O QUE É PECADO MORTAL E PECADO VENIAL – NA CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

Falar de pecado é algo realmente complicado na catequese, não importa se é a catequese de adulto ou infantil. O tema pecado parece ser algo espinhoso para se transmitir em uma catequese.

Tratar deste assunto é realmente delicado e deve haver certos cuidados. As vezes podemos passar uma imagem de um “juiz que já condena” ou de um “que tudo perdoa”.

O pecado existe e é uma realidade, o tema do pecado deve ser tratado com maturidade e com base nos 10 mandamentos. Não existe pecado grande e pecado pequeno. Existe a GRAVIDADE do pecado. É sobre isso que vamos falar.

o que é o pecado mortal e pecado venial

PECADO MORTAL E PECADO VENIAL

Existem alguns cuidados que precisamos tomar ao falar deste assunto. Um deles é sermos “moralistas”, no sentido de uma pessoa acusatória.

Na catequese de crianças ao falar de pecado mortal ou venial, podemos passar uma imagem de um Deus carrasco. Podemos passar uma imagem que somos as piores pessoas ou mesmo que Deus é alguém que não entende nossa humanidade.

Ao longo da minha caminhada conheci pessoas que deixaram a fé católica, por terem uma educação rígida, onde tudo era obra pecaminosa.

Pessoas sofrem com isso, existem pessoas que não entendem a dimensão do pecado, fazendo dele uma arma para qualquer ação humana.

Mas também já conheci pessoas, que para elas, o pecado não existe mais. Tudo foi perdoado na Cruz de Cristo, já estamos meio que salvos.

Nos dois casos corremos em erros grosseiros da nossa Fé Católica. Mas antes de qualquer coisa, é preciso entender que, o pecado, seja ele mortal ou venial, existem e é uma realidade.

Resumidamente, podemos definir o pecado, como algo que rompe nossa caridade com Deus, com nós mesmos e com os irmãos. O pecado nos priva de nossa plena liberdade.

No Catecismo da Igreja é ensinado que: “O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna” (§1849)

A lei eterna é a expressão da verdade sobre a dignidade humana, nossa relação com Deus e com a sociedade.

ofender aos dez mandamentos é pecado mortal

O PECADO MORTAL

Como visto anteriormente, não existe um pecado grande e um pecado pequeno. Mas existem pecados que agridem diretamente a lei eterna.

A disposição desta lei eterna é expressão nos 10 Mandamentos. O pecado mortal logo agride diretamente a graça santificante em nós e rompemos a amizade com Deus.

Mas para entendermos melhor o que é a gravidade do pecado, vamos aproximar a uma outra realidade. Vamos falar de dois tipos de crime, um assassinato e alguém que mentiu dizendo que havia feito algo de sua responsabilidade.

Veja, as duas situações são pecados, no entanto a gravidade do assassinato se distingue de forma superior a quem mentiu. Portanto a culpabilidade também é distinta.

Claro que ambos os casos precisaria ser analisados com uma maior abrangência, mas estamos simplificando a situação para compreendermos melhor. Desta forma, também podemos chamar o PECADO MORTAL de PECADO GRAVE.

No exemplo acima, o assassinato, peca contra o 5º Mandamento, Não Matar. Quando estamos em pecado grave, se arrependidos, devemos buscar com urgência o Sacramento da Confissão.

PECADO VENIAL

Se você entendeu o pecado mortal, certamente já deve ter compreendido o pecado venial, também chamado de pecado leve. O pecado leve ou venial, embora não rompa a caridade, pode ser uma grande armadilha.

A armadilha do pecado leve, consiste em nos acostumarmos com determinados vícios, o de mentir por exemplo, este costume pode nos anestesiar, nos levando possivelmente a cometer pecados de caráter grave.

Enquanto o pecado mortal exige a extrema necessidade a busca do Sacramento da Confissão, os pecados leves, podem ser perdoados no Ato Penitencial da Liturgia Eucarística.

Lembre-se, conforme nos ensina a Santa Igreja, no Catecismo, quando nos encontramos em pecado grave, não podemos receber a comunhão.

Existem alguns significados para a palavra pecado, um deles é ERRA O ALVO quando pecamos, erramos o alvo, que é nossa santificação.

Você também pode gostar de ver estas outras postagens aqui do blog:

Muito obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail, assine. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta