USE AS REDES SOCIAIS A FAVOR DA CATEQUESE

postado em: Catequese | 0

As redes sociais são uma excelente ferramenta de divulgação para a catequese. Pode ser que você tenha até mesmo pensado em utilizar alguma rede social ao favor da catequese, mas quem sabe ficou se perguntando como.

Hoje em dia a maioria das crianças, jovens e adultos possuem um smartphone. E nós como catequistas não podemos deixar isso de lado, devemos nos envolver, se possível, ganhando mais espaço e interação com os catecúmenos.

redes sociais na catequese adulta ou infantil

COMO USAR AS REDES SOCIAIS A SERVIÇO DA CATEQUESE

As ferramentas disponíveis pela tecnologia para interação é surpreendente. Podemos utilizar cada ferramenta com grande potencialidade.

As ferramentas disponíveis e mais comuns entre as pessoas, são: WhatsApp, o Facebook e Instagran. Cada uma destas ferramentas podem ser utilizadas com suas finalidades especificas.

Mesmo que sua comunidade ou paróquia já tenha alguma interação nas redes sociais, nada impede de você criar o seu grupo, não com os catequistas, mas com seus catecúmenos.

O WHATSAPP NA CATEQUESE

Atualmente não existe uma aplicativo mais eficaz para comunicação entre as pessoas do que o WhatsApp. Você pode criar um grupo com seus catecúmenos e manter contatos sobre os encontros ou imprevistos.

Embora seja uma ferramente excelente para contato, o WhatsApp, assim como qualquer rede social, pode se tornar algo desconexo com o propósito do grupo.

Por isso eu sugiro que se criar um grupo para no “Whats” recomendo criar regras. As regras irão impedir que o grupo se torne apenas um local de piadas. Acredite, sempre haverá um “sem noção”.

Um exemplo de regra pode ser algo como: “Seja bem vindo ao nosso grupo da catequese. O grupo foi criado para que possamos conversar sobre os encontros, dar recados e enviar mensagens da nossa Fé Católica. Sendo assim, evite enviar mensagens fora de contexto como “piadas”, “correntes de oração”, “propagandas”. Agradeço sua compreensão e participe com a gente. Catequista

A regra acima irá fazer com que os integrantes entenda que o grupo do Whats não é grupo de amigos qualquer. No caso de grupo de catequese infantil, onde as crianças podem não ter um smarfphone, este mesmo grupo pode ser criado com os pais das crianças.

O FACEBOOK PARA A CATEQUESE

O Facebook também pode proporcionar uma excelente interação. Você pode criar um grupo no Face, este grupo pode ser aberto ou fechado, vai depender de como você deseja organizar.

Neste grupo ou comunidade que você criar, poderá ser postado fotos sobre eventos que forma participados, dinâmicas realizadas e etc.

Os grupos no Face ajuda a dar uma boa impressão de interação com uma foto e um dois parágrafos, comentando sobre a foto ou fotos que estão sendo postadas.

Se o grupo no Facebook for aberto, outras pessoas de fora poderão participar. Caso seja um grupo fechado, somente quem é convidado. Poderia ser também uma Fanpage, mas geralmente as paróquias já possuem a sua.

E se caso a paróquia já possui uma página no Face, você pode usar ela com maior frequência ou mesmo criar a sua página para a catequese.

INSTAGRAN FOTOS DA CATEQUESE NA REDE

O Instagram é uma rede social direcionada para fotos. Uma grande vantagem de se utilizar o Instagram é que este aplicativo possui uma grande quantidade de filtros para deixar suas fotos mais sofisticadas.

Bem, nada impede que você utilize todas estas redes sociais para interagir com seus catecúmenos, porém é algo que despende um bom trabalho.

Mas é bem interessante se você conseguir manter ao menos uma dessas opções como meio de divulgação e evangelização do seu trabalho enquanto catequista.

Além disso, no caso das crianças, os pais, sempre gostam de acompanhar os filhos no estão fazendo. Mas tenha sempre cuidado e delicadeza.

Cuidado, se acaso você perceber que a ideia não é atraente para os pais, no caso de crianças. E delicadeza para com aqueles que não possuem algum aparelho de celular. No caso de adultos, geralmente todos possuem um smartphone.

Você também pode gostar destas outras postagens:

Muito obrigado por sua visita. Você pode deixar seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine também o blog e receba as atualizações semanalmente em seu e-mail.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta