QUAIS OS NOMES DOS APÓSTOLOS QUE JESUS ESCOLHEU?

postado em: Catequese | 0

Entre os discípulos de Jesus Cristo ele escolheu DOZE HOMENS que os chamou de Apóstolos. Uma das narrações sobre a escolha dos Apóstolos podemos encontrar no Evangelho de São Marcos 3, 13.

“Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele. 14. Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia.

OS APÓSTOLOS QUE JESUS ESCOLHEU

A palavra Apóstolo quer dizer mensageiro ou ainda ENVIADO. O sentido da palavra enviado é muito mais significativo do que mensageiro. O enviado fala em nome de quem o enviou. Dessa forma, os Apóstolos falaram em nome de Jesus Cristo, que os enviou.
os apostolos de jesus
Sabe-se que Jesus escolheu doze homens entre os seus discípulos e os chamou de Apóstolos. Outra narração, encontra-se no Evangelho de São Lucas 6, 13.

“Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos:”

Estes doze homens seriam os responsáveis em continuar o anúncio do Evangelho e propagar a Igreja de Jesus Cristo. Lembramos a missão dos homens escolhidos por Jesus principalmente na Missa de Pentecostes. É na narração do Evangelho de São João 20, 21-23.

“Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”
A narração de São João deixa claro qual era a missão dos Apóstolos, além do poder dados por Jesus de perdoar os pecados.

OS DOZE ESCOLHIDOS

A lista abaixo mostra o nome dos doze homens escolhidos por Jesus Cristo entre os setenta discípulos. Nesta primeira lista consta obviamente Judas Iscariotes.

  1. Simão Pedro
  2. André
  3. Tiago
  4. João
  5. Tiago filho de Alfeu
  6. Filipe
  7. Bartolomeu
  8. Mateus
  9. Tomé
  10. Simão Zelote
  11. Judas filho de Tiago
  12. Judas Iscariotes

Posteriormente, com a autoridade de Jesus dado aos Apóstolos, eles decidiram escolher um novo integrante para estar entre os onze.

Eles fizeram uma oração, posteriormente um sorteio com a intensão de escolher alguém para ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Após o “sorteio” o novo Apóstolo foi Matias. A narração da escolha de Matias é encontrada no livro de Atos dos Apóstolos em 1, 20-26.

Você também poderá gostar de ler estas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Receba atualizações assinando nossa lista. Um grande abraço.
Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta