SACERDOTE ORIGEM E SIGNIFICADO NA IGREJA

postado em: Catequese | 0

A palavra sacerdote ao contrário do que se percebe é constantemente utilizada nas Escrituras Sagradas. Mas não só na tradição Judaica/Cristã que o termo sacerdote é empregado.

Ao observarmos outras religiões, notaremos que há também aqueles que conduz os ritos litúrgicos de suas crenças. Embora aqui no Brasil este termo não seja muito utilizado, referindo-se ao padre, em outras partes do mundo é mais comum.

sacerdote no antigo testamento e no novo testamento

A PALAVRA SACERDOTE

Assim como em qualquer religião, o sacerdócio é aquele que está direcionado a divindade. Em Gênesis encontra-se, por exemplo a pessoa de Melquisedeque.

“Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, mandou trazer pão e vinho, e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e terra!” (Gn 14, 18-29).

Podemos encontrar a referencia sacerdotal basicamente em toda Escritura Sagrada. O significado da palavra para nós católicos é o mesmo para o Judaísmo.

O sentido do termo sacerdote está ligado a palavra hebraica kohén, que significa “aquele que oferece sacrifício“.  O KOHÉN está relacionado a toda prática religiosa reservada apenas para aquele que tem autoridade ou permissão para isso.

É nesse sentindo que o Sacramento da Ordem define o MINISTÉRIO SACERDOTAL, o padre é aquele que irá oferecer o sacrifício no altar.

Aqueles que receberam o Sacramento da Ordem, mas aqui de modo especial os Padres e os Bispos, estão unidos a dimensão sacerdotal de Cristo, que é o Sumo-Sacerdote.

O Catecismo da Igreja nos ensina: “Em virtude do sacramento da Ordem, os sacerdotes participam das dimensões universais da missão confiada por Cristo aos Apóstolos.” (§1665)

O padre portanto é o sacerdote, segundo seu ministério, aquele que participa do sacerdócio de Cristo, oferecendo o Santo Sacrifício da Eucaristia.

Você também poderá gostar destas outas postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Você pode receber as atualizações eu seu e-mail toda semana. Abraços.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta