MAS LIVRAI-NOS DE TODA A FOFOCA EM VOLTA DE NÓS AMÉM

postado em: Catequese | 0

A fofoca nada mais é do que passar uma informação desnecessária da vida de outra pessoa, ponto final. É costume infelizmente bastante comum na vida em comunidade e também nos bairros e na vizinhança.

Fofocar parece que é hábito quase que incontrolável para algumas pessoas. A fofoca sempre irá trazer junto com o ato uma imensidão de outros problemas.

A fofoca é um hábito que rompe com a caridade com deus e com os irmãos

A FOFOCA É UM HÁBITO SEM CARIDADE NENHUMA

Você está em uma belo dia na sua casa e de repente, chega aquela pessoa, “na maior das boas intenções” e lhe diz: você sabe o que fulano fez?

Pronto, é suficiente para aguçar os sentidos mas mesquinhos e inconvenientes guardados em nós. Partindo dai, na maioria das vezes, um curiosidade incontrolável faz seus ouvidos se alargarem 30 centímetros a mais para ouvir a fofocaiada.

Este tipo de atitude não trás caridade nenhuma. A caridade consiste em AMAR A DEUS, AMAR A SI MESMO e por fim AMAR O PRÓXIMO.

Você já percebeu, um fato curioso, ninguém nunca, ao menos que eu saiba, tenha fofocado sobre si mesmo? É claro que não, gostamos é na verdade de falar da vida dos outros. Vergonhoso não?

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FOFOCAR E REFLETIR SOBRE UM FATO?

A diferença é bem simples, a fofoca por natureza em a intenção de se espalhar e por conseguinte, consciente ou inconscientemente denegrir a imagem de outra pessoa.

Não é um hábito sadio falar da vida alheia, principalmente se não sabemos se o que está sendo comentando é verdade. Mas e se for verdade? Mesmo se for verdade, não temos o direito de manchar ainda mais o nome daquela pessoa.

Já o refletir sobre um fato, é buscar compreender as razões de forma sóbria e NÃO TEM INTENÇÃO de espalhar pelos quatro cantos do mundo algo sobre alguém. Lembre-se se alguém pecou em algo, VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO.

FALSO TESTEMUNHO É PECADO

Uma outra questão pertinente é que será que o conteúdo da informação que você está ouvindo ou “repassando” é verdade? Por que se não for, pode-se também está pecando contra o OITAVO MANDAMENTO – NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO.

Geralmente a fofoca funciona com o poder do telefone sem fio, a informação já se passou por tantas pessoas que não se sabe nem mais o que é verdade ou não.

Ofender diretamente os 10 Mandamentos quebra, segundo o catecismo, diretamente a caridade. E por esta razão é pecado mortal. Falar da vida alheia, resumindo, não trás benefício a ninguém.

AS 3 PENEIRAS DA SABEDORIA DE SÓCRATES

Sócrates foi um grande filósofo nasceu em Atenas por volta do ano 470 A.C na Grécia antiga. Entre as pessoas que escreve sobre este filósofo uma célebre história, AS 3 PENEIRAS DA SABEDORIA.

Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre um amigo. Sócrates antevendo a situação e a euforia com que vinha o rapaz perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

– Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

– Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

Conclui Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça tudo!

Analise de fato que é prudente falar de algo ou de alguém, se o que será dito irá edificar, fazer bem ou irá simplesmente desprezo por algo que nem você sabe se é verdade.

Ouvir fofoca

Você também pode gostar de ler estas outras postagens aqui do blog:

Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações em seu e-mail toda semana. Veja aqui se quiser saber um pouco mais sobre o filósofo Sócrates. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta