A IGREJA PRIMITIVA E O INÍCIO DO CRISTIANISMO

postado em: Catequese | 0

A Igreja Primitiva recebe este nome por se tratar das primeiras origens do Cristianismo. É necessário para o catequista se localizar historicamente. Os períodos da formação da Igreja permite compreender o tempo e vida das primeiras comunidades.

Se você é um catequista e sabe bem pouco sobre a Igreja Primitiva, você está deixando de conhecer grandes tesouros da Igreja. Este tesouros são elementos que nos ajudam a fortalecer e conhecer melhor nossa Fé.

Alguém que não conhece o caminho da própria casa, tem dificuldade de chegar até ela. Conhecer os primórdios da Igreja é saber primeiro caminho.

A IGREJA PRIMITIVA OS PASSOS DO CRISTIANISMO

O principio do Cristianismo foi marcado pela Cruz de Cristo. Porém anteriormente a Cruz, Jesus sinaliza a fundação da Igreja na pessoa de São Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).

Mesmo Cristo fazendo de Pedro o alicerce visível, como rocha, da Igreja de Cristo, é na Cruz que Nosso Senhor dá a vida da Igreja.

Mesmo Jesus tendo antecipado seu sacrifício na Ceia Pascal, com o Pão e o Vinho (Lc 22, 14-20). É na Cruz que Cristo apresenta os dois grandes sinais da Igreja.

Na Crus, a espada que corta seu lado, faz sair ÁGUA e SANGUE, que ali se configura no BATISMO e na EUCARISTIA como sacrifício do Senhor.

O Catecismo nos ensina: “§766 Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. “O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado.” “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz“.

A Igreja é iniciada com o próprio Cristo, na formação dos seus Apóstolos e discípulos e por seu santo Sacrifício na Cruz, simbolo de todo o cristão autêntico.

Na Sagrada Escritura a vinda do Espírito Santo irá impulsionar a Igreja, originando novas comunidades e discípulos, fortalecendo a Igreja.

OS CRISTÃOS DA IGREJA PRIMITIVA

Os Apóstolos de Cristo morreram, foram perseguidos, torturados, com exceção de São João todos os outros foram martirizados. Mas estes mesmos Apóstolos e discípulos foram formando e gerando novos filhos para a Igreja.

A Igreja primitiva compreende basicamente os quatro primeiros séculos da era cristã. Alguém que tenha vivido por exemplo no ano 100 estava muito próximo de cristãos que conheceram os Apóstolos.

Um exemplo é Santo Irineu que foi Bispo e mártir no inicio da Igreja. Perceba a ligação, Santo Irineu foi discípulo de São Policarpo, que por sua vez, foi discípulo direto de São João o Evangelista.

Se conseguirmos pegar, a ligação antecessora de cada Bispo de nossas dioceses, iremos chegar aos grandes cristãos da Igreja Primitiva.

Os grandes homens e mulheres que viveram e vivenciaram os primórdios da Igreja são inúmeros. Mas não se pode deixar de citar Santo Inácio de Antioquia.

Inácio de Antioquia viveu no século II, na perseguição do imperador Trajano. Foi Bispo de Antioquia, também foi discípulo de São João e também conheceu São Paulo Apóstolo.

FRASES DE GRANDES HOMENS E MULHERES DOS PRIMÓRDIOS DA IGREJA

Lembre-se que nas primeiras eras cristãs não havia a Bíblia como conhecemos hoje. Os escritos eram guardados de forma fragmentada e também transmitidas oralmente. Além da própria Tradição da Igreja, que nos permite conhecer todos estes tesouros.

Por este motivo, não podemos deixar de Falar de São Jerônimo. Este homem traduziu todos os escritos bíblicos hebraico/grego para o Latim. São Jerônimo viveu no século IV.

Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus“. São Jerônimo.

Santa Barbara viveu no século III e foi sentenciada a morte pelo próprio pai por ter aderido a fé cristã. Não há escritos que ela teria deixado, morreu muito jovem. Conheça melhor a história de Santa Babara. Aqui oração de Santa Barbara.

Outro grande teólogo e escritor entres os séculos II e III é Santo Hipólito. Este erudito do seu tempo, foi discípulo de Santo Irineu. Santo Hipólito tem uma célebre ensino sobre o banho batismal: “Quem desce com fé a este banho de regeneração (batismo), renuncia ao demônio e entrega-se a Cristo, renega o inimigo e anuncia que Cristo é Deus.”

Poderíamos ter textos e mais textos deste homens e mulheres que se fizeram amantes de Cristo e pela Igreja que iniciava sua missão.

a arte dos primeiros cristãos nas catacumbas da igreja primitiva

A IGREJA DE CRISTO

A chamada Igreja Primitiva então é o termo que usamos para falar sobre o início, os primórdios da Igreja de Cristo. Esta mesma Igreja continua na história, com grande homens e mulheres.

Vários cristãos do inicio da Igreja entregaram literalmente suas vidas para que a Igreja de Cristo continuasse. Grandes nomes deixaram estudos magníficos, teológicos, filosóficos e cultural. A Igreja é muito rica construiu sua riqueza no sangue de vários mártires.

Ao olharmos para trás encontraremos na história as marcas destas pessoas, quer na literatura, nas catacumbas e na Sagrada Tradição.

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Deixe seu comentário logo abaixo com suas criticas e sugestões. Você também pode assinar o blog e receber todas as semanas as atualizações. Se desejar pode saber mais sobre a Igreja Primitiva aqui.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta