O QUE SÃO OS SACRAMENTAIS E PARA QUE SERVEM

postado em: Catequese | 0

Os sacramentais são sinais da graça de Deus. Não se confunda os sacramentais com os Sacramentos. Os Sacramentos são aqueles sinais instituídos por Nosso Senhor e que são necessários para a nossa salvação.

Iremos ver neste pequeno artigo com um pouco mais de profundidade o que são os sacramentais e sua utilização dentro da Igreja. Existem várias formas de se ministrar um sacramental, enquanto os Sacramentos são sete.

Os Sacramentos são: Batismo, Eucaristia, Crisma ou Confirmação, Confissão ou Penitência, Matrimônio, Ordem e a Unção dos Enfermos.

Possivelmente você deve ter algum sacramental em sua casa ou mesmo em sua posse neste momento, sem o saber do que se trata.

os sacramentais são bençãos conferidas a objetos e pessoas

OS SACRAMENTAIS: UMA BREVE CATEQUESE

Antes de mais nada, os sacramentais são belas expressões de afeto da graça de Deus para com nós. Também são expressões devocionais da nossa fé, na confiança de que Deus age de várias formas.

Bem, neste ponto, é necessário que você já tenha entendido que Sacramentos difere de um sacramental, são elementos distintos de nossa Fé.

Enquanto os Sacramentos foram instituídos por Jesus, os sacramentais foram instituídos pela Igreja. Vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica ensina sobre os sacramentais:

Chamamos de sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos Sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. Entre os sacramentais, ocupam lugar as bênçãos. Compreendem ao mesmo tempo o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os homens possam fazer uso dos dons de Deus segundo o espírito do Evangelho” (§1677 e §1678)

O Catecismo já nos ensina deixando claro o expoente do Sacramento. Podemos notar também que o sacramental é principalmente constituídos pelas bençãos.

Quando por exemplo você pede para um sacerdote uma benção sobre você, o sacerdote está lhe conferindo, pelo poder da Igreja, um sacramental, a benção.

O QUE PODE SER UM SACRAMENTAL?

Como já dito anteriormente, a benção sacerdotal é um sacramental. Porém, existem inúmeros elementos que se identificam como este sinal. Outro exemplo de um sacramental é o sinal da Cruz que traçamos em nós.

É de extrema importância que você não considere um sacramental, como algo supersticioso ou mágico, o sacramental é algo que está na dimensão da nossa Fé.

Enquanto os Sacramentos são ministrados pela graça do próprio Cristo, o sacramental é algo que é nutrido pela nossa própria fé e devoção.

É vasto a existência dos sacramentais, mas logo abaixo, você pode observar uma breve lista do que pode ser um sacramental:

  • Água
  • Sal
  • Medalhas; escapulário
  • Terço
  • Crucifixo
  • Exorcismos
  • Sinal da Cruz
  • Incenso
  • Imagens e quadros sacros
  • Velas
  • Consagrações de pessoas e templos em geral
  • Bençãos em geral etc.

Os objetos litúrgicos reservados para as celebrações também são sacramentais. Particularmente gosto de ter objetos todos abençoados, como por exemplo o crucifixo, velas e o terço.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina sobre o sacramental da benção: “§1671. Entre os sacramentais figuram, em primeiro lugar, as bênçãos (de pessoas, da mesa, de objetos e lugares). Toda a bênção é louvor de Deus e oração para obter os seus dons. Em Cristo, os cristãos são abençoados por Deus Pai, «com toda a espécie de bênçãos espirituais» (Ef 1, 3). É por isso que a Igreja dá a bênção invocando o nome de Jesus e fazendo habitualmente o santo sinal da cruz de Cristo“.

Um sacramental também pode nos levar a lembrar do amor de Cristo por nós, a luta contra o mal e a vitória de Cristo, como é o caso do Crucifixo.

Um sacramental é um elemento da nossa Fé que permite experimentar de um modo devocional e religioso a graça das mais diversas bençãos em nossas vidas.

água benta é um sacramental

Você também poderá gostar destas outras postagens aqui do blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine o blog e receba as atualizações todas as semanas em seu e-mail. Um grande abraços. Se desejar saber um pouco mais sobre os sacramentais veja aqui no catecismo da Igreja.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta