EXORCISMO: CNBB ELABORA SUBSÍDIO PARA OS PADRES

postado em: Catequese | 0

O Exorcismo é a prática de expulsar a ação do demônio, seja ela por opressão ou por possessão. Cabe a autoridade da Igreja identificar esta ação e dar-lhe um direcionamento adequado, para dai sim, aplicar o exorcismo.

A prática do Exorcismo é composta por orações oficiais e redigidas pela Igreja. A Santa Igreja reconhece a presença do mal e cabe a ela dar uma direção correta e uniforme dentro da Sagrada Tradição.

exorcismo

CNBB CRIA MATERIAL DE APOIO PARA O EXORCISMO

O Bispos da CNBB declaram que o Exorcismo foi pouco difundido aqui no Brasil, mas que recebeu certa atenção em grupos e movimentos, como o da Renovação Carismática Católica.

Este material elaborado pela CNBB, não se trata de um Documento oficial da Igreja, mas sim de um material de apoio. Nesta dimensão a CNBB quer alertar sobre a presença e a influência do mal.

Embora não se deva atribuir tudo a uma presença demônica, nas Sagradas Escrituras vemos a realidade do mal e a ação demônio. No Evangelho de São João, Jesus, chama o demônio de “o príncipe deste mundo” (S. João 12, 31).

O Apóstolo Paulo também diz que não é contra homens de carne que tempos que lutar, mas contra o mal que se espalhou neste mundo.

“Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.” (Efésios 6, 12)

A realidade do mal é evidente. Ao olharmos ao nosso redor, já o percebemos na descrença, na falta de esperança, no individualismo, na relativização das coisas de Deus e na corrupção de todo o tipo.

Abaixo você pode conferir o pronunciamento de Dom Pedro sobre o subsídio elaborado pela CNBB para o tema do mal e do Exorcismo.

O QUE A IGREJA DIZ SOBRE O EXORCISMO

A oração do Exorcismo é um Sacramental. Seu significado mais simples quer dizer “ato de jurar”. E de forma alguma é lícita esta prática por um fiel leigo, mas sim por um sacerdote designado e preparado para tal prática.

A Igreja diz na Instrução Sobre o Exorcismo que:

O cânon 1172 do Código de Direito Canônico declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto.

O mesmo Documento continua ensinado, com a prerrogativa de zelar a Fé e a Doutrina sob a conduta do Magistério da Igreja:

Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII[…]

Caso estas normas estejam sendo desobedecidas, temos o dever de buscar clareza com o Pároco ou mesmo com o Bispo do local.

Veja aqui a declaração na íntegra sobre este tema de extrema importância na Sagrada Congregação par Doutrina da Fé.

ORAÇÃO PEDINDO PROTEÇÃO

Rezar e pedir proteção todos nós podemos e devemos, por nós, pelas pessoas que amamos e pela Igreja. Veja abaixo a oração de São Miguel Arcanjo.

Oração de Libertação à São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai toas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Você também poderá gostar de ler estas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Por favor deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as novidades em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta