DIFERENÇA ENTRE O PADRE DIOCESANO E O PADRE RELIGIOSO

postado em: Catequese | 0

A Igreja tem uma infinidade de tesouros culturais e tradicionais. Sabemos que os Padres são os Sacerdotes ordenados, que nos servem com os Sacramentos.

Os Padres são aqueles que recebem o Sacramento da Ordem e buscam com a Igreja atrair todas as almas para Cristo. São João Maria Vianney, entre outras frases disse: “O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós.

O sacerdócio é um serviço ministerial, evidenciado no Sacramento da Ordem como instrumento de graça para toda a Igreja. É no Ministro Ordenado que Cristo se faz presente.

No Catecismo da Igreja Católica vemos: §1120 O ministério ordenado ou sacerdócio ministerial está a serviço do sacerdócio batismal. Garante que, nos sacramentos, é Cristo que age pelo Espírito Santo para a Igreja.

qual a diferenca entre padres religiosos e diocesanos

HÁ DIFERENÇA ENTRE O PADRE DIOCESANO E O PADRE RELIGIOSO?

Esta questão as vezes pode causar uma certa confusão. Bem, mas já podemos que, quem recebeu o Sacramento da Ordem, é um Ministro Ordenado, é um Sacerdote, portanto um Padre.

Logo não há diferença no que se refere a questão sacerdotal, ambos são Padres. Não há um grau de autoridade ministerial entre o Presbítero Diocesano e o Religioso.

Porém existem alguma condições quanto a origem do sacerdócio religioso e diocesano. E estas diferenças são simples de entender.

A diferença mais básica, talvez a mais evidente, é que um Padre Religioso está vinculado a uma ORDEM RELIGIOSA, este vinculo é descrito a seguir.

O QUE SÃO AS ORDENS RELIGIOSAS?

As Ordens Religiosas são CONGREGAÇÕES, são comunidades em que homens e mulheres podem se consagrarem e fazer votos. Geralmente são chamados de irmãos, irmãs, frei/frade e as freiras. Abaixo pode-se ver uma lista de algumas Ordens Religiosas:

Vejamos as diferenças do Padre Religioso em relação ao Padre Diocesano:

  • O Pe. Religioso é obediente ao SUPERIOR DA ORDEM, já o Pe. Diocesano é obediente ao Bispo da Diocese
  • O Pe. Religioso surge muitas vezes da Ordem Religiosa, o Pe. Diocesano é instruído pelo seminário da Diocese
  • Por consequência da Ordem Religiosa, o Pe. Religioso faz 3 votos, castidade, obediência e pobreza. O Diocesano, faz o voto de castidade e obediência.
  • O Pe. Religioso não está ligado a uma diocese, ele pode estar em uma, mas não pertence a ela. O contrário o Pe. Diocesano, ele está vinculado a Diocese a qual pertence.

Sacerdotes padres diocesanos e padres religiosos

Você pode gostar destas outras postagens aqui o blog:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações em seu e-mail semanalmente.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta