OS SANTOS POR QUE FALAR DELES NA CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

Inúmeros católicos possuem uma devoção, acredito eu que Nossa Senhora seja em disparado a que esteja no maior campo devocional. Sabemos que Nossa Senhora, obviamente, foi Mãe de Nosso Senhor e que foi a primeira cristã. Ela, Maria, entregou toda sua vida a Deus.

No entanto, existe na Igreja, uma grande histografia sobre homens e mulheres, depois de Nossa Senhora, que entregaram suas vidas para Deus e para a Igreja. Estes são os santos.

Os santos da Igreja sao amigos de deus

OS SANTOS HOMENS E MULHERES DE DEUS

São inúmeras as histórias preservadas pela Igreja, em sua Tradição, de pessoas que tiveram um encontro pessoal com Jesus e por Ele se entregou a todos.

Na Tradição da Igreja encontra-se homens, mulheres e crianças que fizeram de suas vidas modelos para todos os cristãos. Os santos sempre são uma referência de que as promessas de Cristo é possível, estando ao alcance de todos.

Os santos são aqueles que souberam viver as VIRTUDES em sua vida, sempre amando o próximo e buscando Jesus em todas as pessoas.

Existem muito católicos que expressam sua devoção por algum santo. Em alguns casos, esta expressão, está associada a alguma atribuição para com o santo ou a santa. Por exemplo, a santa das causas impossíveis é Santa Rita de Cássia.

Porém ser devoto ou devota de algum santo por ele ter um título de “milagreiro” é reduzir a compreensão do que são os santos. Os milagres realizados por estes homens e mulheres é sempre uma resposta de Deus, como sinal, para estes que são verdadeiros amigos de Deus.

Mas se você é devoto de algum santo ou santa, você já leu a história de sua vida? Descobriu se este santo era um padre, freira ou mesmo um leigo? Já leu se ele ou ela sempre foi voltado para Deus ou se encontrou-o no caminhar de uma conversão?

Se por acaso você tem alguma imagem de devoção, mas sabe pouco sobre seu santo de devoção, está na hora de você se aproximar mais deste seu amigo.

SANTAS E SANTOS HERÓIS PARA A CATEQUESE

Hoje há um grande número de heróis que são cultuados pelas crianças, pelos jovens e por adultos. São eles cantores, personagens de quadrinhos e filmes ou os famosos jogadores de futebol. Estes são os heróis que todos os dias os vemos com pessoas vencedoras e de sucesso.

É na catequese que podemos falar então de outro tipo de heróis ou mesmos dos verdadeiros heróis. Santos e Santas que moveram corações em seu tempo, transformaram pessoas e souberam amar de forma extraordinária.

Atendidos por Deus, desafiaram a natureza realizando grandes feitos, milagres autênticos, como por exemplo Santo Antônio que reviveu mortos e esteve em dois lugares ao mesmo tempo.

E Santa Brigida que transformou água em leite e até mesmo cerveja. Outros porém, viveram a virtude da coragem e do amor ao próximo, como São Maximiliano Kolbe, que se dispôs para morrer no lugar de um pai de família.

Os santos e as santas fizeram grandes feitos no meio em que eles estavam, alguns eram de família nobre e se entregaram a pobreza. Outros já na humildade encontrara-se na riqueza de Deus.

Você catequista, fale dos santos na catequese, conte sua breve história, fale de seus milagres e virtudes. Os santos são verdadeiros heróis e amigos de Deus, que para nós são modelos de homens e mulheres nos provando a maravilha de estar perto de Deus. Fale dos santos.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Caso você deseje pode ver uma breve história de três grandes santos, Santo Antônio de Pádua, São Camilo de Lellis e Santa Brigida.

Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você pode assinar e receber as atualizações aqui do blog em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta