AVE CHEIA DE GRAÇA O SENHOR É CONTIGO

postado em: Catequese | 0

No Evangelho de São Lucas encontramos uma das maiores maravilhas de nossa Fé Católica, a Anunciação. Maria, a mãe de Jesus é surpreendida pelo Anjo Gabriel e comunicada sobre suas gravides.

Embora muitos evangélicos considerem Nossa Senhora como sendo “uma mulher qualquer”, não foi assim que o Arcanjo Gabriel considerou Maria, tão pouco Isabel.

Infelizmente as más traduções bíblicas e as diferentes versões “de linguagem popular” acabam reduzindo este episódio nos Evangelhos.

AVE CHEIA DE GRAÇA – ELA FICOU PERTURBADA COM TAL SAUDAÇÃO

É mais ou menos deste modo que ocorrer a situação, o Arcanjo Gabriel se aproxima de Maria, e a saúda. Para melhor entender, vamos ver a tradução da Bíblia da Ave Maria.:

28-Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29-Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

Observe que no versículo 28 o Anjo lhe dá a saudação dizendo AVE. E note que, Maria ficou preocupada com a forma como Ela foi saudada pelo Arcanjo, sendo chamada de AVE, CHEIA de GRAÇA, este foi a real preocupação de Nossa Senhora. O São Gabriel não chama Nossa Senhora pelo nome.

Em nenhum texto bíblico, do Antigo ou do Novo Testamento, há nas mais diversas aparições angelicais alguma saudação, igual ou semelhante.

São Gabriel saúda Nossa Senhora como alguém que dá a saudação para alguém de extrema importância, Maria a Mãe de Deus. A referência AVE é uma variação de SALVE.

Ave Cheia de Graça: Saudação do Arcanjo Gabriel

NA VERSÃO ORIGINAL EM LATIM DA ANUNCIAÇÃO

Na tradução do grego para o latim, feita por São Jerônimo, a narração diz: “et ingressus angelus ad eam dixit have gratia plena Dominus tecum benedicta tu in mulieribus“.

A frase HAVE GRATIA PLENA, também é entendida como SALVE, PLENA DE GRAÇA, ou seja, naquela em que a GRAÇA É PLENA. Maria recebe por antecipação a glória da SALVAÇÃO, está PLENA DE GRAÇA.

Não podemos esquecer que o Novo Testamento foi quase todo escrito em GREGO, foi São Jerônimo que traduziu do Grego para o Latim.

Embora seja uma breve explanação, sobre a saudação do Arcanjo Gabriel, é fácil perceber na leitura bíblica a forma como São Gabriel se posiciona diante de Maria. Ela, a Mãe de Jesus, não é uma mulher qualquer. Ave, Cheia de Graça.

Maria que que foi escolhida para ser a Mãe de Deus Filho, encontrava-se na mais sublime perfeição. A Santa Mãe de Deus, reverenciada por São Gabriel, foi saudada como uma Rainha, AVE.

Você também pode gostar de outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine o blog e receba as atualizações semanalmente eu seu e-mail. Obrigado, abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta