ÉFETA ABRA-TE E ANUNCIE O EVANGELHO PARA OS POVOS

postado em: Catequese | 0

A palavra Éfeta quer dizer Abra-te. A Igreja é muito rica em seus símbolos e ritos, muitos dos quais encontramos na Sagrada Escritura e também na Sagrada Tradição.

A Liturgia está repleta de instrumentos que foram retirados dos Evangelhos desde a Igreja Primitiva. Nada está por acaso e tudo está ligado como que um elo que se forma em torno dos mistérios de Cristo.

Um exemplo destas riquezas litúrgicas é a instituição da Eucaristia por Nosso Senhor, assim como sua atitude de lavar os pés de seus Apóstolos.

efeta rito na catequese de adultos

ÉFETA, ABRA-TE PARA ANUNCIAR

O éfeta também é uma celebração que tem sua raiz nos fatos Evangélicos. Esta celebração se faz para com aqueles que estão se preparando para receber os sacramentos, principalmente a do Batismo.

Geralmente no Batismo infantil, esta celebração é opcional. Porém na preparação dos adultos é uma etapa catequética, que ao meu ver enriquece a espiritualidade dos catecúmenos adultos.

Uma crítica, apenas que faço, é que, em alguns materiais catequéticos, esta celebração acompanha alguns gestos, como por exemplo a imposição de mãos.

Estes materiais, que não o RICA (RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS), sugerem que os catequistas imponham as mãos sobre os catecúmenos.

No entanto a prática de imposição de mão é pertinente a um MINISTRO ORDENADO, e não para com um leigo. O ministro ordenado, no caso, refiro-me ao Padre ou um Diácono.

NO QUE CONSISTE A CELEBRAÇÃO DO ÉFETA?

Esta celebração consiste em aproximar ainda mais os catecúmenos em sua missão evangelizadora. O presidente da celebração, irá tocar nos lábios do catecúmenos e dizer as palavras:

Éfeta, isto é, abra-te, a fim de proclamar o que ouviste para louvor e glória de Deus.

O próprio RICA dá a instrução sobre este rito na página 152, dizendo: Este rito, por seu próprio simbolismo, sugere a necessidade da graça para se ouvir e proclamar a Palavra de Deus a fim de se alcançar a Salvação.

É necessário envolver o grupo de catequese, e fazê-los compreender que cada um se torna um discípulo de Cristo. Nesta dimensão de discípulos do Senhor, todos tem o dever e a obrigação de anunciar a boa nova.

Se você catequista, ou mesmo em sua paróquia não tem o hábito de inseri o Rito do Éfeta em sua catequese, acredite, só se tem a ganhar com a graça deste sinal.

Caso você não tenha o RICA, se desejar você pode baixar o Rito do Éfeta e utilizar na celebração, dentro ou fora missa. Sempre que possível peça auxílio para um Padre ou Diácono na celebração do Rito.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog, confira:

Obrigado por sua visita. Por favor, deixe seu comentário logo abaixo com suas criticas e sugestões. Aqui, você também poderá assinar o blog e receber todas as novidades em seu e-mail. Obrigado.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta