço rico Jesus disse: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e dá aos pobres, terás um tesouro no Céu” (Mt 18,21).

Devemos querer o Céus, nossas ações, atos e desejo, devem almejar o único fim, a eternidade na Glória de Deus. É importante saber, que não se trata de três Igrejas, mas sim de uma única Igreja em três estados diferentes.

a igreja militante

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Faça também sua assinatura e receba as atualizações do blog em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta