SETEMBRO MÊS DA BÍBLIA: A IGREJA VEM ANTES DAS ESCRITURAS

postado em: Catequese | 0

Setembro é o mês da Bíblia, a Igreja reserva este mês para aproximar ainda mais o povo de Deus nas Escrituras. A Sagrada Escritura sem dúvida é a uma das formas mais carinhosas, utilizada por Deus, para Ele manifestar-se na história da humanidade.

A Bíblia que nasceu na Igreja tem aqui no Brasil um mês reservado para nos dedicarmos com maior afinco nas páginas sagradas.

“Quão saborosas são para mim vossas palavras, mais doces que o mel à minha boca” (Sl 118, 103)

MÊS DA BÍBLIA A PALAVRA QUE ILUMINA

o mês da biblia que a igreja celebra em solenidade a palavra de deus é setembro

Jesus é a Palavra de Deus encarnada, é a Palavra feito Homem (São João 1). A Bíblia, palavra de Deus escrita, fala da história da criação, da queda do homem no pecado, do povo Judeu, dos profetas e da vinda do Messias, Jesus Cristo.

Embora Deus também tenha se revelado nas Escritas, a Bíblia NÃO é ÚNICA REGRA DE FÉ, nem mesmo ela fala sobre isso. Aliás existem coisas que a Bíblia não diz nas Escrituras, por exemplo:

  • Não fala quais são os Sagrados Livros
  • Não diz claramente qual é o autor de vários livros
  • Também não fala claramente sobre a Santíssima Trindade
  • A Bíblia também não diz a datação dos Livros Sagrados.

Embora a Sagrada Bíblia não responda estas questões claramente, a Igreja que é Mãe e Mestra e que possui a Tradição Apostólica, pode responder e nos ensinar com segurança.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A SAGRADA ESCRITURA

Existem várias informações sobre a Palavra de Deus. Estudar sobre ela, no mês da Bíblia, é conhecer mais da revelação divina destinada a humanidade.

Algumas informações sobre a Palavra de Deus é que os escritores das Páginas Sagradas, são chamados de HAGIÓGRAFOS, que quer dizer ESCRITORES SAGRADOS.

E além da divisão bíblica ANTIGO E NOVO TESTAMENTO, há também outras subdivisões dentro dos dois testamentos, vejamos, as respectivas subdivisões:

NO VELHO TESTAMENTO

  • O PENTATEUCO ou LIVROS DA LEI
  • LIVROS HISTÓRICOS
  • LIVROS DIDÁTICOS OU SAPIENCIAIS
  • LIVROS PROFÉTICOS

NO NOVO TESTAMENTO

  • EVANGELHOS
  • LIVRO HISTÓRICO
  • EPÍSTOLAS
  • LIVRO PROFÉTICO

Um outra curiosidade sobre a Bíblia, é que até o ano de 1517, as Escrituras continham o total de 73 livros. Porem com a expansão do protestantismo, sendo criado novas doutrinas acerca da fé e da Palavra de Deus, as traduções das do protestantismo compreendem o total de 66 livros.

Um outro excelente exercício de Fé para realizar o mês da Bíblia é praticar a Leitura Orante. Este exercício, consiste em ler e meditar com a Palavra de Deus em um momento de oração.

Infelizmente as comunidades protestantes não comungam da mesma Fé católica. E costumeiramente acabam havendo situações que acabam denegrindo a Igreja e seus Pastores.

Foi o que aconteceu em um vídeo propagado nas redes sociais pelo pastor protestante Silas Malafaia. O vídeo a seguir, apresenta uma breve catequese do Bispo Dom Henrique Soares, posteriormente, Silas Malafaia faz uma crítica infundada. Porém no final do mesmos vídeo o Pe. Paulo Ricardo esclarece o equivoco, vale a pena, confira.

Você também poderá gostar destas outras postagens:

Obrigado por sua visita. Deixe seu comentário logo abaixo com suas críticas e sugestões. Assine o blog e receba as atualizações em seu e-mail. Um grande abraço.

Sou ex-espirita, moro em Maringá -PR. Gosto de falar sobre religião e sobre a fé católica. Tenho interesse pela catequese de adultos. Sou formado em Administração. Gosto de Sistemas de Informação e Redes Sociais. Também gosto de programação para internet. Seja Bem Vindo.

Deixe uma resposta