A IGREJA NÃO É UMA ONG REFORÇA O CARDEAL SARAH

postado em: Catequese | 0

A Igreja edificada por Nosso Senhor Jesus Cristo tem uma missão. Esta missão está basicamente em todos os documentos da Igreja.

Desde a Igreja Primitiva, os Pais da Igreja sempre anunciaram o Evangelho, a conversão e adesão por Jesus e sua Santa Igreja. Durante um tempo na história da Igreja sempre ouve controvérsias, que de certo modo é bom, promove o debate e o crescimento entre os fiéis.

A Igreja de Jesus Cristo não é uma ONG

A IGREJA NÃO É UMA ONG QUE SOLUCIONA PROBLEMAS SOCIAIS

A frase em que diz que “A IGREJA NÃO É UMA ONG” não é do Cardeal Sarah, mas sim do Papa Francisco. O Sumo Pontífice declarou em uma conferência:

Queria dizer uma coisa: o que espero como consequência da Jornada Mundial da Juventude é que vocês saiam, quero que a Igreja saia às ruas. Quero que nos defendamos de tudo que seja mundano”, afirmou o Papa, em um discurso feito de improviso. “As paróquias, as instituições foram feitas para sair. Se não saem, viram uma ONG, e a Igreja não deve ser uma ONG“, acrescentou.

Para aqueles estão que creem em uma “igreja” meramente social, com luta de classes, o pronunciamento do Papa Francisco acaba colocando este tipo de pensamento “pra correr”.

Muitas vezes transformamos nossas celebrações litúrgicas em um palco de danças, cartazes e até mesmo folclore. O Papa Francisco pede para que saíamos da Igreja no sentido de EVANGELIZAR e mostrar o CRISTO que há na Igreja. No mesmo pronunciamento o Papa diz:

Se nós não professarmos Jesus Cristo, nos converteremos em uma ONG piedosa, não em uma esposa (mulher) do Senhor

Abaixo você pode conferir o áudio da Rádio do Vaticano, em português, sobre o pronunciamento do Papa Francisco.

A Igreja de Jesus é única e está no mundo para salvação das almas

A IGREJA NÃO É UMA FEDERAÇÃO PARTICULAR EM PAÍSES DIFERENTES

O Cardeal Sarah é o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé. Em uma conferência o Cardeal africado fez um alerta, em seu pronunciamento disse que:

A Igreja católica não é uma espécie de federação de igrejas locais. A Igreja é simbolizada e representada pela Igreja de Roma, com o Papa como cabeça, sucessor de São Pedro e chefe do Colégio Apostólico.”

Um outro pensamento que paira sobre os filhos da Igreja, seja ele leigo, religioso ou clérigo é pensar que a Igreja é “local” e por ser local deve se adaptar conforme a cultura e as supostas necessidades.

Dizer por exemplo a “Igreja da África”, a “Igreja do Brasil”,  a “Igreja da Argentina” não corresponde ao termo correto, pois dá a entender que há igrejas com características diferentes.

O cardeal chamou a atenção para o erro de se usarem expressões como “Igreja africana” ou “Igreja europeia”, por exemplo, explicando que, estritamente, isso não existe: o que existe é a Igreja católica, que é una

A missão da Igreja em si é anunciar o Evangelho. É fazer com que todos possam conhecer a Boa Nova. Dizer que o Filho de Deus veio ao mundo, morreu por todos nós e ressuscitou vencendo a morte.

A catequese por afinidade tem um papel fundamental em anunciar evangelizar e fazer novos discípulos. É na catequese de adulto ou infantil que podemos anunciar o Evangelho e apresentar o Jesus. Não o nosso Jesus, mas o mesmo Jesus que edificou a Igreja sobre Pedro e disse: Ide fazei novos discípulos (S. Mateus 28, 19).

Existe portanto um única Igreja, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta Igreja é guiada pelo Espirito Santo e administrada pelo sumo Pontífice, a quem chamamos e Papa.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail. Veja aqui caso você queira saber mais sobre a “Advertência do Cardeal Sarah“.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta