QUERO SER CATEQUISTA E AGORA O QUE DEVO FAZER?

postado em: Catequese | 0

Você sente o desejo de ser catequista? Recebeu um convite para trabalhar na catequese e ajudar na formação de crianças, jovens ou adultos? Saiba que o catequista é um instrumental vital para os iniciados na fé cristã.

A boa vontade de muitas pessoas, interessadas em colaborar na catequese é um elemento importante, no entanto somente a boa vontade não responde todas as necessidades da catequese.

SER CATEQUISTA SIM, MAL INFORMADO NÃO

o desafio de ser catequista

A catequese, é o principal instrumento de formação para nós cristãos a vir conhecer Jesus Cristo e sua Igreja. Se você sentiu o chamado para colaborar com esta grande missão, prepare-se, há muito o que fazer.

E esta grande missão envolve sua própria formação, além da preparação daqueles que lhe forem confiados para receber os sacramentos.

Geralmente as paróquias dão formações para os candidatos para serem catequistas. Porém, estas formações, por mais instrutivas que forem, não funcionam como encontros mágicos, você não será um perfeito formador de catequese, porque participou de um encontro de formação.

Primeiro é necessário entender que nossa formação como catequista é contínua. E além desta continuidade não devemos depender somente das formações que recebemos de nossas paróquias.

O fato é que NUNCA estaremos prontos. E quando digo pronto, me refiro ao nos sentirmos autossuficientes, acreditando já haver um conhecimento intocável.

Imagine por exemplo, um formador da catequese para a PRIMEIRA COMUNHÃO. Que fique só em um “blá-blá-blá” sobre “Jesus nos ensinou a partilha”… Bom isto não é falso, mas também não é toda a verdade, e diga-se de passagem, é algo bem resumido.

É resumir toda a grandeza da Eucaristia. Imagine ainda que este formador, nem saberá ao certo explicar o que significa a palavra Eucaristia, além de saber o que vem a ser:

  1. Sacrifício Eucarístico
  2. A instituição da Eucaristia
  3. Pecado grave e venial
  4. Transubstanciação
  5. Documentos da Igreja sobre a Eucaristia e etc

Poderia estender uma lista maior sobre o assunto. Os tempos atuais, com principalmente o avanço da tecnologia, trás uma série de interferências para nossos catequizandos.

Não podemos permitir que nossa formação deixe a desejar, em meio ao nosso “achismo”. Embora não devamos tratar a catequese como uma sala de aula, didática e conteúdo são necessários.

POR ONDE COMEÇAR?

A primeira iniciativa após responder ao chamado, é fazer a formação ofertada pela paróquia. Este momento é importante para  você se integrar no grupo de catequistas e observar as suas necessidades.

Além de você observar suas necessidades, você também poderá saber se a formação da paróquia irá lhe dar os subsídios necessários para a sua formação.

De qualquer forma, sendo a formação instrutiva ou não, você como catequista não pode esperar que tudo seja pronto, preparado para todas suas dúvidas e necessidades.

Agora um segundo passo é você utilizar as ferramentas que já lhe estão disponíveis para sua própria formação pessoal. E estas ferramentas estão disponíveis me livros e materiais de multimídia que você pode adquirir pela internet.

Vou deixar aqui algumas sugestões como bibliografia básica para você poder pesquisar como material de apoios e instrução de catequista.

formacao do catequista

LIVROS PARA SUA FORMAÇÃO

O Youcat é um excelente material. Sua composição é com base no Catecismo da Igreja Católica com uma estrutura de pergunta e resposta. O Youcat pode ser adquirido em várias livrarias católicas.

O próprio Catecismo da Igreja Católica é o manul por excelência de qualquer catequista. Você também encontra em qualquer livraria católica e é de um custo accessível.

Outro material muito bacana, que você pode colocar em seu acervo é o As Grandes Mentiras Sobre a Igreja Católica. Este é um material impresso, não sei se há alguma versão em PDF. Você também pode fazer algum pedido em uma livraria católica ou clicando no link.

Um material muito bom para você entender como era o desenvolvimento catequético na Igreja Primitiva é o livro Pedagogia da Iniciação Cristã.

Estes materiais eu recomendo para que você possa iniciar sua formação pessoal, assim poder elaborar melhor seus encontros de catequese.

MATERIAL DE MULTIMÍDIA NA INTERNET

A Internet é um espaço fantástico para se conseguir materiais de graça e de boa qualidade. Também vou deixar alguns links para que você possa analisar os materiais e construir sua pasta de formação pessoal.

Um material que deve estar a mão do catequista é o Diretório Nacional de Catequese. Este material elaborado pela CNBB é uma compilação adaptada do DGC – Diretório Geral de Catequese, que é uma instrução da Santa Sé. Particularmente prefiro do DGC.

No DNC e no DGC você encontrará vários subsídios doutrinários e catequéticos para sua formação como catequista. É um material bem completo para pesquisa e consulta.

Catecismo da Igreja Católica online, você encontra em formato PDF e também no próprio site oficial do Vaticano. Veja aqui o Catecismo no site do Vaticano e aqui o Catecismo em PDF.

Existem vários outros materiais que você pode ter e ir garimpando no Internet. Por hora deixo estes que estão citados acima. Também deixo uma breve lista de sites que você pode consultar para seu estudo de catequista:

  • O Catequista: Um site muito bem elaborado, preocupado com as questões da Igreja
  • Veritatis Splendor: Outro grande site com formação catequética
  • Aleteia: Um site católico de instruções catequéticas, além de apresentar notícias do mundo todo sobre a fé cristã

Estes três sites apresentados são apenas alguns caminhos na Internet que você pode desbravar e descobrir outros grandes materiais e sites para sua formação.

Além destes materiais, vou deixar um vídeo que considero muito bom de um encontro de formação para catequistas com o Padre Douglas. Este vídeo tem um pouco mais de duas horas, você pode se programar para assistir. É uma material muito rico.

Aproveite os materiais disponíveis na internet. Existem materiais muito bons para sua instrução como catequista. Você mesmo a partir de tempo conseguirá filtrar ferramentas para sua formação.

Você também poderá gostar de ler sobre estas postagens aqui no blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Indique também um material que você gosta e que poderia ajudar outros catequistas. Faça também sua assinatura e receba as atualizações do Catequese do Leigo.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta