QUAL A DIFERENÇA DA BÍBLIA CATÓLICA PARA A BÍBLIA PROTESTANTE?

postado em: Catequese | 0

A Bíblia é um conjunto de livros que foram organizados pela Igreja. A Sagrada Escritura portanto, como conhecemos hoje nasceu na Igreja. Portanto a Bíblia é católica.

Foram longos três séculos para que a Igreja, por ação do Espírito Santo, organizasse os livros da Bíblia que conhecemos hoje. A Igreja crê e reconhece que todos os livros que estão disposto desde Gênesis até Apocalipse, são divinos e inspirados por deus.

Até o ano de 1517 só havia uma única formação literária das Bíblia. Porém, com o surgimento do Protestantismo, a partir de Marinho Lutero, a composição da Bíblia sofreu alterações.

diferença entres as bíblias

A DIFERENÇA ENTRE A BÍBLIA CATÓLICA E EVANGÉLICA (PROTESTANTE)

A diferença básica entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante, é a quantidade dos livros. A Bíblia Católica é composta por 73 livros, enquanto a protestante é por 66 livros.

A Bíblia Evangélica possui todos os livros iguais no NOVO TESTAMENTO, os livros que Martinho Lutero retirou da Sagrada Escritura são do ANTIGO TESTAMENTO.

Martinho Lutero, foi um monge da Ordem dos Agostinianos. Após levantar suas famosas 95 QUESTÕES sobre a doutrina católica, conquistou um grupo de nobres e príncipes como seguidores.

No tempo de Marinho Lutero havia uma prática chamada de simonia. Esta prática desonesta e contra a  doutrina da Santa Igreja, consistia em “vender” graças sacramentais, como por exemplo as indulgências.

Embora Marinho Lutero estivesse correto em criticar as ações de ALGUNS FILHOS da Igreja, ele optou por não acolher a Fé católica, renunciando a Igreja.

Entre as verdades de Fé da Igreja, recusada por Lutero, o ex monge não rejeitou a autoridade Papal, a indulgências e as orações para os fiéis mortos.

Esta distinção entre a lista dos livros bíblicos católicos e protestantes, pode inclusive em fazer toda a diferença, na aceitação das verdades de Fé.

Um outro ponto negado por Lutero é a Sagrada Tradição. Sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita e a tradição é a Palavra de Deus falada.

Portanto para negar as verdades da Fé católica, além de recusar a lista da Bíblia católica, Martinho Lutero também recusou a Sagrada Tradição.

Abaixo está a lista dos livros que não estão presentes na Bíblia dos Evangélicos:

Esses livros são:

  1. Tobias
  2. Judite
  3. Sabedoria
  4. Eclesiástico
  5. Baruc
  6. 1 Macabeus
  7. 2 Macabeus

Esta remoção dos livros Sagrados, pode fazer toda a diferença na Fé, visto que por exemplo a fundamentação das indulgências e oração pelos falecidos pode ser encontrado em Macabeus.

OUTRA DIFERENÇA ENTRE A BÍBLICA CATÓLICA E PROTESTANTE

Além da questão dos sete livros já mencionado, existem outras diferenças, quanto a TRADUÇÃO e até mesmo pontuações ortográficas.

Veja por exemplo diferença de tradução na Bíblia Protestante, com a Tradução de José Ferreira de Almeida, a mais comum entre os evangélicos:

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.(S. Lucas 23, 43)

Agora note o mesmo versículo na tradução da Bíblia católica da edição Ave Maria:

Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. (S. Lucas 23, 43) 

Perceba que no versículo da tradução de José Ferreira de Almeida, não há pausa antes da palavra HOJE, já na na versão da Ave maria, sim. O versículo na Bíblia Evangélica não dá a lógica de que Jesus iria salvar o ladrão, que estava ao seu lado na cruz.

O que já é claro na tradução da Bíblica Católica. Vejamos agora um outro exemplo, no mesmo Evangelho de Lucas, mas agora na Anunciação.

O que vimos foi um dos exemplos das diferenças, além da contagem de livros, entre a Bíblia Católica e Evangélica. No entanto, embora haja estas divergências de traduções, mesmo propositais, não se deve menosprezar a Palavra de Deus que persiste na Bíblia Evangélica.

Você também pode ver outras postagens aqui no blog:

Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber as atualizações toda a semana. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta