HOMEM NU RALA UMA IMAGEM DE NOSSA SENHORA, QUEM É ELE?

postado em: Catequese | 22

Ao no depararmos com a situação ocorrida com o Banco Santander, percebemos que na verdade o contraste da religiosidade com a suposta arte não é de agora.

Imaginar que estas coisas estão acontecendo apenas neste momento é muito ingenuidade. E ingenuidade é algo que não podemos nos dar ao luxo.

A exposição do Banco Santander pode ter sido o estopim ou o trampolim para começarmos a observar o quanto o catolicismo é perseguido.

Existem vários vies inequivocados que levam várias pessoas a por em pauta um descrédito ao catolicismo e isto é rotina no meio artístico.

HOMEM NU RALA IMAGEM DE NOSSA SENHORA

O que será que a alguém quer expressar, a título de arte, quando alguém com um ralador, rala a imagem de Nossa Senhora Aparecida?

Sim, existe uma performance artística que um ralando a imagem de Nossa Senhora, após o feito, joga sobre si o pó da imagem que foi ralada.

A performance intitulada de “Atos da Transfiguração: Desaparição ou Receita para Fazer um Santo” parece que ocorre desde o ano de 2015.

O criador da performance artística é Antônio Obá de 33 anos e é professor de artes nas cidades satélites do Distrito Federal.

homem nu rala imagem de nossa senhora
Fonte: Blog do Arcanjo – UOL

Em entrevista ao Blog do Arcanjo no site do UOL, Antonio Obá diz como surgiu explica o uso da imagem de Nossa Senhora Aparecida:

“Claro, num contexto brasileiro, a miscigenação e a ideia de um sincretismo estão muito arraigadas nesses costumes. Refletir sobre essa herança e, principalmente, sobre meu corpo (negro, miscigenado), que esse corpo histórico herdou e herda sem pedir, de tornaram motes de pesquisa e vivência em minha criação. Lembro que, certa vez, entrei numa loja de artigos religiosos de Candomblé e, a primeira coisa que vi ao entrar, foi a imagem de Aparecida“. – Blog do Arcanjo.  (Antonio Obá)

Teria algumas perguntas para fazer ao senhor Antonio Obá, e uma delas é, já que supostamente entrou em uma loja de artigos afro-religioso, por que não usar uma estátua de Iemanjá, Xangô ou qualquer outro que se identificaria, como você diz, com sua miscigenação?

Caros leitores do Blog Catequese do Leigo, é interessante notar o quanto os objetos do rito litúrgico católico, tornaram-se alvo da subjetividade cultural e artística.

QUEM É ANTONIO OBÁ?

Bem para resumir a história, o homem que rala a imagem de Nossa Senhora Aparecida em uma “performance artística” é o mesmo autor que fez a “arte” com as partículas o Banco Santander.

No vídeo abaixo de apenas 3 minutos, você pode observar como é realizada a performance de Antonio Obá, ralando a imagem de Nossa Senhora.

E acredite, Antonio Obá é finalista de um evento de exposições artísticas, chamada de Prêmio Pipa de Artes Visuais, com esta performance.

NOSSA POSIÇÃO ENQUANTO CATÓLICOS

A troca de ódio não deve ser uma opção. Nós católicos temos o dever de defender nossa Fé. O Catecismo da Igreja nos ensina que: “Da celebração ressalta que o efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes.[…] dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz…

Pelo Batismo e o Sacramento da Confirmação temos o deve de defender nossa Fé. Não com ataques desnecessários, não com ódio do ser humano.

Devemos, como catequistas, agentes de pastorais, católicos, conhecer nossa Fé, ama-la, e repudiar este tipo de ataque a nossa Fé.

Existem vários meios de se fazer isso, a principal é conhecer o Catecismo da Igreja, falar firmemente em nossas Paróquias, com uma catequese mais sólida, para que nossas comunidades não caiam na relativização da Fé.

Atuar principalmente na segurança da Fé na Catequese Infantil e na Catequese de Adultos. Sejamos firmes, nas redes sociais, nas nossas reuniões catequéticas e em nossas casas.

homem nu rala santa - defender a fé católica

Você também poderá gostar destas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe seu recado logo abaixo com suas crísticas e sugestões. Você também pode receber as atualizações do blog em seu e-mail, assine.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

22 Respostas

  1. Boa tarde prezado Marcelo. Pergunto a vc: como nós católicos podemos reagir diante dessa situação (além de nossa indignação)?

    • Olá Luciano, tudo bom? Muito obrigado por sua pergunta. Luciano em primeiro lugar devemos nos despir de qualquer impulso odioso. O ódio, o descontrole, só fará estragos piores.
      O que precisamos fazer é expor estas situações e nosso sentido de reprova contra tais “exposições performáticas” aclamada por arte. As redes sociais e blogs como o Catequese do Leigo, e tantos outros, são canais que buscam meios para denunciar e reprovar estas ações.
      Nós católicos, temos o dever de defender nossa Fé, pautado no Catecismo e também na própria lei, pois isto é vilipêndio, desrespeito a um simbolo da fé cristã.
      Outra coisa que devemos fazer é nos munir de informação, a informação é a melhor “arma” contra toda esta baboseira intitulada de “arte”. Agora tudo é arte. Estude, informe-se, instrua outras pessoas e reze. Abraços.

  2. Povo q não tem o q fazer e nem a quem temer.

    • Olá Meire, obrigado por sua visita e por seu comentário. Também concordo, é falta do que fazer, quando fazem é para ridicularizar, com o nome de Arte, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rezemos pedindo perdão a Deus. Abraços.

  3. O mundo está acabando, as pessoas cada vez mais gananciosas e loucas. Que Deus tenha muita misericórdia…tanta coisa para se preocupar e a coisa estranha ralando a imagem de uma santa. “arte” acho q ele não sabe o q é isso e muito menos o q é educação, respeito e o melhor de tudo Fé. Nasce denovo e tenta ser uma pessoa. E melhor é claro.

    • Olá Eduardo, realmente é falta de educação com a Fé alheia e os símbolos religiosos da Fé Cristã. Mas Antonio Obá, conforme nossa Fé Católica, só tem esta vida, para buscar a graça de Deus e pedir perdão, assim como nós também o temos. Infelizmente é a realidade de nosso tempo, as pessoas não estão mais se preocupando com o sagrado. Abraços.

  4. Que absurdo não sou católica ,e não uso imagens na minha adoração mais acho esse tipo de atitude é muito desrrerspeitosa e desnecessaria !

  5. Art. 208, do Código Penal: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou pratica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso

    Pena – detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.

    • O problema meu amigo Grimaulde é que em nome da “Arte” não há crime para escarnecer da fé alheia. Mas isto é uma artimanha dos inimigos da Igreja para denegrir os símbolos religiosos.

      • Sou evangélica, e discordo totalmente dessa palhaçada que esse homem fez,os católicos tinham que se unir pra essa bestialidade parasse. Vamos unir forças e acabar com essa palhaçada.

        • Olá Osmair, muito obrigado por seu comentário. Isso é uma ofensa a todos os cristãos. O que de fato está caminhando, com passos cada vez mais largos, é o desprezo para com cultura cristã. Um grande abraço.

  6. Sou católico, me senti ofendido…

    • Olá Gilson, precisei editar sua publicação, justamente para não expressarmos algo ofensivo, embora eu tenha entendido sua posição, muitas outras pessoas poderiam não entender.
      Precisamos nos unir quanto a este tipo de ofensa a nossa Fé. Estudar, dialogar e mostrar argumentos sólidos, de que este tipo de ação não é nenhum pouco expressão de arte. Um grande abraço e reze por mim.

  7. Se fizesse isso com o alcorão já estarei debaixo de sete palmos, isso que ele fez foi uma ofensa pra igreja católica e com a fé dos fiéis.

    • Sem dúvida é uma ofensa, em nome da arte? E que arte é essa? Se Antônio Obá queria fazer uma reflexão sobre a religião ou sei lá, deveria ele ter gastado um pouco mais de tutano, já que é artista, ele deve possuir ferramentas necessárias para expor algo muito mais elegante e que necessitaria de uma apreciação cultural. Antônio Obá, simplesmente pegou uma image, ralou-a, nu, jogou seu pó em seu corpo e….?
      VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA e seus 300 anos.

  8. isso nao e novidade,jesus falou q a sua igreja ia ser atacada,sem duvida a igreja catolica e atacada por tds os lados .so nao encherga quem nao quer ver.

  9. Eu sugiro que este grande artista faça uma performance ralando um Al Corão, aí sim a peça dele vai bombar (literalmente).

  10. ele é um insignificante e pobre de ideias e acha que é artista…..kkkk

Deixe uma resposta