VOCÊ SABE QUEM PODE SER ELEITO UM PAPA?

postado em: Catequese | 2

Um Papa na verdade é um Bispo, além de ser governante de toda a Igreja de Cristo. O Papa, quando eleito é também o Bispo de Roma, capital da Itália.

Depois da morte do Papa São João Paulo II, vimos acontecer a eleição de dois Papas. Bento XVI, eleito em 2005, renunciou em 2013 e o Papa Francisco eleito posteriormente, no mesmo ano.

eleicao para ser um papa

COMO ALGUÉM É ELEITO UM PAPA?

No inicio da Igreja todas as pessoas poderiam participar da eleição de um novo Papa, no entanto esta dinâmica precisou ser mudada. A mudança na eleição papal foi em decorrência das diversas influências políticas que desejavam manipular nas escolhas de quem deveria ocupar a cadeira de Pedro.

Um Papa na verdade é um título, este título é reservado para aquele que irá governar toda a Igreja. Inicialmente a escolha de um Papa, era participado pelo povo e pelo clero, como dito anteriormente.

O mandato de um Papa é vitalício ou até, como no caso de Bento XVI, decidir por uma renuncia. Atualmente a eleição para assumir o cargo de Papa é realizado pelo Colégio Cardinalício, recebe este nome por ser composto por Cardeais.

Os cardeais são responsáveis em auxiliar o Papa em diversos assuntos da Igreja. Geralmente um cardeal é um Bispo, mas também pode ser um Padre ou um Diácono.

Não confunda o título de Cardeal com algum grau do Sacramento da Ordem que só possui três graus, sendo Episcopado (Bispo), Presbiterato (Padre) e Diaconato (Diáconos). Da mesma forma como também, Papa é título.

Dada a situação, geralmente um novo Papa pode ser eleito de dentro do Colégio Cardinalício, porém nem sempre foi assim. Atualmente as eleições para um novo Papa ocorre somente no Conclave.

QUEM PODE SER PAPA

Como você percebeu existe toda uma estrutura formal para se estabelecer uma eleição para um Papa. Os cardeais se reúnem em uma sala fechada e ai, rezam, deliberando para a escolha do novo Pontífice.

Existe uma curiosidade com relação a escolha de um Papa, embora atualmente a escolha para o novo Bispo e Roma, geralmente é um Cardeal, nem sempre foi assim e isso não foi mudado nas normas canônicas da Igreja.

Isso quer dizer, que na verdade, qualquer Batizado, do sexo MASCULINO e SOLTEIRO, pode ser eleito Papa. no Código de Direito Canônico, não há nenhum impedimento no que se refere esta possibilidade.

No canôn 332, diz que:

Cân. 332 §  1.  O  Romano  Pontífice  obtém  o  poder  pleno  e  supremo  na  Igreja  pela  eleição  legítima  por  ele  aceita,  junto  com a consagração episcopal. Por conseguinte, o eleito para o  sumo  pontificado,  que  já  tiver  o  caráter  episcopal, obtém esse  poder  desde  o  instante  da  aceitação.  Se  o  eleito  não  tiver   caráter   tiver   caráter   episcopal,   seja   imediatamente ordenado Bispo.

Ou seja, caso algum Leigo, Padre ou mesmo Diácono, seja escolhido para sentar no trono de Pedro, este deverá receber a ordenação episcopal ou seja, ser Bispo.

A reunião dos Cardeais para a escolha de um novo Papa, chamada de Conclave, que significa de “Portas Fechadas” ocorre desde 1378. O Papa Urbano VI foi o ultimo Papa eleito de fora do Colégio dos Cardeais.

O Papa Gregório Magno (590), antes de ser eleito Papa era diácono e estava em um mosteiro, quando ficou sabendo de sua aclamação para ser Papa.

um papa eleito

PARA ENTENDER MELHOR?

  1. O Papa é eleito e não há candidatura
  2. Os cardeais votam para a escolha de um Papa
  3. Além de ser o líder supremo da Igreja o Papa também é chefe de Estado
  4. O cargo de Papa é vitalício
  5. O Papa é quem atribui o título de Cardeal
  6. Teoricamente qualquer católico, do sexo masculino, batizado, pode ser eleito Papa
  7. A fumaça branca anuncia que um novo Papa foi escolhido
  8. O anuncio “Habemus Papam” quer dizer Temos Um Papa
  9. Todo Papa é SUCESSOR direto de Pedro
  10. Um Papa pode renunciar seu cargo
  11. É comum um Papa escolher seu nome de pontificado

Existem várias outras curiosidades e atribuições sobre o cargo papal, mas de uma forma genérica estas ajudam a compreender um pouco mais este assunto.

Você também poderá gostar de ver estas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail assinando. Forte abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

2 Respostas

  1. Parabéns pelo conteúdo. Alta qualidade, seriedade e de simples entendimento.

    • Olá Jadiel, muito obrigado. Agradeço por seu comentário, isso ajuda muito o blog, além de encorajar ainda mais produzir conteúdo para católicos e seus trabalhos como catequistas. Apareça sempre por aqui quando puder. Abraços.

Deixe uma resposta