O QUE É UM PROTESTANTE OU EVANGÉLICO – CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

Protestante ou Evangélico, qual é a diferença? E na verdade tem diferença? Na verdade esta relação entre protestantes ou evangélicos é bem fácil de ser entendida.

Esta breve explicação pode não ser para você meu amigo catequista, mas muitos de nossos catecúmenos não entende esta relação.

Aqui também não irei traçar toda a estrutura do cristianismo, porém, mas linha que se seguem, se você tiver alguma dúvida, irei dizer o que significa o termo protestante ou mesmo evangélico.

Protentes e evangelicos sao expressoes que designam cristaos nao catolicos

PROTESTANTE OU EVANGÉLICO

Para iniciarmos já deixemos claro, protestantes ou evangélicos são cristãos. O termo protestante é anterior ao termo evangélico. O protestantismo, que é cristão, surgiu basicamente no ano de 1517, com o monge Agostiniano, Martinho Lutero.

Todo evangélico, por assim dizer, é um protestante. Mas o que isto significa para nós católicos? Significa que, os protestantes ou evangélicos, são todos os cristãos que NÃO SÃO CATÓLICOS.

O termo Evangélico, ao contrário do termo protestante, é bem mais recente. Possivelmente este termo pode ter cerca de 30 ou 40 anos.

Perceba que todos os evangélicos, são aqueles que surgiram a partir da Reforma Protestante. Usar este termo, para alguns podem ser uma forma não pejorativa, pois alguns acham (eu não) que dizer que fulano é protestante, não é muito adequado.

Não consideram que seja uma forma pejorativa, pois de fato eles protestam contra a Igreja Católica. Protestam eles contra o Papa, contra a Virgem Maria, como Mãe de Deus Filho, contra o Purgatório e etc.

Para classificar melhor, são chamados de Evangélicos (Protestantes) os membros das igrejas cristãs, não católicas, como:

  • Assembleia de Deus
  • Adventistas
  • Testemunhas de Jeová
  • Mórmons
  • Igreja Quadrangular
  • Metodistas
  • Batistas
  • Igreja Universal do Reino de Deus
  • Deus é amor
  • Presbiterianos e etc

Compreendendo isto, fica claro que, todos os protestantes, são os evangélicos a quem ouvimos falar.

POR QUE EVANGÉLICOS?

Como disse anteriormente, para alguns (não para mim) usar o termo “protestante” não seria muito adequado. Referem-se eles a si, como evangélicos, por “seguirem” os Evangelhos.  Compreendeu?

Ora, mas foi a Igreja Católica quem colocou os Evangelhos na Bíblia. E em toda Santa Missa, lemos o Evangelho, portanto nós católicos, somo evangélicos. Claro, somos evangélicos no sentido de que também cremos, na verdade em primeira instância nos Santos Evangelhos.

É claro que gosto de ser conhecido como católico, pois a Igreja Católica é de fato a Igreja Universal. E lembrando, que na verdade a Igreja não tem nome, mas tem seu atributo ou sua qualidade de ser CATÓLICA.

É óbvio que devemos respeitar todas as denominações cristãs ou até mesmo não cristãs. No entanto respeito não significa concordância, mas tolerância na escolha religiosa de cada um. No entanto, quando for oportuno, defenda a Igreja e evangelize quando necessário.

frase de santo agostinho

Você também poderá gostar de ler estas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixei seu comentário logo abaixo, é muito importante. Você também poderá receber as atualizações semanalmente, assine o blog. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta